Como fazer um chá de romã para tosse?

Perguntado por: pcardoso . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Preparo - Por decocção: cozinhar 1 colher de sopa da casca de romã em 250 mL de água por 5 minutos, cobrir e deixar descansar por 10 minutos. Depois coar e fazer gargarejo uma a três vezes ao dia, por até sete dias. Benefícios: Expectorante, antiasmático.

Para fazer o chá de romã, é preciso colocar as cascas da fruta em uma panela com água. Quando apresentar a fervura, deixar esquentar por cinco minutos e depois desligar.

Modo de preparo

  1. Abra a romã e retire as sementes;
  2. Triture as sementes da fruta no mixer ou processador;
  3. Guarde em um pote com tampa;
  4. Pegue uma colher de chá das sementes trituradas e despeje em uma xícara de água quente;
  5. Tampe a xícara por quinze minutos;
  6. Sirva-se.

Faça gargarejos com água morna e sal
Uma medida caseira que pode ser feita para aliviar inflamação e desconforto na garganta é o gargarejo com água morna e sal, que pode ser repetido ao longo do dia para manter a tosse sob controle.

Chá de canela, cravo-da-índia e limão
A canela e o cravo possuem propriedade bactericida e ajudam a eliminar os microrganismos responsáveis pela tosse. Além disso, o limão e o mel contém propriedades expectorantes, ajudando a fortalecer o sistema imune devido à presença de vitamina C em sua composição.

BOM PARA TOSSE

  • Chá de gengibre auxilia no reforço da imunidade - Maria Tyutina/Pexels.
  • Chá de guaco tem propriedades antitussígenas - Ahmed Aqtai/Pexels.
  • Chá de eucalipto tem propriedades benéficas para combater doenças respiratórias - Madison Inouye/Pexels.
  • Chá de alho traz benefícios à saúde - John-Mark Smith/Pexels.

1- Xarope 44E
O primeiro medicamento da nossa lista recobre a garganta irritada, aliviando a tosse com catarro e a tosse seca. Sua fórmula também descongestiona o peito. Ele pode ser prescrito para adultos e crianças maiores de 2 anos.

Quando não é indicado
O chá de romã não deve ser usado por crianças com menos de 2 anos, mulheres grávidas ou em amamentação ou por pessoas que tenham gastrite ou úlceras no estômago, pois pode causar irritação no estômago. Além disso, o chá de romã não deve ser usado por pessoas que tenham alergia à essa fruta.

Para usufruir dos benefícios da romã, pode-se consumir tanto a fruta fresca quanto o seu suco ou os chás feitos de suas sementes ou casca. Fazer o chá a partir da casca da romã, porém, é considerado interessante devido à maior concentração de antioxidantes presentes nesta parte do fruto.

A casca da fruta e o caule da romã são muito eficazes para prevenir e melhorar inflamações na garganta, como laringite, faringite e amigdalite. Para se ter os benefícios da romã na garganta, pode fazer o chá com as cascas da fruta e fazer gargarejos 3 vezes ao dia.

7 tipos de remédio caseiro para tosse

  1. Abacaxi. O abacaxi é indicado para tratar a tosse por conter uma enzima chamada bromelina, que elimina o muco da garganta. ...
  2. Gargarejo de água e sal. ...
  3. Chá de limão. ...
  4. Chá de gengibre. ...
  5. Chá de alho e especiarias. ...
  6. Suco de limão e óleo de coco. ...
  7. Elixir da potência.

Benefícios

  • Pele mais bonita;
  • Aumento da imunidade;
  • Redução da pressão arterial;
  • Melhora das funções cognitivas;
  • Proteção contra os radicais livres;
  • Prevenção contra doenças cardiovasculares;
  • Melhora a memória.

Como administrar? Uma colher de mel três vezes por dia já é o suficiente para ajudar a aliviar a tosse e combater a inflamação. Existem, porém, algumas formas de combinar o produto com outros ingredientes e potencializar seus efeitos no organismo.

Caso a tosse persistir é preciso procurar um médico, não se deve ficar mais de três semanas tomando remédios para tosse, sejam eles caseiros ou comprados na farmácia. Essa atitude pode mascarar problemas mais sérios.