Como fazer um furo na tampa de garrafa pet?

Perguntado por: acurado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Para furar com mais facilidade, esquente a ponta do objeto com um isqueiro, fósforo ou vela. Quando a chave de fenda, prego, agulha… enfim, o que quer que você esteja utilizando, estiver com a ponta bem quente, basta fazer pequenos furos na tampinha da garrafa.

A broca mais comum usada para furar plástico com furadeira é a broca de 3 pontas. A broca de 3 pontas tem um ângulo que corta suavemente e funciona bem no plástico porque tem um ponto central que o mantém alinhado deixando o furo perfeito.

As tampinhas plásticas coloridas podem ser separadas por cor e transformadas em novas tampinhas ou outros produtos. Chegando à indústria de reciclagem, as tampinhas passam por um processamento que originará as resinas coloridas de plástico, que são a matéria-prima utilizada para a produção de novos bens.

Por cada quilo de tampinha de garrafa plástica, a indústria da reciclagem paga em média R$ 2,50.

Atividades, Maiores de 3 anos
Guarde dez tampinhas de garrafa pet. Em seguida, recorte um pedaço de papelão e divida-o em nove quadrados menores e iguais. Peça que a criança desenhe uma bola em cinco tampinhas e nas outras cinco um x.

O forno, assim como o micro-ondas, trabalha com altas temperaturas, por isso materiais como isopor e plástico derreterão, e não podem ser utilizados.

Temperos secos
Nunca guarde os temperos nos saquinhos ou embalagens de plástico onde vieram. Este tipo de material normalmente não tem a vedação adequada. – Os porta-condimentos ou porta-temperos são ótimos aliados da conservação e organização.

Caso seus vasos fiquem de médio a grande porte, basta fazer furos no fundo com uma furadeira. Assim, suas plantinhas conseguem escoar a água de forma fácil.

O PET é 100% reciclável e pode ser refundido e moldado várias vezes, mas para que a garrafa possa ser reciclada, é preciso remover a tampa, o lacre e o rótulo (que geralmente são feitos de outro tipo de plástico, o polipropileno). As garrafas são então amassadas e enviadas para companhias que cortam e moem o plástico.

A cola UV (luz ultravioleta) também é uma alternativa, pois serve para unir plásticos de PVC, rígidos e flexíveis. A cola de ciano acrilato, por seu lado, também é muito útil, uma vez que é instantânea.

As tampinhas arrecadadas são trocadas por sacos de rações, produtos de higiene e medicamentos para os animais. Para ajudar a causa, basta separar tampinhas plásticas e trazer no ponto de coleta.

O Tampinha Legal possui mais de 3 mil pontos de coleta distribuídos no Brasil, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Bahia e no Distrito Federal. No site do programa, você pode procurar o ponto de coleta mais próximo.

Cada 150 quilos de tampinhas equivalem a uma cadeira de rodas.

Quantas tampinhas precisa para dar 1 kg? Geralmente cada tampinha de garrafa pet pesa cerca de 1,1 grama. Portanto, para dar 1 Kg você precisa juntar cerca de 909 tampinhas.

Podem ser doados todos os tipos de tampas e lacres de plástico e alumínio, incluindo de garrafas pet, shampoo, geleia, margarina, remédios, bombona de água, produtos de beleza e limpeza, sucos, isotônicos, iogurtes, leites (e muitas outras).