Como fazer um filtro para tirar ferrugem da água?

Perguntado por: azagalo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

É possível, por exemplo, contar com um filtro para poço artesiano que capte os elementos na saída da água. Além de remover a ferrugem da água, esse tipo de filtro, chamado de central, retém contaminantes como areia, cloro e manganês.

A remoção de excesso de ferro em água pode ser realizada por meio de dois processos de aeração, sendo um seguido de coagulação, decantação e filtração. O outro, seguido de contato ou filtração, é o mais indicado para águas limpas que dispensam tratamento químico, como é o caso das águas subterrâneas.

O tratamento da água com gosto de ferrugem é realizado com a aplicação contínua de Econox, um produto atóxico de grau alimentício feito à base de ortopolifosfato de sódio. O produto é lançado aos reservatórios inferiores por meio de equipamento dosador, presente na casa de bombas.

Passo a passo do filtro de água caseiro

  1. Carvão em pó;
  2. 1 garrafa PET;
  3. Tesoura;
  4. Algodão;
  5. Pedras pequenas de aquário;
  6. Areia de aquário.

Essa remoção pode ser feita por meio de filtração, flotação ou sedimentação. Até mesmo os sistemas com troca iônica, microfiltração ou nanofiltração podem ser utilizados. Entretanto, é necessária uma análise de custo para a avaliação da melhor alternativa.

O processo de cloração consiste em adicionar solução de hipoclorito de sódio à água de consumo com o objetivo de gerar o cloro residual livre (na forma de ácido hipocloroso) para inativar os microorganismos patogênicos existentes na água.

A cloração da água da cisterna pode ser realizada com o uso de cloro líquido, como o hipoclorito de sódio encontrado na água sanitária ou produtos de cloro sólido como o hipoclorito de cálcio, em grânulos e em pastilhas ou tabletes.

A coloração amarelada ou marrom indica a presença de ferro. Se a água ou sólidos depositados no fundo estiverem verdes ou azuis escuro, isso significa a presença de manganês ou cobre. Esses três metais podem ser encontrados nas águas utilizadas para abastecimento de piscinas geralmente vindas de minas, poços ou lagos.

Basta jogar um pouco de vinagre branco sobre a parte enferrujada e deixar agir por algumas horas. Após isso, passe uma esponja ou pano macio para remover a sujeira. Depois, passe um produto de limpeza que você usa no dia a dia para tirar o cheiro de vinagre e seque muito bem com um pano seco.

Ferver a água é uma das maneiras mais simples de filtrar a água da torneira. O processo de fervura é capaz de matar bactérias e outros micro-organismos, eliminando contaminação e deixando o líquido próprio para o consumo. Para fazer essa filtragem, basta passar a água por um pano limpo e depois levar ao fogo.

O Carvão Ativado consiste em uma esponja porosa sólida e preta. É usado em filtros de água e até em medicamentos que removem seletivamente toxinas e processos de purificação química. O Carvão Ativado é um material extremamente poroso que atrai e retém uma grande variedade de contaminantes prejudiciais.

A água para consumo humano deve ser filtrada (com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo), e, posteriormente, fervida. A fervura da água elimina bactérias, vírus e parasitas; por isso, é o método preferencial para tratamento da água de consumo humano.

Em geral, o excesso de ferro na água do poço pode estar relacionado ao longo período de repouso. Quando isso ocorre, o mineral reage com o oxigênio, o que dá à água a cor amarelada.

O acúmulo deste material no corpo humano, devido a ingestão de água com níveis excessivos, podem causar graves problemas de saúde, visto que prejudica o fígado e o sistema nervoso central provocando sintomas como rigidez muscular, tremores das mãos e fraqueza.

A ferrugem é resultado da oxidação do ferro devido ao contato com o oxigênio presente na água e no ar. A única forma de evitar que objetos feitos de ferro (facas, máquinas, ferramentas, etc.)

Embora seja natural, a água de poço não é necessariamente potável e pode estar inadequada para o consumo humano imediato. Quer dizer, em muitos casos ela não se enquadra nos padrões vigentes de potabilidade, que no Brasil são estabelecidos pela Portaria de Consolidação Nº 5 (Anexo XX), de 28 de setembro de 2017.

Posicione o copo com água contra a luz e veja se há a presença de algum corpo estranho, ou mesmo se você consegue enxergar por entre o copo. Caso ela esteja embaçada, dificultando a visibilidade, pode ser que haja poluição e ferrugem nos dutos ou encanamentos fluviais.

O Cristal de Enxofre trabalha no chakra do umbigo ou plexo solar e sua principal função é a de eliminação. Não deve ser colocado em água, pois se dissolve muito facilmente.

A água sanitária usada nos reservatórios não pode conter alvejante ou perfume. Para o cálculo da quantidade de cloro líquido/água sanitária, considere: 1 colher de sopa = 10mL, ou seja, 100mL = 10 colheres de sopa. Quando existir, a cisterna deve ser sempre utilizada.