Como fazer um plano de aula sobre sílabas?

Perguntado por: smartins . Última atualização: 2 de maio de 2023
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1) Convide os alunos a realizar uma brincadeira: boliche de sílabas. 2) Apresente a eles as garrafas e delimite o espaçamento necessário entre a área de lance e as garrafas. 3) Combine as regras do jogo com os grupos: I - Um aluno lança a bola e lê com a ajuda dos colegas as sílabas que derrubou.

Existem várias formas de ajudar na alfabetização e ensinar as sílabas aos pequenos. De forma lúdica, através de jogos e brincadeiras, é possível apresentar a eles palavras e sílabas, fazendo a junção destas. Músicas infantis com marcação de sílabas ajudam a distinguir e repetir as palavras, identificando os fonemas.

A habilidade EF01LP08 consiste em: Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

As sílabas são fonemas ou grupos de fonemas pronunciados por uma única emissão de voz e são classificadas em tônicas e átonas. As sílabas são fonemas ou grupo de fonemas pronunciados por meio de uma única emissão de voz. Na Língua Portuguesa, a base das sílabas são as vogais: a - e - i - o - u.

O plano de aula é um documento feito pelo professor contendo o tema da aula, o objetivo dela, a metodologia, formas de avaliação, referências bibliográficas e outras informações.

Método silábico
No método silábico, os alunos aprendem as famílias silábicas, que são associadas a desenhos ou palavras-chave. Assim, aprende-se a família do “b”, do “c”, do “d” e assim sucessivamente. Ao usar esse método, os educadores partem de unidades pequenas para só então abordar unidades mais complexas.

Fônico. Esse é o último dos métodos de alfabetização sintéticos. Utiliza a relação entre o som (fonema) e as letras (grafema). Primeiro, as crianças aprendem os sons das vogais, depois consoantes e, por fim, sílabas e palavras.

As fichas ficam num monte no meio da mesa, viradas para baixo. Cada criança, na sua vez, sorteia uma sílaba, se esta fizer parte da sua cartela, ela deve completar a palavra. Caso contrário, descarta na mesa, virada para cima. O próximo jogador pode comprar do monte ou da mesa.

De acordo com o número de sílabas, as palavras classificam-se em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas. Para que você possar relembrar, a sílaba é um fonema ou grupo de fonemas pronunciados por meio de apenas uma emissão sonora.

Classificação das Palavras quanto ao Número de Sílabas
1) Monossílabas: possuem apenas uma sílaba. 2) Dissílabas: possuem duas sílabas. 3) Trissílabas: possuem três sílabas. 4) Polissílabas: possuem quatro ou mais sílabas.

Ao pronunciarmos uma palavra, falamos as sílabas, e não letra por letra de cada palavra. As palavras podem receber algumas classificações, e uma delas é de acordo com o número de sílabas.

- Nível silábico
Começa a separar oralmente as palavras e procura uma correspondência na grafia. A cada sílaba ela atribui uma letra. Pode servir qualquer letra ou existir uma associação do som à letra convencional.

A habilidade EF03LP05 consiste em: Identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

Desenvolver e aprimorar a leitura e a escrita; Memorizar a escrita convencional das palavras; Reconhecer as diferenças escritas e sonoras das palavras.

As famílias silábicas são inicialmente compostas por consoante e vogal (da, de, di, do, du) e recompostas para formar novas palavras. Gradativamente, pequenas frases e textos são propostos, a partir de combinações entre sílabas já estudadas.

Como fazer um plano de aula passo a passo?

  1. Defina o tema da aula.
  2. Selecione o conteúdo.
  3. Estabeleça o objetivo da aula.
  4. Escolha a metodologia de aprendizagem.
  5. Inclua um método de avaliação.

A Nova Escola, Fundação Lemann e o Google.org tem um projeto que disponibiliza mais de 6 mil planos de aula prontos e alinhados à BNCC.

Independente do modelo que o professor adote, o documento deve conter as atividades propostas, os objetivos de aprendizagem, as estratégias didáticas, as possíveis intervenções e uma análise com os indicadores de aprendizagem. Tenha objetivos claros. Plano de aula não é lugar para objetivos gerais e mais complexos.

Para os alunos silábico-alfabéticos, você pode oferecer um banco com as palavras para completar a cruzadinha. O desafio é ler e encontrar as palavras que se encaixam na cruzadinha. As crianças adoram fazer cruzadinhas. Elas proporcionam muita reflexão sobre a escrita alfabética.