Como fazer um laxante caseiro rápido?

Perguntado por: salves8 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

O suco de uva com linhaça ajuda a combater a prisão de ventre, por aumentar o volume do bolo fecal e funcionar como lubrificante, hidratando as fezes e facilitando sua eliminação. 1 copo de suco natural de uvas com semente; 1 pêra com casca cortada em pedaços; 1 colher de sopa de linhaça.

Receitas caseiras são uma boa alternativa para soltar o intestino preso. A vitamina de mamão com linhaça e a vitamina verde, por exemplo, possuem grandes quantidades de fibras e colaboram para facilitar a digestão e melhorar o trânsito intestinal.

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.

Fazer massagens na barriga
Em seguida, massagear para o lado direito até ao umbigo e, por fim, até perto da região inferior da barriga. Esta massagem deve ser realizada por pelo menos 5 minutos e pode ser feita na posição deitada ou sentada.

Veja uma lista de alimentos que têm os mesmos efeitos que suplementos laxantes.

  • Aloe vera. ...
  • Sementes de chia e linhaça. ...
  • Ameixa. ...
  • Vinagre de maçã ...
  • Café

Ingerir mais fibras na alimentação: a ingestão regular de fibras é essencial para o bom funcionamento do trato intestinal. Para isso, basta comer mais alimentos naturais, principalmente feijão, grãos integrais, farelo de cereais, frutas frescas e vegetais.

os osmóticos, que facilitam a evacuação tornando as fezes mais macias, têm ação mais duradoura, podendo ir de 24h a 72h.

Bisacodilo. O bisacodilo tem uma ação dupla: estimula os músculos das paredes intestinais e aumenta o teor de água, que ajuda a amolecer as fezes, favorecendo a evacuação.

chá de sene

Tomar um chá laxante como chá de sene, ruibarbo ou frângula é uma ótima forma natural de combater a prisão de ventre e melhorar o trânsito intestinal. Estes chás podem ser tomados eventualmente para soltar o intestino quando não se consegue evacuar após 3 dias ou quando as fezes estão muito secas e fragmentadas.

Chá de boldo

2. Chá de boldo. O chá de boldo consegue ser eficiente na eliminação dos gases por ser rico nas substâncias boldina e ácido rosmarínico, que possuem elevadas propriedades digestivas.

Confira 8 receitas.

  • Chá de Macela. Indicado para beber 3 vezes ao dia, após as refeições. ...
  • Chá de Carqueja. Tomar 2 ou 3 vezes ao dia, 30 minutos antes das refeições. ...
  • Chá de Pata-de-vaca. Indicado para beber sempre depois de ir ao banheiro evacuar. ...
  • Chá de Pitanga. ...
  • Chá de Quitoco. ...
  • Chá de araçá ...
  • Chá de Romã ...
  • Cidreira.

Você pode apertar com o dedo ou com a unha. Também vale revezar e apertar um pouco o dedo da mão direita e depois o da esquerda, faça isso entre duas e três vezes. Ao apertar você sentirá como se tivesse areia nesta área do seu dedo. E, conforme você o pressiona, ele vai ficando mais mole.

Água fervente e sal grosso – Mais uma dica simples e eficiente, com produtos comuns para a maioria dos lares, e pode ser a solução para vasos sanitários entupidos ainda mais sujos. Você só precisa de água quente e sal grosso (ou bicarbonato de sódio).

Coma mais fibras
As fibras têm a capacidade de amolecer as fezes, retendo a água, e de acelerar a sua viagem pelo intestino. Aponte para um consumo de cerca de 30 gramas diariamente. Vá aumentando a dose aos poucos para não se ver a braços com outro problema: a flatulência (os famigerados gases).

Adultos: Tomar 2 comprimidos em jejum ou ao deitar. Crianças com mais de 6 anos: 1 comprimido em jejum ou antes de deitar. A dose máxima é de 4 comprimidos diários, para adultos e 2 para crianças.

A constipação intestinal está entre as doenças funcionais do intestino mais comuns, onde cerca de 80% das pessoas sofrem com esse problema. Porém, o que muitas delas não sabem é que ficar mais de 3 dias sem ir ao banheiro não deve ser considerado normal, muito pelo contrário, deve ser investigado e tratado.

As fibras alimentares podem ser encontradas em alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras e legumes, além de leguminosas, como feijões, lentilha e grão de bico, por exemplo. Cereais integrais, como arroz, trigo, centeio e a aveia também são excelentes fontes de fibras.

Tamarine do laboratório Hypera Pharma, indicado para ajudar no bom funcionamento do intestino, está entre os primeiros lugares na lista dos laxantes mais vendido no Brasil em valores no MAT de 2021/02 e MAT de 2022/02.

Alguns defensores do vinagre de maçã sugerem misturar cerca de uma colher de sopa de vinagre com uma xícara de água morna e beber a mistura até duas vezes por dia para aliviar a constipação.

Esses estudos demostram que o LACTITOL em virtude de apresentar maior palatabilidade, menor frequência de efeitos colaterais indesejáveis (flatulência e dor abdominal) e propiciar maior adesão ao tratamento, deve ser considerado um laxante osmótico altamente útil no tratamento da constipação crônica funcional.

Como funciona
Estimula o movimento intestinal (cólon) e promove acúmulo de água dentro do intestino, facilitando a eliminação das fezes. Recomenda-se tomar à noite para que se obtenha evacuação na manhã seguinte.