Como Fazer um chocalho passo a passo?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

Misture a soja ou o feijão à tinta, em recipientes separados e deixe secar. Corte as garrafas para deixá-las menores. Guarde o fundo e o gargalho, que você vai unir para montar o chocalho. Com os grãos secos, misture as cores e una as partes da garrafa.

Maracás diversos da Amoa Konoya
Faça um pequeno furo nas cabaças e coloque as sementes, observando atentamente o som que cada um terá. Assim você poderá escolher a quantidade e o tipo de semente que irá dentro de cada cabaça, conforme seu gosto.

Fure as tampinhas de garrafa PET no meio e passe um palito de churrasco em duas delas. Depois cole o palito no interior do pandeiro de papelão, no espaço que recortou para elas. Faça isso em todos os espaços das laterais do pandeiro reciclado. Ao finalizar esses processos é hora de decorar seu pandeiro.

  • Ganzá
  • Rocar.
  • Maracas.
  • maraca.

Coloque matérias com diferentes sons nos chocalhos, com pedrinhas, tampinhas, arroz, feijão e outros que possam fazer sons diferentes. Forre as latinhas e/ou potes com pano ou papel colorido e vede bem para que a criança não consiga destacar peças.

Seu objetivo principal é desenvolver a percepção auditiva e rítmica, além da coordenação motora.

Objetivo: Estimular a percepção auditiva e rítmica, desenvolver a coordenação motora, além de proporcionar um momento de descontração entre a família.

COMO FAZER
Guarde o fundo e o gargalho, que você vai unir para montar o chocalho. Com os grãos secos, misture as cores e una as partes da garrafa. Depois é só passar a fita adesiva para fechar as partes da garrafa. Pronto, agora você já tem um chocalho colorido para acompanhar a música preferida das crianças.

Existem dois tipos de caxi. Um deles, de frutos arredondados, não se presta para fazer cuia, porque sua casca é fina e a cuia racha com facilidade. Ele pode ser consumido ainda verde, com as sementes tenras - no mesmo ponto de colheita da abobrinha e do pepino, por exemplo.

No Brasil, o instrumento aparece em gravuras de Debret em torno do século XVI, onde famílias indígenas do Rio de Janeiro o utilizavam para cerimônias. Chocalho é um instrumento que emite sons a partir de vibrações, são chamados de “idiofones”.

Forma

  • Maraca de tapa: Esta é a forma mais popular e o cabo termina quando a campainha começa.
  • Maraca de palo cruzado: O cabo cruza toda a casca até que ela saia na parte superior.
  • Chucho huilense: A forma é mais similar ao palo de lluvia, mas em um formato menor.

Adufe

Adufe, também chamado pandeiro quadrado, instrumento musical de percussão português, que consiste numa espécie de pandeiro membranofone, com pele retesa dos dois lados, assente num caixilho de madeira quadrangular.

Instrumento de percussão, feito de madeira, pele animal e pequenos pratos de metal (pratinelas).

Tipos de pele do pandeiro

  • Pandeiros de pele natural. Chamamos de pandeiros de pele natural os que são feitos em couro. ...
  • Pandeiros de pele sintética. Estes pandeiros são, na maioria das vezes, fabricados em nylon, acrílico ou fórmica. ...
  • Quantidade de platinelas do pandeiro.

Chocalhos/Ganzás
Os dois fazem parte da família dos chocalhos, mas o “chocalho” que geralmente conhecemos é aquele que tem um cabo para segurar o instrumento.

1. Chocalho. De modo geral, podemos dizer que os instrumentos de percussão são mais simples de aprender. Para tocar o chocalho não tem muito segredo, e por isso mesmo é bastante usado para trabalhar com crianças, basta mexer o instrumento no ritmo da música e pronto.

É muito usado no samba e na bossa nova e em festas populares brasileiras, como o carnaval brasileiro. A partir da década de 1950, começou a ser muito difundido em conjuntos musicais.

Medidas rápidas para isolamento acústico
Se for externo, usar cortinas mais grossas e com o máximo de camadas possíveis em todas as janelas ajuda a reduzir a propagação do som. Já se for seu vizinho de baixo o problema, invista em tapetes e espalhe pufes e almofadas pelo chão.

Tecidos macios, de algodão ou de veludo, são ótimos para abafar o som, assim como cortinas, tapetes e estofados.

Jeito de brincar
As crianças formam uma roda e escolhem uma para ficar no meio, com os olhos vendados. Depois, uma das crianças da roda tem que pegar o chocalho sem fazer ruído e sacudi-lo. O participante que está de olhos vendados tem que tentar adivinham quem está agitando o chocalho quando ouve o som.

A vivência musical/sonora e lúdica através de brincadeiras é uma maneira de oportunizar às crianças a expressão de suas ideias e sentimentos. O processo de musicalização dos bebês começa com ações espontâneas, e é por meio do contato com toda a variedade de sons do cotidiano que bebês vivenciam este processo.