Como fazer um teste de invasão?

Perguntado por: iornelas . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

O teste de invasão pode ser feito pelos próprios profissionais da empresa ou por uma consultoria de TI especializada nesse tipo de procedimento. Por exemplo, se for contratado um profissional externo, como um auditor, o teste de invasão se inicia pelo levantamento do máximo de informações gerais sobre a empresa.

Pentest: o que é
Desta forma, ao realizar testes que simulam ataques reais que seriam feitos por crackers, o Pentest ajuda a prevenir essas invasões, melhorando a taxa de resposta aos riscos.

Os 8 tipos mais comuns de ataques hackers

  • DDoS Attack. Este tipo de ataque cibernético sobrecarrega as atividades do servidor, deixando o sistema lento e tornando os sites e acessos indisponíveis. ...
  • Port Scanning Attack. ...
  • Ransomware. ...
  • Cavalo de Tróia. ...
  • Ataques de força bruta. ...
  • Phishing. ...
  • Cryptojacking. ...
  • Zero Day.

Uma invasão consiste de uma ação militar em que forças armadas de uma entidade geopolítica, entram em território controlado por outra entidade, geralmente com objetivos de conquista territorial ou de alterar o governo estabelecido na região.

A Invasão 3

De acordo com o Bloody Disgusting, Danny Trejo ('Machete') entrou para o elenco de 'A Invasão 3', sequência de 'A Invasão' (2018) e 'A Invasão: Ocupação Alienígena' (2020).

Para realizar o Pentest, em primeiro lugar, é necessário a ajuda de um profissional da área de segurança da informação. É ele que irá identificar os pontos de melhoria do sistema de proteção. Nesse caso, as empresas de consultoria são comumente contratadas para realizar os testes.

As técnicas de teste caixa-preta (também chamadas de técnicas comportamentais ou baseadas no comportamento) são fundamentadas em uma análise da base de teste apropriada (p. ex., documentos de requisitos formais, especificações, casos de uso, histórias de usuários ou processos de negócios).

· Caso de Teste: descreve uma condição particular a ser testada e é composto por valores de entrada, restrições para a sua execução e um resultado ou comportamento esperado.

Pentest ou Teste de Intrusão é um método para validar a segurança nos sistemas computacionais de uma empresa. Esse ataque simulado identifica pontos de fraqueza na infraestrutura de defesa de um sistema. Ou seja, se as tecnologias de proteção dos recursos digitais estiverem vulneráveis, esse teste vai identificar isso.

O scan de vulnerabilidades é um dos passos fulcrais da análise. Para essa atividade, é fundamental usar ferramentas específicas de escaneamento, que apresentam o potencial de identificar e categorizar de forma mais simples as fragilidades do sistema, por meio de uma varredura em IPs externos e ativos na rede interna.

Os métodos mais comuns incluem e-mail personalizado de spear phishing, exploits de dia zero ou de software e técnicas de watering hole. Os atacantes também utilizam plataformas de mensagens instantâneas e redes sociais para induzir alvos a clicar em um link ou baixar malware.

NIST (National Institute of Standards and Technology)
Esta metodologia especifica como as diferentes técnicas devem ser utilizadas para que os testes sejam efetuados com precisão.

Esportes de invasão são modalidades esportivas como futebol, handebol, basquete, futsal, rugby, frisbee, futebol americano, polo aquático e hóquei. Nelas, as equipes têm o objetivo de conduzir um objeto, geralmente uma bola, a um local específico dentro da quadra de seu adversário.

22. Invadir ou adentrar, clandestina ou astuciosamente, ou à revelia da vontade do ocupante, imóvel alheio ou suas dependências, ou nele permanecer nas mesmas condições, sem determinação judicial ou fora das condições estabelecidas em lei: Pena – detenção, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.