Como fazer um ofício de solicitação para a prefeitura?

Perguntado por: aalbuquerque . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

O que não pode faltar no meu documento?

  1. Numeração do ofício.
  2. Data de envio do ofício.
  3. Nome/qualificação ou setor a quem/ ao qual se dirige o ofício.
  4. Nome da pessoa que remete o ofício.
  5. Informação do teor do ofício (solicitação de documentos, informações ou envio de algum anexo, por exemplo).
  6. Data e local.

Um ofício é uma declaração formal que pode ser utilizada com os mais variados intuitos, como o de comunicar, solicitar ou notificar uma pessoa física ou jurídica.

O ofício é o tipo mais comum de correspondência oficial expedido por órgãos públicos, em objeto de serviço. Seu destinatário, no entanto, além de outro órgão público, pode ser também um particular.

Esse documento tem todas as características de uma correspondência, pois tem endereçamento, local e data, despedida, saudação inicial e assinatura da pessoa que redige o ofício. O ofício é um documento impessoal, com linguagem formal e padrão, por isso tenha bastante atenção.

Então podemos encerrar com: Atenciosamente. Respeitosamente. Cordialmente. Alguns fechos como os que se seguem: Apreciaremos sua pronta respota.

Contando com a costumeira e prestimosa atenção de Vossa Excelência, reafirmo votos de cordial estima e sincera consideração.

Um ofício é um documento que, em geral, tem como objetivo solicitar, comunicar, reivindicar ou notificar de maneira formal sobre um determinado assunto. Esse tipo de documento costuma ser utilizado por locais que precisam ter um registro e controle das notificações enviadas, como as repartições públicas.

Iniciar o corpo do texto se apresentando e apresentando a situação que gerou a insatisfação. Dar seguimento, aprofundando os argumentos e detalhes que expressem o desconforto e indignação do autor. Concluir com um desfecho e uma solicitação de ajuda (opcional). Inserir uma despedida cordial.

Comece dizendo "Eu," seguido do seu nome e sobrenome e número de RG (ou de passaporte) e também seu domicílio, se achar necessário. Continue o texto com "autorizo", acrescente o nome e o RG da pessoa autorizada, e a seguir indique a ação concreta que essa pessoa vai realizar em seu nome.

Ela vem do latim ex officio, que significa "por lei, oficialmente, em virtude do cargo ocupado". Se diz que o ato de um administrador público ou de um juiz foi "de ofício" quando ele foi executado em virtude do cargo ocupado: sem a necessidade de iniciativa ou participação de terceiros.

Deve ser preenchida a pendência e o prazo de 30 dias na fila para o retorno do ofício. Ou, caso haja, o prazo determinado pelo despacho judicial.

Os documentos devem ser numerados em ordem cronológica crescente. A cada ano, inicia-se uma nova contagem, a partir do número 001. Nas comunicações oficiais devem constar o nome e o cargo da autoridade que as expede. Deve-se colocar o nome completo do signatário em caixa alta, negrito e alinhamento centralizado.

Definição: É o principal instrumento da correspondência oficial da CMBH, tanto em ambiente interno (entre vereadoras ou vereadores, diretoras ou diretores, gerentes, servidoras ou servidores) quanto externo (entre a CMBH e outras pessoas ou entidades públicas ou privadas).

Ao mandar um e-mail formal solicitando algo, deixe claro no assunto e no corpo do e-mail o que você espera que seja feito, a urgência e os prazos. Mencione apenas o necessário no e-mail, nada a menos e nada a mais. Seja educado e profissional, use “por favor” e “obrigado”.

Eu, nome, estado civil, nacionalidade, profissão, portador de CPF número (informar) e de RG número (informar) residente à (endereço, com rua, número, bairro e complemento), CEP (informar), na cidade de (informar), (estado), compareço a presença de Vossa Excelência requerer a análise de (informar o pedido).

Padrão Ofício

  • 1 – Cabeçalho. ...
  • 2 – Identificação do expediente. ...
  • 3 – Local e data. ...
  • 5 – Assunto. ...
  • 7 – Fechos. ...
  • 8 – Identificação do signatário.

Para fazer um requerimento, é preciso, anteriormente, informar-se sobre quais os dados necessários e qual a estrutura mais adequada. É necessário averiguar o nome do destinatário, confirmar seu cargo e usar o pronome de tratamento adequado. Por fim, é importante, também, pesquisar quais leis sustentam seu pedido.

O cumprimento deve corresponder sempre à formalidade da circunstância. Desde situações mais formais, quando se cumprimenta dizendo “Senhoras, Senhores”, até às situações informais, quando o cumprimento é feito com um simples “olá”.