Como fazer um exame de DNA caseiro?

Perguntado por: lesteves . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

Realizar o teste de DNA é bem simples!

  1. Compre o kit de autocoleta DNA Secreto. Peça seu kit de DNA Secreto, escolha a amostra de sua preferência e a embalagem na qual você gostaria de receber o produto. ...
  2. Faça a coleta do material genético. ...
  3. Envie para análise.

A Genomic é especialista na realização de exames com unhas. Para esse tipo de perícia solicitamos no mínimo 10 fragmentos (pedaços) de unha, sem esmalte de cada participante. Dessa forma podemos analisar o DNA nuclear e determinar a paternidade.

O teste, que envolve pai, mãe e filho, custa R$ 700,00. O teste é realizado apenas com células bucais, não sendo feito, neste caso, através do cabelo ou da unha. Os usuários solicitam o kit, e recebem em casa a caixa com um estojo de coleta e um folheto explicativo, coleta e envia ao laboratório.

Descobri que NÃO SOU O PAI BIOLÓGICO DO MEU FILHO. E agora? Diante desta situação, é possível requerer judicialmente a DESCONSTITUIÇÃO DA PATERNIDADE através de uma AÇÃO NEGATÓRIA DE PATERNIDADE.

O kit de paternidade anônima é fácil de utilizar e a coleta é realizada por você mesmo, através de amostras de mucosa bucal do filho e do suposto pai. Depois basta enviá-las ao laboratório, de forma anônima, para a realização da análise de DNA.

- A realização de exame de DNA pelo pai sem autorização da mãe que exclua a paternidade não constitui, por si, ato ilícito e ofensivo ao patrimônio imaterial da mãe e do próprio menor, sendo desse último o direito de ter reconhecido o verdadeiro pai.

O serviço é gratuito às pessoas de baixa renda, mediante assinatura de declaração de hipossuficiência. Para fazer a inscrição é necessário que todos os envolvidos – filho, mãe e suposto pai – estejam de acordo com a realização do exame e se comprometam a comparecer juntos na data designada para a coleta.

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), órgão vinculado à Secretaria de Justiça e da Cidadania do Estado, e o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP/SP) preparam-se para atender as famílias que necessitam realizar o teste de paternidade.

A maneira mais segura de identificar o pai de um bebê, é através do teste de paternidade, o exame de DNA. Entretanto, o tipo sanguíneo pode ser um caminho para essa descoberta, em alguns casos. O tipo sanguíneo do filho(a) é uma combinação entre os tipos de sangue do pai e da mãe.

É possível realizar a identificação de um indivíduo através de sua escova de dentes em cerca de 90% dos casos. O DNA Reference é o único laboratório a realizar esse tipo de exame quando o sigilo é exigido.

O fio de cabelo com o bulbo capilar (raiz) tem o DNA Nuclear, aquele que permite a identificação direta do indivíduo. Caso o fio venha sem o bulbo (o que acontece por exemplo quando cortamos o cabelo no salão) só será possível identificar o DNA Mitocondrial.

Fios de cabelo e/ou pêlos sem bulbo capilar só podem ser utilizados em casos de identificação genética pela análise do DNA mitocondrial. Neste caso, fica excluída a possibilidade de realizar investigação de paternidade. Devem ser coletados no mínimo 10 fios. O material deve ser armazenado em um saco plástico limpo.

O resultado do teste aparece em porcentagens, mas geralmente com as descrições na frente e na parte de baixo vem escrito a probabilidade da paternidade ou a exclusão da mesma.

O exame de DNA Secreto da Biogenetics é realizado por PCR (reação em cadeia da polimerase). Em simples palavras, é uma técnica que faz cópias de uma região específica do DNA e através de vários marcadores genéticos, permite identificar com 99,999% de precisão se há vínculo genético entre duas amostras ou mais.

Exame de DNA
A coleta do DNA pode ser feita após o nascimento do bebê, que terá o seu material genético comparado com o do possível pai, via fios de cabelo ou saliva, por exemplo. A forma mais simples de saber quem é o pai do bebê é calculando datas, mas muitos casos se resolvem facilmente depois do nascimento.

O exame de DNA pode identificar possíveis alterações no DNA da pessoa, podendo indicar a probabilidade do desenvolvimento de doenças e a chance de ser transmitida para as futuras gerações, além de ser útil para saber suas origens e seus ancestrais.

Quanto custa? Como se caracteriza, basicamente, como um registro de nascimento, o ato de registro de reconhecimento de paternidade é gratuito em todo território brasileiro.

Antigamente, antes da existência do ADN, eram utilizados outros métodos para aferição da paternidade, como a cor dos olhos, tipo de sangue e lóbulo da orelha. Existem calculadoras online que fazem estes cálculos de paternidade , contudo, este cálculo nunca substituí um exame de paternidade.

Os preços variam entre os laboratórios, mas hoje em dia, em média, custam à partir de 500 reais, com opções até de parcelamento dependendo da empresa.

Como o tipo de sangue é codificado no DNA, a criança herda um alelo de cada pai. Portanto, avaliar o tipo de sangue de uma criança pode fornecer informações sobre os possíveis tipos de sangue dos pais.