Como fazer um projeto sobre o lúdico?
Procure abordar algum assunto que os alunos trazem de casa ou situações vivenciadas no dia a dia de sala para compor o projeto, personagens do momento, livros divertidos, fantasias, teatro, esculturas, poesias… Ou seja, recursos divertidos e que fujam do cotidiano de sala de aula.
Como descrever uma atividade lúdica?
Atividade lúdica é todo e qualquer movimento que tem como objetivo produzir prazer aquando de sua execução, ou seja, divertir o praticante. As atividades lúdicas abrangem "os jogos infantis, a recreação, as competições, as representações litúrgicas e teatrais, e os jogos de azar".
Como o professor deve trabalhar o lúdico em sala de aula?
Ao configurar o lúdico em atividades na sala de aula, o professor deve considerar as metas que ele quer que os alunos alcançar através da atividade (Bernardo, 2009). É necessário criar um contexto para o uso da atividade lúdica que motiva e mantém as crianças interessadas.
Como falar sobre o ludico na educação infantil?
Para um bom desempenho do lúdico, recomendam que o professor saiba introduzir o jogo, tenha domínio, conhecimento, compreensão, cultura e as limitações de maneira que possa levar o aluno a se interessar pelo aprendizado.
O que Paulo Freire fala sobre o lúdico?
Percebemos que o exercício da ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer fase da vida e não pode ser visto apenas como diversão, mas colabora também para o desenvolvimento pessoal, social e cultural do homem, sobretudo das crianças.
O que a Bncc fala sobre o lúdico?
36). Nesse sentido, a BNCC afirma que o brincar se torna fundamental, tanto para o aprendizado, como para o desenvolvimento da criança. Na brincadeira, a criança aprende de forma prazerosa, através da socialização com as crianças e adultos e na participação de diversas experiências lúdicas.
Como o ludico facilita a aprendizagem?
Por meio de uma aula lúdica, o aluno é estimulado a desenvolver sua criatividade e não a produtividade, sendo sujeito do processo pedagógico. Por meio da brincadeira o aluno desperta o desejo do saber, a vontade de participar e a alegria da conquista.
O que são atividades Lúdico-pedagógicas?
Atividades lúdicas são brincadeiras que envolvem jogos ou interações com outras crianças e adultos. Seu objetivo é ensinar e divertir quem as pratica. No caso das crianças, tais atividades também têm o papel importante de auxiliar no desenvolvimento em diversos aspectos.
Quais são os tipos de jogos lúdicos?
A ludicidade também pode ser trabalhada nos Anos Iniciais do Fundamental. Dama, xadrez, jogo da memória, jogos de trilha, jogos com baralho, dominó e pega varetas são alguns exemplos desse tipo de jogos. No entanto, não basta transformar tudo em jogo e encarar a atividade como dada e encerrada.
Qual a melhor forma de introduzir o lúdico na escola?
Formas de inserção das atividades lúdicas no dia a dia escolar
- Leitura como forma de atividade lúdica. O desenvolvimento do hábito da leitura deve ser estimulado logo nos primeiros anos. ...
- Acrescente os fantoches à leitura. ...
- Jogos de tabuleiro são uma alternativa de atividades lúdicas em grupo.
Qual o objetivo geral do lúdico na Educação Infantil?
A ludicidade auxilia processo de ensino-aprendizagem, atuando como meio para facilitar a prática de ensino, dentro e fora da sala de aula. Através dos jogos e brincadeiras, a criança desenvolve habilidades que promovem a interação, cooperação e a sociabilidade.
O que a LDB fala sobre o lúdico na Educação Infantil?
O Lúdico na Educação Infantil
O objetivo da Educação Infantil, segundo a LDB 9394/96, é desenvolver o educando de forma integral. É a oportunidade de o professor olhar os alunos como seres participativos com potenciais para serem desenvolvidos, precisando apenas que alguém os desafie.
Qual a importância do lúdico no processo de aprendizagem?
O lúdico com certeza poderá ser usado pelos educadores como forma de provocar uma aprendizagem mais prazerosa e significativa, pois é por meio de jogos e brincadeiras que ocorrerá o desenvolvimento integral e a potencialidades das crianças.
Como o professor pode trabalhar o ludico na educação infantil?
O professor de Educação Infantil deve conduzir um trabalho voltado para o brincar, visando atender todas as necessidades dessa faixa etária, tendo em vista que as brincadeiras propiciam a fantasia e a criatividade da criança, possibilitando também que estas adquiram o domínio da linguagem simbólica.
Qual a metodologia do lúdico na Educação Infantil?
A metodologia lúdica propõe justamente isso. A partir dela, a criança aprende e compreende conteúdos por meio de jogos e brinquedos. Como as brincadeiras significam prazer para as crianças, o momento de aprender também usará essa tática para chamar a atenção dos pequenos.
O que quer dizer a palavra lúdico?
O que é Lúdico:
Uma atividade lúdica é uma atividade de entretenimento, que dá prazer e diverte as pessoas envolvidas. O conceito de atividades lúdicas está relacionado com o ludismo, ou seja, atividade relacionadas com jogos e com o ato de brincar.
O que é uma educação lúdica?
O Ensino Lúdico é uma forma de desenvolver a criatividade dos alunos e proporcionar novos conhecimentos através de jogos, brincadeiras, músicas e danças. O intuito dessa forma de docência é ensinar divertindo e interagindo com os demais colegas.
Quais são os objetivos das atividades lúdicas no ensino fundamental?
As atividades lúdicas nas series iniciais do ensino fundamental irão estimular os conhecimentos já existente dos alunos, além da facilidade que o aluno terá para adquirir certo conhecimento os jogos são essenciais para criar laços de amizades, afeto, companheirismo, Page 4 trabalho em equipe, solidariedade, tolerância ...