Como fazer um ímã voltar a funcionar?

Perguntado por: rhipolito . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

Um ímã pode ser magnetizado novamente, esfregando um polo de neodímio, por exemplo, contra o polo oposto do antigo ímã, repetindo desta maneira com o outro lado e alcançando o efeito desejado.

Como o imã é um metal, evite molhar as peças.

Os ímãs podem ser encontradas na natureza ou produzidos artificialmente. Os ímãs naturais são feitos de minerais com substâncias magnéticas, como por exemplo, a magnetita. Já os artificiais, são constituídos de materiais sem propriedades magnéticas, mas que podem adquirir características de um ímã natural.

Mas o que de interessante ocorre com água sob a ação de um campo magnético? Se aproximarmos um magneto, destes que usados para pendurar propaganda na geladeira, de um copo de água, não observaremos nenhum movimento na água. O magneto e a água parecem não interagem. A água, no entanto, é repelida pelo magneto.

Uma curiosidade interessante: o ouro não é um metal magnético. Isso significa que ele não será atraído por imãs. Desse modo, quando há uma peça que é composta por outros metais, como o ferro — que é um dos principais materiais utilizados em joias falsificadas — e o níquel, ela será puxada pelo ímã automaticamente.

O teste do ímã
Ele é possível pois o ouro é um metal não-magnético, ou seja, não é atraído por ímãs.

Em razão desse comportamento, esse tipo de material não é atraído por imãs. São exemplos: mercúrio, ouro, bismuto, chumbo, prata etc.

Os imãs não devem estar em contato com uma atmosfera corrosiva ou úmida. Portanto, é conveniente coloca-los em caixas hermeticamente fechadas com partículas de um dessecante (como sílica gel).

Esquentando para esfriar
A substância leva embora o calor extra, o metal esfria e o campo magnético é desligado.

A interferência do campo magnético causado por um ímã próximo ao medidor de energia elétrica, gera alterações na leitura do medidor, o que pode fazer com que a concessionária cobre abaixo do valor real consumido, caracterizando uma possível fraude.

Um ímã pode ser magnetizado novamente, esfregando um polo de neodímio, por exemplo, contra o polo oposto do antigo ímã, repetindo desta maneira com o outro lado e alcançando o efeito desejado.

Existe algum material ou modo de anular um campo magnético de um ímã? Não é possível anular um campo magnético (ou um campo elétrico). Entretanto é possível providenciar que um determinando campo magnético (ou elétrico) se superponha a outro de tal forma que a soma dos dois seja nula.

Ferro magnetizado: 1 íman, magneto, magnete. Exemplo: Os alunos estão estudando a bipolaridade do ímã.

Neodimio

Ímãs de Neodimio. O ímã de neodímio é o mais poderoso de todos os ímãs permanentes. Ele é frequentemente conhecido como "Super Ímã". Ele é usado em aplicações em que uma elevada força magnética é necessária a partir do menor volume possível de material magnético.

Já o termo imã (sem o acento agudo) ou imame é de origem árabe e significa “aquele que guia”, representando o cargo de uma importante figura religiosa para o povo islâmico.

A imantação por indução ocorre quando um material fica exposto ao campo magnético de um ímã permanente por um determinado tempo a ponto de ser magnetizado. Alfinetes deixados em contato com um ímã permanente adquirem a capacidade de se atrair mutuamente, pois o tempo de exposição ao ímã torna-os magnetizados.

Quando passamos um imã perto de um fio de cobre, fazemos o elétrons daquele fio se movimentarem, causando uma corrente elétrica. A energia não surge do nada — gastamos a nossa energia ao movimentar a mão para gerar a energia elétrica.

Ao se quebrar um ímã, observou-se uma outra propriedade: a de inseparabilidade dos polos. Quebrando um ímã em mais pedaços sempre encontraremos novos ímãs com dois polos.

Não é possível partir um ímã em duas partes para separar o polo norte do polo sul. Serrando-se um imã transversalmente, obtêm-se dois novos imãs completos, isto é, surgem na secção de corte polos contrários aos das respectivas extremidades. Quando partimos ao meio um ímã em barra, obtemos dois novos ímãs.

Como saber se é ouro com vinagre
Limpe bem a joia de ouro com uma flanela e aplique duas ou três gotas de vinagre. Espere um pouco e observe a cor da peça. Se não ocorrer mudança de cor, realmente é ouro de verdade (metal nobre não oxida).

3 Ouro não é magnético – De posse de um ímã, as peças podem ser facilmente testadas, o ouro, a prata e o cobre não são atraídos pelo ímã. Já o ferro, aço, níquel e cobalto possuem a propriedade magnética e quando ficam próximos de um ímã há uma atração muito forte.