Como fazer um disco de Newton simples?

Perguntado por: eapolinario . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

Facebook

  1. Pintar as 7 cores em um círculo de papel, como ilustrado na figura.
  2. Colar num círculo de papelão de mesmo tamanho do círculo anterior.
  3. Fazer 2 furos no meio.
  4. Passar um pedaço de barbante em cada furo.

Ele é construído sobre um disco dividido em sete fatias, como as de uma pizza, e pintadas com cada uma das sete cores primárias estabelecidas por Newton. Esse disco, ao ser girado, parece ter a cor cinza, ao invés da branca.

O que chamamos de luz visível (ou luz branca) corresponde a uma estreita faixa do espectro da radiação solar cujo comprimento de onda situa-se entre 400 e 700nm, cujos comprimentos nos possibilitam enxergar em cores.

Embora a luz branca seja constituída por sete cores (vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta), não é necessário combinar todas estas cores para se obter novamente luz branca. Basta misturar as chamadas cores primárias da luz (vermelho, verde e azul) para obter esse efeito.

Síntese aditiva ou tríade aditiva são as cores primárias de luz: o vermelho, verde e azul. A união dessas três cores forma a luz branca.

No grupo cor luz, as cores primárias são vermelho, verde e azul. É o sistema RGB (red, green e blue). A combinação destas três cores gera o branco e a ausência da cor luz o preto.

O branco e o preto (convencionalmente designados por cores) são apenas resultado da presença ou da ausência de luz. A cor branca é a luz pura, quando há uma reflexão total das sete cores. Já a cor preta nada mais é do que a ausência total de luz, porque nesse caso as cores não se refletem, elas são absorvidas.

É dentro da retina que as imagens são formadas, nela, existe uma camada de células bem pequenas e sensíveis à luz – os fotorreceptores. Eles são de dois tipos: bastonetes, que funcionam em lugares mais escuros, e os cones, que se adaptam à luz e são responsáveis pelas cores que enxergamos.

Por meio de um simples experimento Isaac Newton percebeu a dispersão da luz branca, ou seja, conseguiu visualizar que se a mesma incidisse sobre um prisma de vidro, totalmente polido, dava origem a inúmeras outras cores. Foi a partir daí que esse cientista começou seus estudos sobre as cores dos corpos.

No grupo das cores quentes está o vermelho, o laranja e o amarelo. As cores quentes são aquelas que transmitem sensação de calor, alegria e descontração.

É um dispositivo utilizado em demonstrações de composição de cores. Recebeu esse nome pelo fato do físico e matemático inglês Sir Isaac Newton ter descoberto que a luz branca do Sol é composta pelas cores do arco-íris.

Por que a luz se decompõe ao passar por um prisma? Quando a luz passa de um meio para outro - como do ar para o vidro ou plástico -, sua direção muda. Esse desvio é chamado refração, e por causa dele enxergamos uma colherinha dentro de um copo com água como se estivesse "quebrada".

Resposta: Essa cor não absorvida é a cor que vemos o objeto! ... Logo a cor preta, nada mais é que a mistura de todos pigmentos de cores. Podemos dizer então que quando uma camiseta se apresenta aos nossos olhos na coloração preta, é porque a mesma está absorvendo todas as cores do feixe de luz.

O céu é azul porque a luz solar, ao atravessar a atmosfera terrestre, é refratada e atinge os átomos dos gases oxigênio e nitrogênio, que a dispersa em todas as suas cores, com seus respectivos comprimentos de onda, refletidos por essas partículas. A cor que se dispersa e é mais bem refletida é a azul.

luz branca

Portanto, se olharmos para o Sol do espaço, os fótons alcançam nosso córtex visual — a parte do cérebro responsável pelo processamento da informação que chega através dos olhos — simultaneamente. E o resultado que vemos é a luz branca. Essa é considerada a "verdadeira" cor do Sol.

As lâmpadas LED são muito mais eficientes, chegando a ter um desempenho 80% maior do que a incandescente.

Veja um exemplo: a cor vermelha é a que menos se desvia quando inserida no prisma, portanto ela possui maior velocidade de propagação. Já a cor violeta é a cor que mais se desvia quando inserida em um prisma, portanto dizemos que ela possui a menor velocidade dentre as outras cores.

A lua cheia muda de cor conforme se eleva no céu. No nascente apresenta-se amarelada e depois, quando já se encontra elevada no céu, é branca. Durante um eclipse total, a Lua pode se apresentar com uma variedade de cores en- tre marrom e amarelo.

Na atividade com a "caixa de luz", o amarelo foi obtido pela combinação da luz vermelha com a verde; o vermelho-azulado (magenta) é obtido pela combinação da luz vermelha com a luz azul, e o verde-azulado (ciano) é a combinação da luz verde com a luz azul. O amarelo, o magenta e o ciano são as cores ditas secundárias.

Assim, se misturarmos o branco com o preto surge o cinza, uma cor neutra que contém pouco reflexo.

Misturar branco à tinta verde fará com que você obtenha um tom mais próximo do menta.