Como fazer um Desfralde consciente?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 8 votos

Para colocar em prática o desfralde consciente, a principal dica é permitir que a criança guie o processo, observando e ajudando apenas quando necessário. Intervenções além disso são formas de ditar o ritmo desse processo, e isso deve ser feito apenas pela criança.

2 anos de idade

Qual é a idade do desfralde? Antes dos 2 anos de idade, a criança ainda não apresenta maturidade o suficiente para ter controle sobre o xixi ou cocô. Por isso, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o período mais comum para o desfralde na educação infantil é entre 2 anos e meio ou três anos.

5 passos para tirar a fralda sem gerar traumas na criança

  1. CONVERSE. O primeiro passo é falar com a criança sobre esse processo. ...
  2. APRESENTE AS OPÇÕES. Penico ou adaptador para o assento do vaso sanitário. ...
  3. ESTIMULE PELO AMBIENTE. Torne o banheiro um local amigável. ...
  4. POSIÇÃO CORRETA. ...
  5. ATENTE AOS SINAIS.

Quando o desfralde é considerado tardio? Um desfralde considerado atrasado ou tardio é quando a criança já possui todo o controle esfincteriano – ou seja, já é capaz de fazer suas necessidades na hora e no lugar correto, sem a supervisão dos pais ou de um responsável -, porém continua usando fraldas.

A criança pode preferir o troninho, mas pode ser que ele não caiba no seu banheiro e aí, ou você cria uma alternativa (por aqui acabamos colocando dentro do box) ou usa um redutor de assento.

A Sociedade Brasileira de Pediatria afirma que o desfralde é uma responsabilidade da família.

Vestir a criança sem fralda, com as cuecas novas que compraram juntos. Explique o que vai acontecer naquele dia, dizendo que vão tentar que as cuecas fiquem secas até ao final do dia. Vá dando água e frutas sumarentas à criança, ao longo do dia, para que esta sinta mais vontade de fazer xixi.

O papel da escola é muito importante para ajudar a trabalhar com os fatores emocional e comportamental. Um exemplo simples é que a escola ofereça sanitários com diferentes tamanhos, adaptados para crianças de todas as idades, de forma que os menores também passem a ver isso como algo natural.

Você pode experimentar sair uma hora pela manhã e 1 hora pela tarde, sempre incentivando a criança a usar o penico antes de sair de casa. Após o primeiro fim de semana de prática. Após o longo fim de semana, mantenha a atenção de toda a família para conduzirem seu filho ao banheiro sempre que surgir a necessidade.