Como fazer um histograma é polígono de frequência no Excel?

Perguntado por: egomes2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Criar um histograma no Excel

  1. Verifique se as Ferramentas de Análise estão instaladas.
  2. Em uma coluna, digite os dados de entrada. ...
  3. Clique em Dados e, em seguida, em Análise de Dados.
  4. Clique em Histograma e em OK.
  5. Em Entrada, selecione o intervalo de entrada (seus dados) e selecione o intervalo binário.

Os histogramas são usados para mostrar a frequência com que algo acontece. Por exemplo, em um caso onde fosse necessário mostrar de forma gráfica a distribuição de altura de estudantes de uma escola, uma das maneiras mais adequadas para isso seria fazê-lo por meio de um histograma.

Um histograma é uma visualização gráfica de dados usando barras de diferentes alturas. Em um histograma, cada barra agrupa números em intervalos. As barras mais altas mostram que mais dados estão nesse intervalo. Um histograma exibe a forma e distribuição de dados amostrais contínuos.

Um histograma é usado para dados contínuos, em que os intervalos de classe representam a extensão dos dados. Já um gráfico de barra é um gráfico de variáveis categóricas ou discretas. Alguns autores recomendam que os gráficos de barras tenham espaços entre os retângulos para esclarecer a diferença.

O histograma é um gráfico de barras que demonstra a distribuição de dados e frequências. Dessa forma, a base de cada uma de suas barras representa uma classe e a altura a frequência em que a classe ocorre.

Um polígono de frequência é um gráfico que se realiza através da união dos pontos mais altos das colunas num histograma de frequência (que utiliza colunas verticais para mostrar as frequências).

Uma tabela de frequência geralmente inclui duas colunas: uma coluna para os valores do conjunto de dados e outra coluna para as frequências. A coluna de valores lista cada valor único no conjunto de dados, enquanto a coluna de frequências mostra quantas vezes cada valor aparece no conjunto de dados.

Polígonos são figuras geométricas planas, com lados, fechadas e formadas por segmentos de reta que não se cruzam. Eles são renomeados de acordo com o número de ângulos ou de lados, por exemplo: triângulo (3 lados), quadrângulos (4 lados), pentágono (5 lados), etc.

Para construir o histograma no Excel, acesse Dados > Análise de Dados > Histograma. Na janela da ferramenta histograma, entre com os dados em Intervalo de dados, Intervalo dos blocos e peça o gráfico como resultado final.

É formado por colunas retangulares unidas,onde no eixo horizontal, ficam as classes e, no eixo vertical, os valores da frequência (absolutas ou relativas). O histograma é uma das ferramenta da qualidade que mostra a frequência de uma ocorrência num determinado intervalo de classe.

Para encontrar a frequência absoluta de um dado, basta contar quantas vezes ele se repetiu no conjunto, cada valor de variável possui a sua frequência absoluta dentro do conjunto. E) A frequência absoluta é o valor que está no meio do conjunto, conhecido também como mediana.

Para alterar o intervalo entre os rótulos dos eixos, vá até Intervalo entre os rótulos, clique em Especificar unidade do intervalo e, em seguida, digite o número desejado na caixa de texto.

Carregar e ativar as Ferramentas de Análise

  1. Clique na guia Arquivo, em Opções e depois na categoria Suplementos.
  2. Na caixa Gerenciar, selecione Suplementos do Excel e clique em Ir. ...
  3. Na caixa Suplementos, marque a caixa Ferramentas de Análise e clique em OK.

Quais são os seis tipos de histograma?

  • 1 - Simétrico. Este primeiro tipo também é chamado de "distribuição normal". ...
  • 2 - Assimétrico. Como se pode ver pela imagem, ele é assimétrico quando apresenta apenas um pico. ...
  • 3 - Despenhadeiro. ...
  • 4 - Dois picos. ...
  • 5 - Achatado. ...
  • 6 - Ilha isolada.

Vá para a guia Inserir e selecione Gráficos recomendados no grupo Gráficos. 4. Clique na opção Todos os Gráficos, selecione Histograma e depois OK.

Enquanto um histograma é uma espécie de gráfico de barras que demonstra uma distribuição de frequências, um polígono de Frequência é um gráfico em linha, sendo as frequências marcadas sobre perpendiculares ao eixo horizontal, levando em consideração os pontos médios dos intervalos de classe.

Os tipos de frequência são: absoluta, acumulada, relativa e em classes.