Como fazer um pedido para as almas?

Perguntado por: aqueiroz5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

“Oh! Minhas 13 Almas Benditas, sabidas e entendidas, a vós peço, pelo amor de Deus, atendei o meu pedido. Minhas 13 Almas Benditas, sabidas e entendidas, a vós peço, pelo sangue que Jesus derramou, atendei o meu pedido.

Eterno Pai, ofereço-vos o Preciosíssimo Sangue de Vosso divino Filho Jesus, em união com todas as missas que hoje são celebradas em todo o mundo; por todas as santas almas do Purgatório, pelos pecadores de todos os lugares, pelos pecadores de toda a Igreja, pelos de minha casa e de meus vizinhos. Amém.

É preciso orar com fé para receber a companhia do Espírito Santo. Temos de acreditar com fé que Deus, o Pai, o Criador de todas as coisas, vive e quer que tenhamos o Espírito Santo, que Ele quer enviar-nos o Consolador.

As almas em purificação no Purgatório, não podem mais fazer nada por elas mesmas, porque a morte põe fim ao tempo de conquistar méritos diante de Deus; então, quem as socorre são os santos e nós, o fiéis na terra.

Rezar pelas almas é uma das obras de misericórdia citadas pelo Catecismo da Igreja Católica (2247): “As obras de misericórdia são as ações caritativas pelas quais socorremos o próximo em suas necessidades corporais e espirituais.”

Laços de almas se formam através de relacionamentos próximos e íntimos. O laço de almas surge quando duas pessoas se unem em corpo, mente e espírito. Votos, promessas e compromissos também criam essa relação. Laços de almas podem ser físicos, emocionais, espirituais ou sociais.

É um mingau feito de farinha de acaçá (milho verde ralado)com água que se oferta às Almas em rituais da Umbanda. Pode-se acrescentar uma pitada de açúcar (essa é a forma mais antiga; outro jeito de fazer:A)1/2 l de leite de vaca, 1/2 colher de sopa de farinha de acaçá, 1/2 xícara de açúcar.

Pai Santo, Deus eterno e Todo-poderoso, neste Momento de Fé, nós Vos pedimos por… (mencione o nome do ente querido), que chamastes deste mundo. Dai-lhe a felicidade, a paz e a luz. Que ele tendo passado pela morte, participe do convívio de Vossos santos na luz eterna, como prometestes a Abraão e à sua descendência.

A segunda-feira foi escolhida pela igreja como o dia dedicado a rezar pelas almas do Purgatório, por isso, celebram-se missas e costuma-se entoar ladainhas e terço pelos falecidos, como também é muito comum rezar-se a Novena pelas almas do Purgatório.

Abençoe a sua vida e de seus entes queridos! O Salmo 143 é indicado para as pessoas queridas já falecidas que recebam a luz divina e sejam encaminhadas ao descanso eterno sem mágoas ou restrições.

Quando começam a florescer sentimentos como desapego, autoesquecimento e serenidade ou ausência de conflitos psicológicos, quando passamos a dar mais importância ao plano de Deus e às necessidades que se apresentam do que a nossa pessoa, é sinal de que a energia divina já está trabalhando conosco.

O Espírito Santo presta testemunho da verdade e deixa uma impressão tão profunda na alma a respeito da realidade de Deus, o Pai, e do Filho, Jesus Cristo, que nenhum poder ou autoridade da Terra é capaz de afastar a pessoa desse conhecimento.”

Como tradição de muitos anos, a Igreja Católica dedica as segundas-feiras para rezar pelas Almas do Purgatório.

02 de novembro

Celebrado no dia 02 de novembro de cada ano, o Dia de Finados gera um aumento considerável no cumprimento da tradição de acender velas aos mortos.

São Nicolau de Tolentino

Nicolau nasceu nas Marcas, em 1245, na diocese de Fermo.

2 de novembro

Dia dos Fiéis Defuntos, Dia de Finados ou Dia dos Mortos é uma data que a Igreja Católica dedica aos mortos e suas almas, no dia 2 de novembro de cada ano.

Uma das funções da religião é assegurar que o mundo exista da maneira como ela o descreve, que é preciso obedecer a leis e cumprir rituais para mantê-lo em sua estrutura, de modo a livrar-nos da insanidade e do caos.