Como fazer um currículo de acordo com as normas da ABNT?

Perguntado por: ovargas . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Normas da ABNT para usar no currículo

  1. Papel: use folha A4 branca;
  2. Tipo de fonte: escolha entre Times New Roman e Arial;
  3. Tamanho da letra: use tamanho 12;
  4. Cor da letra: escolha a cor preta;
  5. Itálico: use itálico em palavras estrangeiras;

Dicas para elaborar um currículo

  1. Não minta. ...
  2. Seja objetivo. ...
  3. Cuidado com erros de gramática. ...
  4. Adicione seus dados/ informações pessoais. ...
  5. Insira a sua formação acadêmica. ...
  6. Informe a experiência profissional. ...
  7. Inclua os idiomas que você domina. ...
  8. Escreva os cursos que você já fez.

Basicamente são utilizados 3 estruturas de currículo, o modelo cronológico que usa suas informações em ordem decrescente de acontecimento, da mais recente para a mais antiga; o currículo funcional que foca em suas habilidades e competências; e o currículo combinado ou misto, que traz relevância para os atributos, mas ...

Normalmente, um currículo simples e básico deve conter:

  • Dados pessoais;
  • Área de atuação e objetivo profissional;
  • Formação acadêmica.
  • Experiência profissional;
  • Cursos e qualificações;
  • Atividades extracurriculares.

No "objetivo" não cabem frases genéricas. Coloque apenas o cargo que pretende ocupar ou em qual área gostaria de trabalhar.

Abra o Word e use o campo de buscas no menu “Novo” para pesquisar modelos de currículos. Digite “currículo” e tecle Enter para ver uma lista de opções. Passo 2. Clique em um dos modelos e selecione “Criar” para fazer o download do documento e começar a editar offline.

6 elementos essenciais para um currículo matador

  • Dados pessoais. É essencial que todo currículo contenha os dados pessoais do candidato à vaga. ...
  • Experiências relacionadas à vaga. Todo currículo precisa ter informações educacionais e profissionais. ...
  • Habilidades. ...
  • Objetivo. ...
  • Projetos. ...
  • Revisão.

Em geral, é recomendado que o documento seja de apenas uma página, atingindo no máximo duas. Os tópicos essenciais para um currículo costumam ser: dados pessoais, objetivos profissionais, formação acadêmica, experiência profissional, cursos extracurriculares e atividades complementares.

Ao escrever o primeiro currículo, o campo “Experiência Profissional” pode ser substituído pelas suas qualificações, as características e conhecimentos que você acumulou ao longo dos anos e que o ajudarão na vaga pretendida. Assim, você precisa fazer um exercício de autoconhecimento.

Quais são as 7 soft skills essenciais para o mercado de trabalho?

  1. Colaboração. Se tem uma habilidade procurada em primeiro lugar no mercado de trabalho é a colaboração. ...
  2. Flexibilidade. ...
  3. Comunicação eficaz. ...
  4. Escrita. ...
  5. Organização. ...
  6. Criatividade. ...
  7. Liderança.

Como colocar qualidades no currículo
O local ideal para colocar qualidades pessoais no currículo é na seção de habilidades. Faça uma lista não muito longa — tente colocar no máximo 7 competências, incluindo as hard skills — e liste apenas características relevantes à vaga.

O resumo das qualificações é uma síntese das informações mais relevantes do currículo do candidato. Ele facilita a primeira triagem dos currículos pelos selecionadores.

A pergunta “Por que devemos te contratar?” não é algo negativo. Com ela, você tem a oportunidade de mostrar seu valor para a empresa. Ou seja, é esse o momento de expor suas habilidades e se destacar em relação aos outros candidatos.

Como tornar seu currículo mais atrativo para o mercado

  1. 1 – Use palavras-chave da sua área de atuação. ...
  2. 2 – Coloque o máximo de informações em poucas palavras. ...
  3. 3 – O mais importante deve vir na frente. ...
  4. 4 - Observe a linguagem e o formato do seu currículo. ...
  5. 5 - Mostre um pouco da sua personalidade. ...
  6. 6 – Customize seu currículo.

Onde achar currículo pronto no Word?

  1. Abra o Word e clique para criar um novo documento;
  2. Use a barra de busca para pesquisar por “currículo” ou clique diretamente em “Currículos e Cartas de Apresentação”.

Para adicionar linhas, basta colocar o cursor na borda da tabela que você deseja adicionar e clicar no ícone identificado com o sinal + que aparece. A nova linha será adicionada imediatamente e aparecerá um menu com as opções de edição.

Muitos candidatos se perguntam: “Precisa colocar a idade no currículo?”. Nenhum dado no currículo é obrigatório, por não se tratar de um documento com um formato oficialmente definido. Portanto, a resposta é: não, você não precisa colocar idade no currículo. Você pode colocar, mas não precisa.