Como fazer um fanzine passo a passo?

Perguntado por: lfogaca . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos
  1. Deixe seu texto respirar. Longos blocos de texto fazem a leitura ficar. ...
  2. Mescle imagens com o texto. ...
  3. Ao usar imagens para ilustrar o texto, use margens. ...
  4. Respeite a hierarquia da informação. ...
  5. Quando trabalhar com tópicos, use margens e bullets (aquelas bolinhas na. ...
  6. Não use itálico, negrito e sublinhado na mesma palavra.

É uma revista feita por um fã de qualquer assunto (isso não é regra), pode abordar temas como feminismo, ficção, música, história em quadrinhos, tipo de alimentação, cartoon, fatos históricos etc. Pode ser escrito em forma de poesia, conto, documentário, entrevista, só imagens, entre outras opções.

O termo "fanzine" vem da junção das palavras "fanatic" e "magazine": "revista de fanático" ou "revista de fã". É uma publicação de caráter experimental ou amador, na qual se aborda algum assunto de que se é fã (normalmente quadrinhos), visando fazer amizade com leitores aficionados da arte ou do tema em questão.

Há dois tipos de produção de Fanzines: os impressos, geralmente feitos em papel sulfite, e os e-zines, sites que possuem a mesma finalidade e filosofia de um Fanzine.

Nesse sentido, o fanzine vem se destacando nos últimos tempos como veículo de divulgação da ciência em diferentes contextos. No caso do ambiente escolar, pode se tornar uma ótima opção de produção escrita, vinculada às aprendizagens de determinado conteúdo.

Os fanzines também podem ser chamados pela sua abreviação apenas de zine. Portanto, quem faz zine pode ser chamado de fanzineiro/fanzineira ou simplesmente zineiro/zineira.

Para confecção do fanzine, você precisa primeiro realizar a leitura e estudo do material proposto. Depois, ao criar o seu fanzine, traga citações de artigos, fotos, desenhos, informações sobre o tema. Pode ser utilizado para trabalhar diversas temáticas, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior.

1. Para fazer um Fanzine é necessário uma folha mais grossa (papel canson) para ser a capa, vale até pensar em folhas coloridas, e outras três folhas A4. Para que fique no tamanho menor vale dobrar as folhas ao meio e juntá-las formando um caderninho.

O fanzine começa a ser muito utilizado atualmente no meio acadêmico, onde tem aparecido como objeto teórico e prático em cursos de graduação e pós-graduação, como os que foram ministrados por Elydio dos Santos Neto88, que aplicava os quadrinhos e os fanzines para profissionais e mestrandos da educação e pedagogia, de ...

Resposta: Um fanzine (aglutinação de fã e magazine ou zine) é uma publicação não profissional e é escrita por entusiastas de uma cultura particular fenômeno (como um gênero literário ou musical) para o prazer de outros que compartilham seu interesse.

Por conta de ter como características promover a autonomia na produção de uma mídia, o fanzine apresenta-se como objeto de fácil acesso para ser utilizado como ferramenta que possibilita a participação em diversos segmentos da sociedade(escola, movimentos sociais, associações comunitárias, entre outros).

O gênero textual fanzine se configura como um veículo artístico discursivo, representante de uma cultura minoritária, pelo qual é expressa a contrariedade perante o sistema vigente. O caráter independente e de não subserviência às imposições do mercado, deu ao fanzine o título pejorativo de “literatura marginal”.

Novos fanzines têm impressão mais bem acabada, edições de 300 páginas e podem custar até R$ 200.

O termo zine veio de fanzine, aglutinação de fan magazine, em outras expressões: “revista de fãs”. Tornando-se popular como um meio de divulgação de trabalhos artísticos, literários, musicais ou de qualquer outro tipo de cultura.

O Cobra

O primeiro zine a ser publicado no Brasil foi 'O Cobra', manifesto do Órgão Interno da 1. ª Convenção Brasileira de Ficção Científica, que teve palco em São Paulo, de 12 a 18 de setembro de 1965.

Geralmente, a maioria dos fanzineiros opta por fazer os fanzines em tamanho A5 (metade de uma folha A4), já que é o tamanho que normalmente se vê em gibis e em mangás e não é tão grande quanto uma A4.

Jerry Siegel

A história do fanzine remonta ao início do século XX, quando em 1929 Jerry Siegel criou um dos primeiros fanzines da história com temática de ficção científica, intitulado Cosmic Stories.

Os primeiros fanzines apareceram nos Estados Unidos da América na década de 1930, editados por jovens adultos, inicialmente dedicados à ficção científica, mas logo a surgir o primeiro em 1936 dedicado à Banda Desenhada.

O termo “Fanfic” vem de Fan Fiction, ou ficção de fã, uma história fictícia por um fã. Fanatic magazine, ou, fanzine é a denominação dada a qualquer tipo de revista que traga qualquer tipo de conteúdo feito de fã para fã!

Fanzines ou zines são projetos pessoais que são produzidos por meio de sua publicação em copiadoras (chamadas “xerox”) ou gráficas rápidas. É uma ferramenta de comunicação que serve de suporte para mensagens, com potencial para se tornar um veículo para uma rede de interlocutores sobre um tema específico.

Resposta verificada por especialistas
Uma fanzine nada mais é do que uma publicação que remete ao formato de revista (referente ao termo magazine). Assim como o apontado pela alternativa C, as fanzines são publicações simples feitas de maneira independente.