Como fazer um lead de uma notícia?

Perguntado por: esoares . Última atualização: 29 de maio de 2023
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De uma maneira geral, o lide deve responder a seis perguntas: o quê (a ação), quem (o agente), quando (o tempo), onde (o lugar), como (o modo) e por que (o motivo) se deu o acontecimento central da história.

Se assemelha a um conto pequeno, com poucas linhas. Exemplo de lide fictício: Pablo Moreira, 56 anos, solteiro, sem filhos, mora de aluguel no Rio de Janeiro. Em setembro, conseguiu um bom emprego; em outubro, casou-se.

Sua estrutura divide-se em: título, lide, informações secundárias e detalhes. A linguagem deve ser objetiva, acessível e impessoal, atendo-se a representar a realidade dos fatos, sem inserir julgamento pessoal.

A Gartner define a gestão de leads como um processo de cinco etapas:

  1. Identificar e captar potenciais clientes.
  2. Acompanhar suas atividades e comportamentos.
  3. Qualificar as pessoas interessadas em fechar negócio.
  4. Dar atenção contínua a elas até que decidam fechar negócio.
  5. Passar os leads adiante para o time de vendas.

Leads são os contatos que você gera através das suas ações de marketing. Geralmente qualquer contato que você possua o nome e o número pode ser considerado um lead. Já o prospect é um lead que já foi qualificado pelo setor comercial e começou a ser prospectado pelo mesmo.

Passo a passo para se fazer uma notícia

  1. 1) Definição da temática. ...
  2. 2) Pesquisa sobre o tema/acontecimento. ...
  3. 3) Conhecimento do público-alvo. ...
  4. 4) Elaboração de título e subtítulo. ...
  5. 5) Início do texto: a importância do lide. ...
  6. 6) Uso de elementos complementares.

As informações mais importantes da notícia geralmente aparecem no primeiro parágrafo, chamado “lide”. O lide deve responder a seis questões básicas: o quê , quem, quando, como, onde e por quê. Essa estrutura tradicional permite que logo no início o leitor saiba tudo o que a notícia traz como informação relevante.

O padrão norte-americano de abertura de matérias, o lead, surgiu nos Estados Unidos no final do século XIX. Ele estabelece que o primeiro parágrafo do texto jornalístico deve relatar, de forma sintética, os fatos mais importantes da notícia.

Havendo contestação, forma-se a lide: pretensão do autor versus resistência do réu.

O lide jornalístico existe para transmitir as principais informações da notícia ou da reportagem, artigo… Por isso é baseado nas seis perguntas mais importantes para respostas, que chamamos das “seis perguntas do lide”: O quê, quem, quando, como, onde e por que.

O texto jornalístico (de uma notícia ou reportagem) é composto por algumas partes: título, lide, corpo do texto e imagens. Os títulos devem ser claros, informativos e atrativos. A lide da notícia deve responder algumas perguntas como: o quê? quem?

A notícia, de forma específica, possui uma linguagem clara, precisa e objetiva, uma vez que se trata de uma informação e, por isso, tudo que é relatado precisa estar claro, de modo a fazer com que a mensagem seja transmitida de forma adequada.

Exemplo: “Numa coletiva de imprensa realizada ontem no Palácio Guanabara, o secretário de educação do Rio de Janeiro informou sobre o reajuste salarial de 10% para os professores do estado. Ferreira explicou que a decisão já foi publicada no Diário Oficial e tem caráter emergencial.

A linha fina vem abaixo do título, é escrita em letras menores, complementa e pode também ampliar as informações. Tanto o título quanto a linha fina de uma reportagem costumam ser elaborados levando em conta palavras ou expressões voltadas para causar um efeito de sentido conforme o público que pretende atingir.

Converse com o lead
Se o seu lead não reage, uma boa opção é ser direto e abrir um canal de comunicação transparente com ele. Nesse caso, entre em contato com o lead para entender os motivos que impedem o próximo passo dentro do funil. É claro que essa abordagem deve ser bem planejada para não assustá-lo.

A notícia é um gênero jornalístico que apresenta como objetivo principal informar. Para tanto, trata-se de um texto informativo, geralmente sem teor opinativo. Além disso, apresenta um acontecimento real, cuja linguagem é clara e formal.

Você pode gerar leads gratuitos se relacionando com pessoas de seu mercado e potenciais clientes. Isso pode ser feito presencialmente, conversando com pessoas em eventos e pegando o contato delas, por exemplo. Ou ainda de maneira virtual, através de grupos nas redes sociais, fóruns e outros canais de relacionamento.