Como fazer um fantoche de papel e palito?

Perguntado por: samorim . Última atualização: 18 de maio de 2023
/ 5 11 votos

Primeiro, trace um círculo no papel sulfite com a caneta hidrográfica. Depois, corte o círculo com a tesoura. Em seguida, dobre o círculo ao meio e corte uma abertura para o nariz do fantoche. Coloque o palito na abertura e amarre as extremidades do papel para fixá-lo.

Passo a Passo
Use duas vezes o tamanho da garrafa pet, um bem próximo da outra, para que ao dobrar os dois círculos, o formato seja da boca do fantoche. E depois recorte. Corte a garrafa pet ao meio. O tamanho do lado da parte de baixo da garrafa, deve ser o que formará a cabeça do fantoche.

Os dedoches são bonecos e fantoches manipulados com um ou dois dedos. Eles podem ser feitos de tecido, E.V.A. ou mesmo de papel, sendo bem fáceis de criar. Além disso, você pode incentivar a ajuda da criança como parte do processo.

Para que o momento seja ainda mais completo, aí vão algumas dicas que podem ajudar você durante o teatro de fantoches:

  1. Se inspire nos livros favoritos do seu pequeno. ...
  2. Traga a realidade do seu filho para a história. ...
  3. Improvise e seja criativo! ...
  4. Abuse das interações. ...
  5. Crie novos personagens.

Quem manipula uma marionete é um titereiro ou marionetista.

Normalmente, quem manipula os fantoches são os marionetistas, que se apresentam escondidos atrás de uma tela. Apenas os bonecos ficam visíveis em pequenos palcos.

Fantoche ou títere (um empréstimo do espanhol títere) é uma forma particular de marioneta ou marionete animada por uma pessoa e que se distingue pela manipulação que resulta da introdução da mão numa espécie de luva em que o dedo indicador vai suportar a cabeça do boneco, o polegar e o anelar suportam e movem os braços ...

As brincadeiras com fantoches permitem que a criança desenvolva a expressão oral e artística, pois os bonecos levam a criança sempre ao mundo da imaginação e do faz-de-conta. Já os alunos maiores (geralmente do ensino fundamental), usam o fantoche para expressarem seus pensamentos de uma forma mais livre.

Do francês TRINGLE (vara). Nessa modalidade, o boneco tem o corpo sustentado por uma haste metálica fixada na cabeça. Pode-se adicionar movimentos de cabeça, pernas e mãos de forma simplificada.

Confira a seguir, a lista de materiais básicos para você poder fazer fantoches de EVA, anote aí:

  1. Folhas E.V.A. diversas cores.
  2. Tesoura.
  3. Cola quente.
  4. Cola instantânea para artesanato.
  5. Caneta permanente para CD preta.
  6. Palito de churrasco.

Mamulengo é um tipo de fantoche, típico do nordeste brasileiro, especialmente do Estado de Pernambuco. A origem do nome é controversa, mas acredita-se que ela surgiu de mão molenga, mão mole, ideal para dar movimentos vivos ao boneco.

O fantoche de mão é um poderoso instrumento de comunicação e interação com as crianças, pois ele possibilita o desenvolvimento da imaginação, da criatividade, do vocabulário, da atenção, da concentração e da socialização.

Pegue uma caneta atóxica e pergunte para cada pequeno com quais personagens gostaria de brincar. Desenhe os personagens escolhidos nas pontinhas dos dedos. Pinte alguns personagens nos seus dedos também. Conte a história.

Dedoches são fantoches usados para contar histórias através dos dedos . Tem como objetivo desenvolver a coordenação , criatividade e carater ludico . São de confecção de feltro . Medidas aproximada: 11 cm de altura x 8cm de comprimento.

Caso você não tenha os bonecos, crie fantoches com meias e adesivos para criar cabelos e olhos. Se preferir, imprima imagens dos personagens da sua história e faça a colagem do papel nas meias para criar o fantoche. Traga a realidade da criança para dentro da história que você irá contar.

Pegue um fantoche ou dedoche e conte uma história ou faço os bonecos “conversarem” entre eles e com a criança. Utilize vozes diferentes nos diálogos e envolva o pequeno nas conversas, fazendo com que os bonecos façam perguntas a eles.

Pegue o fundo e recorte um buraco no centro. Reforce as laterais da parte de dentro colando uma faixa de papelão. Cole o papel de presente nas laterais externas e na frente. Na hora de grudar, deixe um centímetro a mais no lado de fora para fazer o acabamento.

Nas diferentes regiões brasileiras, o boneco de luva ou fantoche possui denominações diversas como: Briguela ou João Minhoca, em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro; Mané Gostoso, na Bahia; Mamulengo, em Pernambuco; e João Redondo, no Rio Grande do Norte e Paraíba.

História. O teatro de fantoches é uma antiga forma de expressão artística originada há cerca de três mil anos. Desde então, os bonecos foram usados para alegrar e comunicar ideias ou necessidades de várias sociedades humanas. Alguns historiadores defendem que seu uso antecipou os atores no teatro.

FANTOCHE – deriva do Italiano fantaccino, de fante, forma abreviada de infante. Como se vê, também na rubrica “entretenimento” os frutos da raiz citada se fazem presentes.