Como fazer um DDS motivacional?

Perguntado por: alacerda3 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 12 votos

O diálogo deve ser rápido e objetivo. Assim é mais fácil fazer com que os colaboradores mantenham o foco durante todo o tempo; busque levar temas atuais, interessantes e que realmente agreguem algum valor para quem está ouvindo; não tente falar muito difícil.

Motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos. A motivação envolve fenômenos emocionais, biológicos e sociais e é um processo responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento de objetivos.

Geralmente, o DDS é ministrado pelo líder da equipe ou por um técnico de segurança. Mas também pode ser feito por um profissional do SESMT ou do CIPA, por um engenheiro de segurança ou até mesmo, eventualmente, por profissional convidado.

Como o próprio nome já sugere, o DDS deve ser realizado diariamente, geralmente antes do início da jornada de trabalho. A duração do Diálogo gira em torno de 10 a 15 minutos e são conduzidos pelo líder da equipe, mas com participação ativa do Técnico ou Engenheiro de Segurança do Trabalho da empresa.

Manter uma alimentação rica e saudável ajuda a combater o estresse. A mudança de hábitos é fundamental para ter um resultado produtivo com o estresse. É importantíssimo cuidar bem do corpo e da mente, seja com práticas esportivas e de meditação, como oração e relaxamentos.

O que é motivação

  • O que motiva você
  • Dinheiro.
  • Reconhecimento.
  • Tarefa realizada.
  • Poder.
  • Apreciação.
  • Autonomia.
  • Propósito.

As ações motivacionais têm o objetivo de investir nas pessoas, ajudando com o desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários. Com essa política, a empresa demonstra que se preocupa com cada indivíduo que faz parte das equipes.

Existem dois tipos de motivação, intrínseca e extrínseca.

Confira, a seguir, algumas dicas importantes sobre como fazer um DDS e auxilie os seus colaboradores!

  1. Seja específico com o seu público. ...
  2. Trate a prevenção de acidentes de maneira positiva. ...
  3. Utilize o storytelling como estratégia. ...
  4. Adote a comunicação não violenta. ...
  5. Incentive a troca de ideias. ...
  6. Utilize a tecnologia a seu favor.

1) Motivação de Realização: o desejo de se aperfeiçoar e fazer da melhor maneira possível uma atividade; 2) Motivação de Poder: o desejo de obter e exercer influência nos relacionamentos interpessoais; 3) Motivação de Afiliação: o desejo de se sentir integrado em um grupo, o desejo de pertença.

Os três elementos-chave em nossa definição são intensidade, direção e persistência. Intensidade se refere a quanto esforço a pessoa despende. Este é o elemento a que mais nos referimos quando falamos de motivação.

Fatores motivacionais que são internos, ou seja, são sentimentos gerados dentro de cada indivíduo a partir do reconhecimento e da auto-realização gerada através de seus atos. Já David McClelland identificou três necessidades que seriam pontos-chave para a motivação: poder, afiliação e realização.

Liderar pelo exemplo é mais do que apenas ter um discurso bonito. Trata-se de ficar de mãos dadas com sua equipe, ter cuidado com o que você diz e ouvir as pessoas. Ao liderar pelo exemplo, você ocê está mostrando a sua equipe como trabalhar junto, e como se comportar em um ambiente profissional.

É uma metodologia que permite abordar diferentes temas a partir da visão dos trabalhadores, criando um ambiente favorável para expor os riscos e ideias ou ações preventivas que vão melhorar a segurança e saúde.

Confira os benefícios do DDS:

  1. DDS como aliado da produtividade dos colaboradores. ...
  2. Satisfação dos colaboradores. ...
  3. Comunicação interna. ...
  4. Treinamento do uso de equipamentos. ...
  5. Rotina de acompanhamento no dia a dia. ...
  6. Redução de custos. ...
  7. Redução de acidentes de trabalho. ...
  8. DDS como gestão da empresa.

O DDS é importante para conscientizar os colaboradores, sendo o momento ideal para o profissional responsável pela atividade provocar reflexões entre os envolvidos, gerando tanto a partilha de exemplos de acidentes e incidentes, como discussões sobre elementos que poderão ser melhorados no cotidiano.

Saúde mental no trabalho: 7 dicas para manter o equilíbrio no dia...

  1. Tenha uma rotina de relaxamento pela manhã ...
  2. Expresse os seus sentimentos. ...
  3. Desenvolva a resiliência. ...
  4. Confie na sua competência. ...
  5. Faça pausas durante o dia. ...
  6. Respeite os seus limites. ...
  7. Cuide da saúde fora do trabalho.