Como fazer uma análise comparada?

Perguntado por: agouveia . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Os 8 passos do processo de benchmarking

  1. Escolha o foco da análise comparativa. ...
  2. Decida com quais organizações ou empresas você quer fazer uma análise comparativa. ...
  3. Documente seus processos atuais. ...
  4. Colete e analise dados. ...
  5. Mensure seu desempenho em relação aos dados que você coletou. ...
  6. Crie um plano. ...
  7. Implemente as mudanças.

A comparação é uma figura de linguagem em que se percebe a analogia explícita entre dois ou mais termos, pois está sempre acompanhada de uma conjunção ou locução conjuntiva comparativa. A comparação é feita entre dois ou mais elementos.

Adjetivos quando em modo comparativo são usados para comparar um objeto a outro, dando a eles um grau de diferenciação. Como, por exemplo, em: My hair is bigger than yours. (Meu cabelo é maior que o seu)

Os adjetivos comparativos são utilizados para comparar as diferenças entre os dois objetos que modificam (larger, smaller, faster, higher). Eles são empregados em frases nas quais dois substantivos são comparados, da seguinte forma: Substantivo (sujeito) + verbo + adjetivo comparativo + than + substantivo (objeto).

Exemplos de Comparação
Ela é linda como uma princesa. O seu filho parece um furacão no campo. Este livro é tão precioso como o maior tesouro do mundo para mim. Aquela casa parece um hospício!

A comparação (ou símile) ocorre no processo de aproximação dos elementos de universos diferentes por meio de nexos comparativos (como, tal, qual, assim como, semelhante a, semelhante ao etc.).

A comparação pode ter diferentes objetivos: extrair dela uma generalização, formular uma explicação para um determinado fenômeno com base no que aconteceu em outros casos, associar um processo a outros, etc.

Comparação. Para utilizar a comparação como ferramenta de construção no início do texto, é necessário comparar o tema com algo semelhante ou oposto a ele. Dado determinado assunto, como educação, é possível comparar a situação da educação no Brasil e na Finlândia, por exemplo.

Crie uma frase de abertura que resuma sua ideia e que mostre o tipo de parágrafo que está por vir. Frases de abertura são usadas para introduzir o seu leitor ao tópico e ajudar a guiá-lo pelo artigo. Por exemplo, digamos que o seu primeiro parágrafo será um de comparação.

Compara vem do verbo comparar.

Conforme o tipo de comparação dos adjetivos, há três tipos de grau comparativo:

  • comparativo de igualdade: A receita dela é tão saborosa quanto a sua.
  • comparativo de de superioridade: A receita dela é mais saborosa do que a sua.
  • comparativo de inferioridade: A receita dela é menos saborosa do que a sua.

(mais) bom = melhor; (mais) mau = pior; (mais) grande = maior; (mais) pequeno = menor.

COMPARATIVOS. Os adjetivos comparativos são usados, como o próprio nome diz, para comparar as diferenças. Eles são empregados em frases nas quais dois substantivos são comparados.

Quando queremos fazer comparativos, usamos diferentes estruturas. Superioridade, inferioridade e igualdade. Algo muito importante ao usar os comparativos de superioridade e inferioridades é o uso de adjetivos. Vocês podem aprender mais sobre eles na nossa Dica de Adjetivos em Português.

1 confrontação, conferência, cotejo, confronto, acareação, colação. Paralelo estabelecido entre dois termos: 2 analogia, paralelo, paridade, semelhança.

quanto ou como ; tanto mais... tanto mais; tanto maior.... tanto maior; tanto mais... tanto menos ; assim... assim ; menos... que ou do que ; menor... que ou do que ; maior... que ou do que ; melhor... que ou do que; pior... que ou do que."