Como fazer um lugar para coelhos?

Perguntado por: uramires . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

A melhor opção é separar um espaço para que ele fique livre e tenha contato com as pessoas do lar ao menos duas vezes por dia. Sobre a casinha ou gaiola do pet, a localização ideal é sempre dentro de casa, em um local onde ele possa descansar e se entreter ao mesmo tempo.

Ambiente São indicados locais arejados, com temperatura entre 15 ºC e 2 5 ºC e boa luminosidade. Evite lugares com muito movimento na vizinhança ou com barulho que possa estressar os coelhos. >>> Coelhário Instale em local que possa ser ampliado, caso haja necessidade de expandir a atividade.

Eles precisam de um espaço maior pra poderem viver tranquilamente. Além disso, é importante deixar o animal solto por algum tempo (seis a oito horas, se possível), pois ele também necessita correr e se exercitar. Mas, ao soltá-lo, fique de olho para que ele não fuja!

Evite deixar a gaiola afastada ou escondida, onde ele não possa ver as pessoas da família com frequência. Evite lugares escuros e sem vida, ele não é um objeto pra guardar no armário, precisa desfrutar do dia e da vida, assim como você.

Gaiola. A gaiola é muito importante para gerar um bem estar com o coelho doméstico. É nela que ele deve ficar, sendo uma espécie de ambiente de descanso, para ele ficar quando quiser se acomodar. Portanto, ela deve estar muito bem adaptada para que seja um dos lugares onde colocar o coelho para dormir e descansar.

Panos, cobertas e toalhas ajudam sim e devem ser colocadas em cima da gaiola, ou em cima do cercado se este possui teto; Caso seu coelhinho fique num cercado, é bom forrar o piso do cercado com placas de EVA (aqueles quadrados infantis) ou aqueles panos plásticos que aquecem mais que os azulejos.

Bolas: Os nossos animais de estimação, sejam cães, gatos ou coelhos, geralmente adoram brincar com bolas. Para os coelhos as bolas feitas de materiais naturais, como a madeira, vime ou ervas, são especialmente indicadas. Assim, além de brincar, o coelho também pode roer a bola e assim cuidar dos seus dentes.

Pode pegar o coelho no colo
Sim, ele pode, mas também é preciso ter cautela, afinal, é possível que ele estranhe. Mais uma vez, o ideal é que ele seja acostumado desde pequeno. Para deixá-lo seguro, no começo, sente-se no chão. Coloque uma mão nas patinhas traseiras dele e, com a outra, segure a barriga.

Vale colocar um tapetinho emborrachado ou feito de outro material de sua preferência no chão. Isso ajuda na limpeza e não deixa o coelho em contato direto com o solo o tempo todo, mantendo o peludo quentinho, especialmente, nos dias frios.

O piso mais indicado para criação de coelhos é o semipavimentado, por ser mais eficiente, barato e prático.

Os coelhos podem viver todo o ano no exterior. Os coelhos podem viver ao ar livre todo o ano. No entanto, se tem um coelho no quintal ou no jardim deve protegê-lo do calor, frio, vento e chuva.

Dê pequenas quantidades de comida em granulado ou mistura de cereais apenas uma vez por dia e retire após algumas horas. Não deve dar mais de 2-3% do peso do animal em granulado por dia.

Uma boa ideia é envolver o coelho com um cobertor, para protegê-lo e transmitir calor. Você também pode colocá-lo em seus braços, embrulhado no cobertor, em um lençol ou toalha seca por alguns minutos, utilizando o calor do seu próprio corpo para ajudá-lo a regular a temperatura corporal e combater os sintomas do frio.

Possíveis causas
Como já mencionamos, o coelho é constantemente caçado no mundo animal. Logo, ele entende que está suscetível a ataques de predadores a qualquer momento. Por se sentir vulnerável, o orelhudo geralmente está em estado de alerta. Quaisquer eventos que indiquem ameaça podem ser estressantes.

Os coelhos não dorme de dia ou de noite. São considerados animais crepusculares, ou seja, que são mais ativos ao amanhecer e entardecer. O seu coelho não seguirá o seu ritmo natural de sono.

Ao que parece, os coelhos são animais crepusculares: costumam ser mais ativos durante o amanhecer e o anoitecer, e dormem, normalmente, umas 11 horas ao dia, durante o meio do dia, e pelas noites.

Não deixe o pet em contato direto com o piso frio
Se você cria o coelho dentro de casa, num cercadinho, considere forrar o espaço com carpete ou placas de EVA. Assim, você garante os cuidados necessários para criar coelhos no inverno.

A pelagem dos coelhos no inverno é mais espessa e densa para ajudar a manter a temperatura corporal. Suas orelhas também contribuem para regular a temperatura, por isso ficam geladas no frio. Desta maneira, orelha gelada não significa necessariamente que seu orelhudo está com frio.

O coelho reconhece o dono? Os coelhos costumam expressar seus sentimentos através de alguns sinais. Caso ele se sinta relaxado com você, ele pode apresentar alguns desses comportamentos: Deitar próximo a você: Se ele deixa junto a você, é porque sente segurança.