Como fazer um terrário fechado com insetos?

Perguntado por: rmaciel6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Em um terrário com insetos, o cuidado deve ser dobrado. A escolha desses pequenos animais deve ser feita com muita cautela, para que os escolhidos consigam sobreviver no local. Um animal muito bom para esse tipo de ambiente é a minhoca, pois elas são grandes agentes de fertilização e da aeração do solo.

Para montar o seu próprio terrário é necessário escolher um recipiente de vidro, que deve estar bem limpo e seco. Depois é preciso criar uma camada de pedrinhas no fundo e uma camada de carvão vegetal, casca de pinheiro ou areia. Por cima, deve ser inserido terra vegetal de boa qualidade.

40 anos

Quanto tempo dura um terrário fechado? O terrário fechado pode durar mais de 40 anos, a depender das condições do ambiente, do tipo de planta cultivada, dos cuidados recebidos, tamanho do vaso e assim por diante.

Comem alimentos aquosos. Ou seja, os alimentos dados a elas, como açúcar, mel ou pastas, devem ser diluídos em água. As formigas precisam de proteína para viver, e devemos dar isso a elas também: insetos, xaropes proteicos que podem ser comprados ou, no caso de algumas espécies, sementes.

A camada de terra serve para alimentar a planta. As pedrinhas e o carvão servem para drenar a água.

Essa areia, ela tem a função de drenar a água em excesso que for para o fundo do nosso terrário.

Coloque alguns gravetos, pedras ou conchas para fornecer esconderijos. Forre o fundo do recipiente com materiais coletados no habitat natural da joaninha, como grama, folhas, galhos e pedrinhas. Organize tudo no fundo do recipiente do jeito que você quiser.

Quando a temperatura sobe, a água utilizada na rega, que ainda está na terra, evapora e se junta à da transpiração das plantas, formando uma concentração de vapor. Como o recipiente está totalmente vedado, esse vapor se condensa e forma pequenas gotas que ficam nas paredes e no lacre.

Dentro de um terrário, as plantas também respiram (assim como as bactérias presentes no substrato). Elas absorvem o oxigênio (O2) do ar e liberam o gás carbônico (CO2) para a atmosfera. Esse processo acontece durante o dia e à noite, especialmente pelas folhas, através dos estômatos.

Limpar. Para limpar um terrário, o melhor a utilizar é água bem quente e sabonetes sem cheiro. Os sabonetes sem cheiro funcionam na remoção de matéria orgânica, tais como fezes e restos de comida. Não causam problemas aos répteis desde que as superfícies sejam bem enxaguadas.

Em resumo, o terrário fechado pode trazer mais leveza e beleza para os ambientes da sua casa, pois ele representa um pedacinho da natureza dentro do seu lar. Além disso, não é necessário ficar todo dia regando as plantas, então, você pode aproveitar seu tempo para se dedicar a sua família.

Um terrário fechado apresenta, a uma micro-escala, o nosso meio ambiente, constituído por solo, água, ar, luz e seres vivos. Além disso, permite-nos observar fenómenos da natureza, como o ciclo da água (só possível de ser observado em terrários fechados).

Água. "Os terrários não gostam de água", adverte Regina. "Depois que você montar o seu terrário você vai ter o cuidado de regar uma vez a cada 15 dias e usando um conta gotas, pra não sobrecarregar de água (porque senão as suculentas vão acabar apodrecendo)".

Para o terrário não ficar pesado demais, utilize potes plásticos para criar dimensões diferentes no cenário.

O vidro do recipiente mantém a umidade sempre constante, o que facilita a manutenção, então não é necessário regar muito, em média uma vez ao mês é o suficiente. No caso do terrário fechado ao regá-lo, o ciclo da água inicia-se. Se o recipiente estiver muito encharcado de água o vidro pode ficar muito embaçado.

Um cuidado fundamental é o de retirar dos terrários plantas que apresentem fungos, mofos e outras doenças. As plantas que estiverem murchas também devem ser retiradas. Ocasionalmente, também pode ser interessante abrir o terrário para que ele ventile.

Os coelhos, hamsters e porquinhos-da-Índia estão entre os animais de estimação para crianças mais fáceis de cuidar. Além disso, os roedores são bichinhos que estimulam a curiosidade dos pequenos, pois seu comportamento é diferente dos cachorros e gatos, por exemplo.

O insetário pode ser montado em caixas de camisa, caixas de sapato ou caixas com tampa de vidro. Quando se utiliza a caixa de camisa, coloca-se uma placa de isopor no fundo para que os animais possam ser fixados. Os insetos devem ser fixados com alfinetes no tórax.

São grilos, baratas e tenébrios comercializados vivos nos pet shops, dentro de pequenas embalagens especiais, desenvolvidas para que garantam a possibilidade de consumo em até de 30 dias. Os insetos têm alto teor de proteína, ácidos graxos e minerais de alta digestibilidade.