Como fazer um texto lírico?

Perguntado por: uperes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Características do gênero lírico

  1. É escrito em verso, na 1. ª pessoa do discurso - eu;
  2. Há a expressão de sentimentos e emoções;
  3. Ocorre a exteriorização de um mundo interior;
  4. Apresenta um caráter subjetivo;
  5. As palavras são usadas no seu sentido conotativo;
  6. Apresenta muitas figuras de linguagem.

Versos, estrofes e rimas são elementos comumente encontrados em textos líricos.

O gênero lírico é basicamente poesia. Ou seja, tem por foco os sentimentos, porém é mais do que a tentativa de relatar algo, o propósito é despertar sentimentos. Contudo, nem sempre são sentimentos positivos, é possível encontrar textos do gênero lírico com expressando emoções de raiva, ódio, fúria, entre outros.

Como uma das principais características do gênero lírico é a manifestação da subjetividade, ou seja, a manifestação de aspectos ligados à interioridade de um sujeito, dá-se o nome de eu lírico à voz que se expressa no poema.

Eu lírico é o nome que se dá à voz poética, ou seja, a voz que expressa emoções, sentimentos, pensamentos e/ou opiniões em uma poesia.

Os subgêneros do texto lírico
Hino - poema lírico de glorificação, homenagem e louvor a divindades e à pátria; Elegia - poema lírico melancólico sobre a morte e a tristeza; Idílio - poema lírico sobre a vida pastoril bucólica; Écloga - poema lírico sobre a vida pastoril e bucólica que recorre ao uso de diálogos.

Poesia lírica
É um gênero de poesia que surgiu na Grécia Antiga, recitada em forma de canto e, normalmente, acompanhada pela sonoridade de algum instrumento musical, como a flauta ou a lira. O nome “lírica” (do latim lyricu) se originou a partir deste último.

Dicas práticas de como rimar

  1. Não se apegue às palavras e aos versos, mas à mensagem e ao sentimento.
  2. Escolha um verso qualquer para iniciar o poema.
  3. Reescreva e teste diferentes versos e rimas.

Os principais elementos que compõem um poema são o verso, a métrica, a estrofe, a rima e o ritmo.
...
Tipos de estrofe

  1. Estrofes simples: poema composto de versos que possuem a mesma medida.
  2. Estrofes compostas: poema que agrupa versos de medidas diferentes.
  3. Estrofes livres: poema com agrupamento de versos sem rigor métrico.

Tipos e gêneros textuais

  • Texto narrativo;
  • Texto descritivo;
  • Texto dissertativo expositivo;
  • Texto dissertativo argumentativo;
  • Texto explicativo injuntivo;
  • Texto explicativo prescritivo.

Os tipos de poesia são: elegia, écloga, ode, epitalâmio, sátira e madrigal. Já o poema é uma estrutura textual que apresenta versos, estrofes e, na maioria das vezes, rimas.

Existem outras denominações, como eu poético e sujeito lírico, mas o termo mais conhecido e divulgado é este: eu lírico. Esse termo designa uma espécie de narrador do poema, e assim seria chamado se não estivéssemos falando dos textos literários, sobretudo do gênero lírico.

A principal característica do gênero em questão é a subjetividade. Por meio da poesia, o autor revela suas impressões ligadas ao mais profundo “eu”, extravasando emoções e sentimentos pela expressão verbal rítmica e melodiosa.

O eu lírico se faz presente nos poemas de maneira criativa e pertencente aos sentimentos do personagem criado pelo autor. Pode-se perceber através das diversas manifestações de necessidades que não são, necessariamente, os mesmos do autor.

O número de linhas varia em diferentes tipos de estrofe, mas é incomum que uma estrofe tenha mais de doze linhas. O padrão de uma estrofe geralmente tem quatro ou mais linhas e é pode ser referido como um verso .

O ideal é que você consiga rimar com palavras inesperadas e de terminação igual, que façam sentido na frase. Use dicionários de rima: os dicionários de rima podem ser bastante úteis e nos mostrar diversas palavras inesperadas e até mesmo desconhecidas que rimam com o termo que queremos utilizar no poema.

Palavras que rimam são palavras que apresentam uma repetição de sons iguais ou parecidos. Essa repetição sonora ocorre na terminação das palavras e pode ser perfeita, correspondendo na totalidade, ou imperfeita, correspondendo apenas em sons vocálicos ou em sons consonantais.

Classificação de rimas quanto à posição na estrofe. Rimas alternadas (ou cruzadas): Combinam-se alternadamente, seguindo o esquema ABAB. Rimas emparelhadas (ou paralelas): Combinam-se de duas em duas, seguindo o esquema AABBCC.

Quando os versos de um poema agrupam-se em dois ou mais, de forma rítmica, temos a formação de uma estrofe. Em (1), por exemplo, há o agrupamento de dois versos por estrofe. Já em (2), podemos perceber que as duas primeiras estrofes são compostas por quatro versos, e as duas últimas são compostas por três versos.

Rimas são repetições de sons vocais ou consonantais (ou os dois combinados) que acontecem em intervalos regulares dentro de um texto. Trata-se de um recurso sonoro bastante usado por poetas. Ao lado da metrificação, da assonância e da aliteração, as rimas são responsáveis pela musicalidade dos textos poéticos.

O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence. Os gêneros variam de acordo com a intenção comunicativa e com as particularidades em relação à linguagem, à estrutura e ao conteúdo.