Como fazer um mapa em escala?

Perguntado por: imartins . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Existem dois tipos de escala: gráfica e numérica. O cálculo da escala é feito da seguinte maneira: E = d/D, sendo: d = dimensões no mapa; D = dimensões reais, no terreno.

A escala de 1:50 significa que para cada 1 cm representado no papel, essa medida corresponde a 50 cm reais. Ou seja, a representação do apartamento será 50 vezes menor no papel (na planta) do que é na realidade.

A lógica é simples: se na escala 1:50, 1 centímetro equivale a 1 metro da medida real, na escala 1:500, 1 centímetro do seu escalímetro vai ser igual a 10 metros da medida real.

Desta maneira, caso a distância entre 2 construções no mapa seja de 5 cm, a distância real entre elas será de 250 metros.

Cada centímetro da escala vai corresponder a uma certa distância, expressa em metros ou quilômetros. Isto significa que cada 1 centímetro nesta escala será equivalente a 5 000 centímetros na paisagem real. Se fizermos a conversão, temos que 5 000 centímetros são iguais a 50 metros.

Toque em qualquer lugar no mapa e mantenha-o pressionado que não seja o nome ou o ícone de um lugar. Um alfinete vermelho aparecerá. Selecione Medir distância .

Em uma escala 1:25 cada centímetro do desenho representa 25 cm do real.

Uma escala de 1:100 (lê-se um para cem), sendo o numerador igual a 1 a medida do desenho e o denominador 100 a medida real do objeto. Podemos concluir que a cada 1 unidade no desenho equivale a 100 unidades do objeto real.

As escalas apresentadas nos mapas originais representam a conversão que deve ser feita. Por exemplo, 1:2000 significa: um cm do mapa corresponde a 2000cm na realidade, o que corresponde a 20m. Então 10cm correspondem a 200m e assim por diante.

Ex: Escala 1:5 – cada 1 cm do desenho representa 5cm da peça. I Gráfica - É a representação através de um gráfico proporcional à escala utilizada. É utilizada quando for necessário reduzir ou ampliar o desenho por processo fotográfico.

A escala 1:300 significa que, a cada 1 metro no papel, equivale a 300 metros na vida real. 1:2, por exemplo, significa que 1 cm no papel equivale a 2 cm na vida real. E por aí vai. Abraços!

Escala gráfica
De acordo com este exemplo cada segmento de 1cm é equivalente a 3 km no terreno, 2 cm a 6 km, e assim sucessivamente. Caso a distância no mapa, entre duas localidades seja de 3,5 cm, a distância real entre elas será de 3,5 X 3, ou 10,5 km (dez quilômetros e meio).

Na escala 1:200, significa que 1cm desenhado representa 200cm reais (2 metros). Até aqui, tudo lógico. Para desenhar, quanto maior a escala usada, menor fica o desenho.

A escala numérica indica a relação entre as dimensões do espaço real e do espaço representado, por meio de uma proporção numérica. Por exemplo, numa escala 1:100 000, 1 centímetro medido no mapa representa uma distância de 100 000 centímetros ou 1 quilômetro na superfície terrestre.

Basicamente existem dois tipos de escalas ou duas formas de representação da escala: escala gráfica e escala numérica.

O IBGE divulga hoje (28) a versão 2021 do Mapa Político do Brasil na escala 1:2.500.000, onde 1cm equivale a 25 km no terreno. Representação cartográfica mural de todo o território brasileiro, o mapa representa a organização político-administrativa do país compreendendo seus 26 estados e o Distrito Federal.

Os elementos que compõem um mapa – fundamentais para a sua leitura – são: título, escala, legenda, orientação e projeção cartográfica.

Deve-se evitar a prática de exercícios físicos durante as 24 horas que precedem o exame; Recomenda-se que o paciente tome banho antes do exame, uma vez que não será permitido tomar banho com o aparelho; Em caso de uso de medicamentos, o paciente deve listar as doses e os horários.

O dispositivo deverá ser retirado da cintura durante a noite , sendo colocado sob o travesseiro ou em uma cômoda , permanecendo ligado ao manguito pela mangueira de borracha. O manguito poderá ser apertado ou afrouxado durante o exame , conforme a necessidade.