Como fazer um ofício para a prefeitura?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

O que não pode faltar no meu documento?

  1. Numeração do ofício.
  2. Data de envio do ofício.
  3. Nome/qualificação ou setor a quem/ ao qual se dirige o ofício.
  4. Nome da pessoa que remete o ofício.
  5. Informação do teor do ofício (solicitação de documentos, informações ou envio de algum anexo, por exemplo).
  6. Data e local.

Para escrever uma carta de solicitação, é preciso ter claros os seguintes pontos:

  1. a reivindicação ser feita;
  2. quem é a pessoa competente para a resolução do problema;
  3. os argumentos a serem utilizados visando a persuasão do leitor.

Ele pode ser destinado a alguma autoridade pública, empresa ou mesmo pessoa física, devendo o seu conteúdo ser escrito formalmente e conter argumentos coerentes e consistentes, de forma a justificar a sua finalidade.

identificação do destinatário; conteúdo da mensagem, ordem ou solicitação; data, local e assinatura; comprovante de entrega (protocolo, aviso de recebimento etc.).

Então podemos encerrar com: Atenciosamente. Respeitosamente. Cordialmente. Alguns fechos como os que se seguem: Apreciaremos sua pronta respota.

O ofício é uma forma de comunicação oficial que deve ser utilizada de um órgão para o mundo externo. Ou seja, do IFMS para qualquer instituição (pública/ particular) ou pessoa.

O órgão tem até 20 dias para responder o pedido, sendo esse prazo prorrogável por mais 10 dias, mediante justificativa.

t: EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE, EXCELENTÍSSIMOS SENHORES VEREADORES, excelentíssima senhora vereadora.

Passo a passo para fazer um requerimento

  1. Escolha o tipo de requerimento que precisa. Quando uma pessoa faz um requerimento tem um objetivo, que é dirigir um pedido a alguém - um documento, uma ação, uma informação. ...
  2. Seja claro e atenda às formalidades. ...
  3. Escolha um modelo e preencha. ...
  4. Se preferir, crie o seu próprio modelo!

No fim do documento deve constar a assinatura do remetente , acima do nome, do cargo ou função desempenhada. Mais abaixo e à esquerda, insira o endereçamento (nome/ departamento e endereço postal completo do destinatário.

Para fazer um requerimento, é preciso, anteriormente, informar-se sobre quais os dados necessários e qual a estrutura mais adequada. É necessário averiguar o nome do destinatário, confirmar seu cargo e usar o pronome de tratamento adequado. Por fim, é importante, também, pesquisar quais leis sustentam seu pedido.

Ofício significa ocupação, emprego, função. É também uma atividade ligada a determinada profissão. Ex: Ensinar, é ofício do professor; tratar os doentes, é ofício do médico etc.

Já o “Ofício em mãos” é aquele enviado pelo próprio cartório ao destinatário por outra via que não seja a postal, como o malote digital, e-mail, ou mesmo pessoalmente. Não se deve, portanto, confundir o Ofício (VPost) com AR-mão própria e o ofício entregue em mãos do destinatário.

Eu, nome, estado civil, nacionalidade, profissão, portador de CPF número (informar) e de RG número (informar) residente à (endereço, com rua, número, bairro e complemento), CEP (informar), na cidade de (informar), (estado), compareço a presença de Vossa Excelência requerer a análise de (informar o pedido).

No Padrão Ofício deve ser utilizada fonte do tipo Arial de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações, e 10 nas notas de rodapé.

Contando com a costumeira e prestimosa atenção de Vossa Excelência, reafirmo votos de cordial estima e sincera consideração.

Atenciosamente indica que algo foi feito de forma atenciosa, cortês, gentil. Cordialmente indica que algo foi feito de forma cordial, cortês, gentil. Assim, são expressões de despedida sinônimas, usadas como fórmulas gentis e corteses de realizar a despedida em correspondências formais.

O cumprimento deve corresponder sempre à formalidade da circunstância. Desde situações mais formais, quando se cumprimenta dizendo “Senhoras, Senhores”, até às situações informais, quando o cumprimento é feito com um simples “olá”.

O ofício se trata de uma modalidade de carta formal. Assim, ele não deve ser algo exaustivo ou extenso demais. Se você está pensando em utilizá-lo para requerer, comunicar, notificar ou solicitar algo, saiba de antemão que não deve ser um documento de 5 ou 6 páginas. Portanto, ele deverá ser simples e curto.

Os ofícios e mensagens eletrônicas expedidos e recebidos, mencionados nos incisos II, III e VI do art. 75, serão conservadas pelo prazo de 1 (um) ano, a partir da data de expedição ou do recebimento pelo ofício de justiça. A numeração dos ofícios deve respeitar a serie e renovada anualmente (01/2017, 02/2017...

Em relação à forma, o memorando acompanha o modelo do padrão ofício com a diferença de que o destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.