Como fazer um bumba meu boi de caixa de papelão?

Perguntado por: abernardes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

a) Pegue uma caixa de papelão menor, achatada, faça um corte chanfrado e cole o papelão (narinas). b) Corte os chifres do boi em papelão e cole na parte superior da cabeça. c) Faça um triângulo em papelão e cole unindo o corpo e a cabeça do boi. Pinte tudo e cole os olhos do boi.

A história que envolve a dança do bumba meu boi está ligada à lenda de um casal de escravizados, chamados Pai Francisco e Mãe Catirina (ou Catarina). Catirina estava grávida e começou a ter desejos por língua de boi. Seu marido, para atender o desejo da esposa gestante, matou o boi mais bonito de seu senhor.

Animais: a ema, a burrinha, o urubu, o boi e o cavalo-marinho; em algumas regiões aparecem outros animais com a cabra e o pinica-pau.

Bumba meu boi é uma festa brasileira predominante no Norte e Nordeste e encena uma narrativa popular conhecida como auto do boi. Geralmente essa festividade ocorre em junho. O bumba meu boi é uma festa popular, com predominância nas regiões Norte e Nordeste, que teve origem no folclore brasileiro.

As peças podem ser confeccionadas de algodão, couro, veludo, cetim, chitão e frequentemente são bordadas com missangas, canutilhos, penas e fitas.

Assim diz o instrumento: Art. 37 - A cor padrão da Associação Folclórica "Boi-Bumbá" Caprichoso é AZUL e do "Boi-Bumbá" Garantido é VERMELHA.

Em Pernambuco é chamado Boi Calemba ou Bumbá; no Maranhão, Rio Grande do Norte, Alagoas e Piauí é Bumba Meu Boi; no Ceará é Boi de Reis, Boi Surubim e Boi Zumbi; na Bahia é Boi Janeiro, Boi Estrela do Mar e Mulinha de Ouro; em Minas Gerais e Rio de Janeiro é Bumba ou Folguedo-Do-Boi; no Espírito Santo é Boi-De-Reis; Em ...

Trazida para o Brasil pelos portugueses, junto com as culturas indígena e africana, o Bumba Meu Boi se tornou uma das danças folclóricas brasileiras mais conhecidas.

Curiosidades sobre o Bumba meu boi

  • Só no Estado do Maranhão existem mais de 100 grupos de Bumba meu boi e cada um apresenta particularidades próprias.
  • Por ter um cariz popular, a celebração do Bumba meu boi já foi vetada pela sociedade brasileira entre os anos de 1861 e 1868.

O nome Garantido, com o qual Lindolfo batizou seu boi, deriva das batalhas de rua que tiveram seu auge nos anos 1950 e 1960. As batalhas eram encontros entre os bois, que surgiram na ilha de Parintins, por volta dos anos 1920 e 1930.

Em Pernambuco é chamado boi-calemba ou bumbá; no Maranhão, Rio Grande do Norte, Alagoas e Piauí é chamado bumba meu boi; no Ceará, é boi de reis, boi-surubim e boi-zumbi; na Bahia é boi-janeiro, boi-estrela-do-mar e mulinha-de-ouro; em Minas Gerais e no Rio de Janeiro é bumba ou folguedo-do-boi; no Espírito Santo é boi ...

Bumba Meu Boi - Jackson do Pandeiro - LETRAS.MUS.BR.

De acordo com a mitologia, o boi representa atributos como justiça, lealdade, paciência e apego às tradições.

O Bumba Meu Boi, conhecido também como boi-bumbá, é personagem de uma festa popular muito celebrada no Norte e Nordeste do Brasil. Une formas de expressão musical, coreografia e brincadeira. E costuma ser brincado durante as festas juninas - tanto que seu dia é nacionalmente todo 30 de junho.

Grafia no Brasil: bumba meu boi. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: bumba meu boi.

Em Parintins, a cidade se divide ao meio pelos dois bois e essa rivalidade se alastra para outros municípios da região, incluindo Manaus.

É uma manifestação popular aplaudida pelo povo que se diverte com as evoluções do Boi, com os vaqueiros em seus cavalos e crianças e adultos em suas mulinhas , desfilando um a um pela rua principal fechada por duas grandes porteiras, competindo entre si.

A festa dura três noites, o Boi Garantido (de cor vermelha) e o Boi Caprichoso (de cor azul) fazem as suas apresentações.

O Boi da Cara Preta é uma criatura folclórica bastante presente nas cantigas de ninar ou acalantos, cantadas pelas mães das crianças que cantam com o intuito de que durmam cedo. Junto do Bicho-Papinha, é um dos principais servos do Rei Bicho-Papão no Mundo dos Telhados.

As principais são: Pai Francisco, o ladrão do boi; Catirina, a esposa grávida; o amo, fazendeiro, dono do boi; os vaqueiros e o pajé, o curandeiro que ressuscitará o animal; o(a)s índios(a)s ou tapuio(a)s, chamados para rastrear o boi.