Como fazer um currículo nas normas da ABNT?

Perguntado por: ealencastro . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Normas ABNT para currículo

  1. Papel: folha A4 branca;
  2. Tipo de fonte: Times New Roman ou Arial;
  3. Tamanho da letra: 12;
  4. Cor da letra: preta;
  5. Itálico: use itálico em palavras estrangeiras;
  6. Margens: 2 cm nas margens direita. Faça o mesmo na e inferio. 3 cm na esquerda. ...
  7. Alinhamento: justificado;
  8. Espaçamento entre linhas: 1,5.

Passo a passo para formatar o trabalho seguindo as regras da ABNT

  1. Margens:
  2. Fonte Arial ou Times New Roman, com tamanhos específicos para cada finalidade:
  3. Cor da fonte deverá ser preta em todo o trabalho.
  4. Colocar o texto justificado.
  5. Espaçamento de 1,5 no texto.
  6. Espaçamento de 1,0 para citação longa.
  7. Parágrafo de 1,25.

Escreva uma introdução (perfil profissional, resumo profissional ou objetivo de currículo) de um só parágrafo; Liste suas experiências de trabalho, a formação acadêmica, habilidades e informações adicionais incluindo apenas o que for relevante para a vaga; Salve seu currículo em PDF; Envie seu currículo por e-mail.

Para fazer um currículo no Word, siga estes 3 passos: (1) Abra o Microsoft Word e clique em “novo”. (2) Abaixo da barra de busca, clique na opção “Currículos e Cartas de Apresentação” para ver todas as opções. (3) Escolha um dos modelos que têm sua cara.

Dicas para elaborar um currículo

  1. Não minta. ...
  2. Seja objetivo. ...
  3. Cuidado com erros de gramática. ...
  4. Adicione seus dados/ informações pessoais. ...
  5. Insira a sua formação acadêmica. ...
  6. Informe a experiência profissional. ...
  7. Inclua os idiomas que você domina. ...
  8. Escreva os cursos que você já fez.

Basta colocar seu próprio nome como título, e já ficará muito claro que se trata de um currículo. No nome, utilize uma fonte 1 ou 2 pontos acima do que você utilizar no corpo do seu currículo. Mas não aumente muito: a maior fonte que utilizaremos no currículo será para você declarar seu Objetivo Profissional.

Normalmente, um currículo simples e básico deve conter:

  1. Dados pessoais;
  2. Área de atuação e objetivo profissional;
  3. Formação acadêmica.
  4. Experiência profissional;
  5. Cursos e qualificações;
  6. Atividades extracurriculares.

Formatação – não exagere
Usar negrito, itálico ou sublinhado também é permitido, principalmente para destacar títulos, empresas e cargos ocupados.

1,5 cm

Qual é a regra geral de espaçamento entre linhas nas normas da ABNT? Em relação ao espaçamento, a NBR 14724 estabelece que, de forma geral, deve-se deixar espaçamento de 1,5 cm entre as linhas.

Esquecer informações ou exagerar nos dados pessoais
Pode parecer mentira, mas um dos erros no currículo mais comuns é o excesso ou a ausência de informações pessoais. Quem peca pela falta se esquece de colocar alguns dados básicos, como um número de telefone ou o endereço de e-mail.

As sete normas técnicas descritas na Resolução podem ser visualizadas e impressas na loja virtual da ABNT, o ABNTCatálogo, no endereço www.abntcatalogo.com.br. É necessário apenas preencher um cadastro, seja pessoa física ou jurídica.

Para a elaboração de trabalhos acadêmicos, a norma utilizada da ABNT (Associação brasileira de normas técnicas) é a 14724. Essa norma especifica, em detalhe, qual a estrutura e os elementos que o trabalho deve conter.

3.3 O recurso tipográfico (negrito, itálico ou grifo) é utilizado para destacar o elemento título da publicação, e deve ser uniforme em todas as referências de um mesmo documento.

1) “Busco uma primeira oportunidade de emprego onde eu possa aprender a ser um bom profissional, estando disposto a usar minha flexibilidade a meu favor.” 2) “Procuro oportunidade para colocar em prática os conhecimentos teóricos que adquiri durante minha formação acadêmica, querendo crescer junto da empresa.”

O currículo segue um formato simples, com nome e endereço em negrito na parte superior, seguidos de objetivo, formação, experiência, prêmios e reconhecimentos. Como um formato de currículo simples no Word, o modelo pode ser facilmente personalizado digitando sobre o texto selecionado e substituindo-o pelo seu.

Se estiver usando o Microsoft Word, você pode salvar seu currículo em PDF seguindo os passos abaixo:

  1. No cabeçalho, selecione “Arquivo”;
  2. Clique em “Salvar como”;
  3. Escolha a pasta em que você salvará o currículo;
  4. Abaixo do nome do arquivo, selecione o formato “PDF (*.pdf)”.

Para fazer isso, use o comando Reduzir Uma Página. O Word tentará reduzir o documento em uma página reduzindo o tamanho e espaçamento do texto. Por exemplo, ele reduzirá o documento acima para 1 página, ou ele poderá reduzir um documento de 3 páginas para 2.

Um Curriculum Vitae deverá conter as seguintes partes:

  • Título ou cabeçalho.
  • Dados pessoais.
  • Objectivo profissional.
  • Experiência profissional.
  • Habilitações literárias.
  • Formação complementar.
  • Outras competências.
  • Outros dados de interesse.

Currículo cronológico
Este é o tipo de currículo mais comum, em que as informações são inseridas na ordem cronológica inversa, ou seja, das mais recentes para as mais antigas.

O currículo deve ter uma ou duas páginas. Currículos com mais de duas páginas podem ser descartados por recrutadores sobrecarregados. Candidatos com pouca experiência costumam se beneficiar de um currículo de uma página, enquanto candidatos experientes ganham mais com um currículo de duas páginas.

Muitos candidatos se perguntam: “Precisa colocar a idade no currículo?”. Nenhum dado no currículo é obrigatório, por não se tratar de um documento com um formato oficialmente definido. Portanto, a resposta é: não, você não precisa colocar idade no currículo.