Como fazer um cocar fácil?

Perguntado por: atavares . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Cole as pontas da cartolina.

  1. As pontas do papel devem se sobrepor uma à outra em cerca de 2,5 centímetros.
  2. Se a cola para artesanato não for suficiente para segurar as pontas, use cola em tubo ou algo mais forte, como cola quente.
  3. Se estiver usando penas de verdade ou de artesanato, cole-as no cocar nesse momento.

O ciclo de vida pode durar décadas. “Não se sabe ou certo o tempo de vida de um anacã, porém os psitacídeos vivem relativamente muito quando comparado com outras aves. Há relatos de aves dessa família com mais de 30 anos”, finaliza Okada.

Com a serra circular, cortei o fundo do quadro na medida 60 x 70 cm e cortei as laterais do mesmo tamanho do fundo, com 8 cm de altura. Em seguida, cortei as extremidades das laterais em ângulo de 45º para fazer as junções e fiz uma canaleta nas peças para encaixar o vidro, com 4 mm de largura e 5 mm de profundidade.

Os índios brasileiros usam muitos adornos e pinturas corporais. Os adereços são confeccionados com plumas de aves - como arara, gavião, papagaio, tucano, guará -, sisal, pedras, dentes, unhas, garras e bicos de animais, sementes.

O cocar é feito artesanalmente com penas de araras, papagaios e outros pássaros nativos. Mas também podem ser feitos com aves “de chão”, como galinhas e emas. Tendo como sinal de autoridade, o cocar do cacique deve ser feito com as penas apontadas para cima.

Cocar, para indígenas, é sinal de orgulho. Usar um cocar enquanto fantasia, “recreação” ou enquanto não-indígena querendo “honrar” povos nativos faz justamente o oposto: desrespeita, banaliza e deslocaliza a história desses povos, que lutam para manter a sua cultura viva, mesmo com as intervenções externas.

Não use o Dia do Índio para mitificar a figura do indígena, com atividades que incluam vestir as crianças com cocares ou pintá-las.

Para pintar, os indígenas utilizam gravetos, os dedos ou, em algumas etnias, fazem carimbos com caroços de frutas partidos ao meio e mergulhados na tinta. “A nossa pintura representa a nossa tradição.

Daí vem o canto da galinha-d'angola, que soa como se ela estivesse dizendo: “Tô fraco”.

Não só cacique, pajé, ou pessoas impor- tantes da comunidade que usam, mas qualquer pessoa pode usar. Geralmente, quando vamos para a festa Jowosi, usamos o cocar para enfeitar, junto com a pintura corporal.

Mais que isso, o cocar é um símbolo sagrado, cujo uso é reservado a cerimônias que celebram ritos de passagem ou eventos que tenham profundo significado para determinados grupos.

Dicas básicas de como fazer um mural de fotos

  1. Selecione o local onde o painel de fotos ficará bem evidente;
  2. Escolha o tipo de mural que irá fazer: com moldura, com fita adesiva ou varal de fotos;
  3. Separe suas fotos preferidas para montar o mural com fotos;
  4. Mantenha o estilo de decoração do ambiente no painel de fotos.

Objetos Indígenas e Seus Significados

  • Máscaras. As máscaras indígenas são comumente usadas em rituais e festividades. ...
  • Cocar e peças plumárias. O cocar e outros enfeites indígenas feitos de plumas são muito utilizados por indígenas brasileiros. ...
  • Cestos. Os cestos são confeccionados por mulheres indígenas.

Resposta verificada por especialistas. Os cocares são os enfeites feitos com penas coloridas utilizados pelos indígenas, e esses objetos são usualmente elaborados com as penas caídas de vários tipos de aves que depois são tingidas com corantes naturais, como o urucum, caso sejam naturalmente brancas.

Para realizar a pintura, os índios utilizam tintas naturais feitas à base de plantas e frutos. A cor branca é alcançada com o uso da tabatinga, a tonalidade vermelha, por sua vez, é obtida com o urucum. Outros frutos como o jenipapo também são bastante usados.

As tintas são feitas de elementos naturais, como urucum e jenipapo, e podem manter-se na pele por um período de 15 a 20 dias.