Como fazer um plano de aula para alunos especiais?

Perguntado por: irosa8 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Plano de aula para alunos com deficiência intelectual em 4 passos

  1. 1º passo: conheça seu aluno. ...
  2. 2º passo: use a emoção. ...
  3. 3º passo: dê significado ao que será ensinado. ...
  4. 4º passo: o reforço positivo. ...
  5. Níveis de abstração para alunos com deficiência intelectual. ...
  6. Vôlei sentado. ...
  7. Jogo de passes. ...
  8. Montar o robô com formas geométricas.

Envolva todo grupo de alunos: Sempre traga o tema do respeito ao tempo do outro, das habilidades individuais e das diferenças para sua prática; Você pode até sugerir que os próprios alunos confeccionem materiais diversificados para auxiliar a aprendizagem de um colega da turma.

Plano de AEE: Cadastro do Plano de Atendimento Educacional Especializado para os estudantes público da Educação Especial poderá ser realizado pelo Professor de Atendimento Educacional Especializado (PAEE) nas Unidades Educacionais que possuem SRM ativa ou pelo professor de sala comum ou Coordenação Pedagógica com o ...

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer ...

Um plano de aula é um documento em formato digital ou analógico elaborado pelo professor que especifica:

  1. o tema da aula;
  2. o conteúdo a ser ensinado;
  3. seu objetivo;
  4. metodologia de aprendizagem utilizada;
  5. método de avaliação.

6 brincadeiras inclusivas para fazer ao ar livre

  • Brincando com sombras. Para desenvolver os movimentos corporais e ativar a curiosidade dos alunos, a sugestão é brincar com as sombras. ...
  • Alfabeto na natureza. ...
  • Caixa dos sentidos. ...
  • Vôlei sentado. ...
  • Pega-pega sensorial. ...
  • Desafios na areia.

Faz-se necessário além da tecnologia utilizar materiais adaptados confeccionados pelo educador, visando explorar outras habilidades, como exemplos cito: desenhar, jogar basquete, realizar pareação de cores, números e letras, confeccionar brinquedos através da expressão criativa, explorar a linguagem e comunicação oral.

Quais adaptações são necessárias para receber alunos com necessidades especiais?

  • Preparo do corpo docente. ...
  • Adaptação do projeto pedagógico. ...
  • Uso da tecnologia. ...
  • Medição do desempenho. ...
  • Conhecer o estudante de forma integral. ...
  • Fomentar um ambiente de cooperação e livre de preconceitos. ...
  • Parceria entre escola e família.

Resumo – Atividades adaptadas são desenvolvidas especificamente para as pessoas com deficiência e servem como forma de inclusão. O objetivo dessa revisão foi de evidenciar como a inclusão de pessoas com deficiência pode ser promovida através de atividades adaptadas na Educação Física Escolar.

A função do AEE é o de identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.

O AEE tem muitas responsabilidades, como o ensino de Libras, Braille, de tecnologias assistivas e comunicação alternativa. Na verdade, o maior desafio da Educação Inclusiva está no Atendimento Educacional Especializado.

As atividades desenvolvidas no AEE diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização. Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos estudantes com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.

Como construir um Plano de Aula de acordo com a BNCC

  1. Projetos.
  2. Sequências didáticas.
  3. Elabore o tema a partir da habilidade.
  4. Elenque os objetivos do Plano de Aula.
  5. Descreva as atividades detalhadamente.
  6. Levante os recursos necessários.
  7. Pense na forma de avaliação.

Antes do primeiro dia de aula, é importante planejar e ensaiar quais serão as dinâmicas e como você quer se apresentar para o estudantes. Esse é o momento de criar um vínculo com a sua turma, compartilhar experiências, interesses e expectativas para o ano letivo.

São atribuições do professor do atendimento educacional especializado: a. Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da educação especial; b.