Como fazer um currículo para jovem que nunca trabalhou?

Perguntado por: rmarinho . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

O que colocar no currículo se nunca trabalhei?

  1. Dados Pessoais. Esta deve ser a primeira informação do currículo. ...
  2. Habilidades e competências técnicas. Liste todas as suas habilidades que sejam úteis à vaga. ...
  3. Experiência (em estágios ou voluntariados!) ...
  4. Formação. ...
  5. Línguas. ...
  6. Cursos e outras atividades.

É fundamental adicionar:

  1. Suas conquistas e experiência;
  2. Suas habilidades e talentos relevantes;
  3. O que você oferece para a organização;
  4. Seus objetivos profissionais a longo prazo.

“Minha carreira está no início, mas estou em busca de uma oportunidade para demonstrar meu talento e minhas habilidades. Acredito que possa compensar a falta de experiência com dedicação e empenho.”

Objetivos para quem procura o primeiro emprego
O meu desejo de crescimento é grande e permite que eu encare novos desafios. Quero contribuir para a melhoria constante da performance da empresa.” “Busco uma oportunidade de aplicar os conhecimentos que adquiri durante o meu período de estágio.

Sobre mim no currículo: o que é, como fazer e importância!

  1. Conheça mais sobre a oportunidade e perfil da empresa.
  2. Inicie compartilhando qual é a sua formação.
  3. Valorize as suas habilidades socioemocionais.
  4. Inclua outras características pertinentes com a oportunidade.

Tocar projetos pessoais, ajudar voluntariamente organizações relacionadas ao tema e investir em cursos e eventos, por exemplo, são ótimas maneiras de entrar em contato com um novo universo. A melhor parte? Angariar experiência não é difícil e há muitas portas abertas por aí. Basta saber onde elas estão.

Quando você não tem experiência, deve considerar outras situações da vida – pessoal ou estudantil, por exemplo – para responder às perguntas do recrutador. Se ele perguntar, por exemplo, como você trabalha em equipe, a dica é citar situações em que isso tenha acontecido durante um trabalho da escola ou da faculdade.

Sugestão de estrutura do currículo

  1. Dados pessoais. Deve conter apenas os seguintes dados: ...
  2. Objetivo. Colocar aqui o seu objetivo profissional de forma sucinta, evite colocar o cargo pretendido.
  3. Resumo Profissional. ...
  4. Experiência Profissional. ...
  5. Formação Acadêmica ou Formação Escolar. ...
  6. Idiomas. ...
  7. Atividades Extracurriculares.

Dicas para elaborar um currículo

  1. Não minta. ...
  2. Seja objetivo. ...
  3. Cuidado com erros de gramática. ...
  4. Adicione seus dados/ informações pessoais. ...
  5. Insira a sua formação acadêmica. ...
  6. Informe a experiência profissional. ...
  7. Inclua os idiomas que você domina. ...
  8. Escreva os cursos que você já fez.

Podemos dizer que o CV ideal é simples e conciso. As informações devem ser objetivas e bem estruturadas para transmitir todo o potencial do candidato, valorizando suas habilidades e experiências profissionais. Além disso, um bom currículo é aquele que está adequado à vaga em questão.

Passo a passo: como fazer currículo pelo celular usando apenas o app do Canva

  1. Abra o aplicativo do Canva para celular. ...
  2. Encontre o que deseja em instantes. ...
  3. Monte um currículo personalizado. ...
  4. Comece a distribuir currículos. ...
  5. Atualize seu currículo e crie outras versões.

Olá [nome do empregador], sou [seu nome], estou procurando uma oportunidade de trabalho, gostaria de me candidatar a alguma vaga na sua empresa. Posso enviar meu currículo e mais informações, por favor me informe como proceder. Agradeço desde já.

7 passos para escrever um resumo profissional

  1. #1. Identifique suas habilidades e experiências-chave. ...
  2. #2. Determine o público-alvo. ...
  3. #3. Escreva uma frase inicial impactante. ...
  4. #4. Destaque suas principais habilidades e realizações. ...
  5. #5. Adapte-se ao cargo. ...
  6. #6. Seja sucinto e evite jargões. ...
  7. #7. Revise e edite.

Mantenha breve
Sua página “Sobre mim” deve ser breve e ir direto ao ponto. Se você escreve algo muito longo e confuso vai só irritar seus leitores. Eles devem ser capazes de ler sua página “Sobre mim” de forma rápida e fácil. Mantenha seus parágrafos e frases o mais curto possível.

Por que devo te contratar, veja o exemplo:
“Minha contratação trará inúmeros benefícios para sua empresa. Além de possuir amplo conhecimento em gestão de projetos, acumulei X anos de experiência na função e também tenho vivência de X anos no segmento de mercado em que a empresa atua.

Pense nas suas habilidades que fazem diferença para a vaga. Por exemplo, ter carteira de motorista, falar outro idioma, saber usar programas específicos, ser um bom comunicador, etc. Competências socioemocionais também pode fazer diferença.

Os 7 empregos mais fáceis para se conseguir uma vaga

  1. Motorista. A carreira de motorista está entre as mais estáveis e com boas perspectivas para os próximos anos. ...
  2. Médico. ...
  3. Enfermeiro. ...
  4. Técnico de TI. ...
  5. Auxiliar de logística. ...
  6. Vendedor. ...
  7. Corretor de imóveis.