Como fazer um ECG passo a passo?

Perguntado por: ubrito . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.2 / 5 2 votos

O paciente deve estar deitado e os eletrodos são posicionados no peito, nos punhos e nos tornozelos. Os equipamentos colocados no peito devem estar nas posições de V1 a V6, formando o plano horizontal para o registro da atividade elétrica do coração. O ECG dura de 5 a 15 minutos para ser concluído.

O que é eletrocardiograma e para que serve? O Eletrocardiograma também é chamado de ECG ou eletrocardiografia. É um exame que avalia a atividade elétrica do coração por meio de eletrodos fixados na pele. Através desse exame, é possível detectar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto.

Não é necessário nenhum preparo específico ou jejum antes da realização de um Eletrocardiograma. Os medicamentos de uso contínuo devem ser tomados normalmente no dia do exame.

De preferência vir para o exame com vestuário em duas peças (evitar vestidos), pois é necessário expor o tórax. As mulheres terão que retirar a blusa e o sutiã e receberão um avental o qual deve ter a abertura voltada para frente.

Normalmente, cada quadrado pequeno na horizontal corresponde a 40 milissegundos (ms) de duração. Assim, um segundo corresponde a 25 quadrados pequenos. Desta forma, a regra é que a velocidade do papel do eletro seja de 25 quadrados pequenos por segundo o que é o mesmo que dizer 25 milímetros por segundo (25 mm/s).

Infradesnivelamento do segmento ST é uma alteração no traçado do eletrocardiograma que pode revelar problemas cardiovasculares. Esse achado surge diante de uma depressão no trecho que faz a ligação do final do segmento QRS à onda T.

V1 — localizada no quarto espaço intercostal direito, registra o potencial dos átrios esquerdo e direito, parte do septo intraventricular e do ventrículo direito (parede anterior).

Os erros mais comuns ao fazer eletrocardiograma são:

  • Falta de preparo da pele.
  • Má posição dos eletrodos no tórax.
  • Trocas dos eletrodos nos braços e pernas.

O exame de ECG e EEG pode ser realizado por qualquer um dos membros da Equipe de Enfermagem, tendo em vista que não é privativo de nenhuma profissão, é um exame simples e repetitivo.

A Parada Cardiorrespiratória (PCR) se define como uma perda súbita de oxigenação e função cardíaca que exige intervenção rápida e eficaz do profissional de saúde para garantir que a oxigenação e circulação seja restabelecida à vitima sem prejudicar órgãos vitais.

O eletrocardiograma (ou ECG) é feito para avaliar a existência de arritmias cardíacas, infarto do miocárdio ou bloqueios do sistema de condução cardíaco. Geralmente, é um exame realizado como diagnóstico inicial do paciente, pois costuma apresentar a condição cardíaca do(a) paciente em repouso.

Entre os recursos mais utilizados, destacam-se o eletrocardiograma, que mede atividade elétrica do coração, o ecocardiograma, um tipo de ultra-sonografia que pode identificar doenças cardíacas que estejam causando a arritmia, o teste de esforço, que investiga a saúde das coronárias e o comportamento do ritmo cardíaco ...

O primeiro passo é se alimentar normalmente antes do exame. Você também pode ingerir líquidos à vontade, mas bebidas alcoólicas não são recomendadas. Afinal, elas podem alterar o ritmo de seus batimentos e fazer com que o resultado seja inconclusivo.

Uma frequência cardíaca perto dos 180 bpm é sinal de alerta total e perigo de morte.

É possível ter infarto com ECG normal? Sim, é possível. Daí a importância de realizar o monitoramento periódico através de ECG e dosagens de enzimas que servem como marcadores cardíacos.