Como fazer um Bulk?

Perguntado por: dmendes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

Consumir mais calorias do que o que se gasta, uma vez que o principal objetivo é o ganho de peso, sendo então recomendada a realização de uma dieta hipercalórica, com aumento do consumo de carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis.

O tempo de duração do bulking costuma ser de quatro a seis meses. Não é recomendável passar mais tempo nessa fase. Nesse período, o praticante de bulking deve se alimentar de uma quantidade de caloria superior à que seu metabolismo queima, para que assim, consiga formar músculos em sua rotina de exercícios.

O que comer nas refeições para ganhar massa muscular?

  1. Café da manhã: uma fruta, uma xícara de café e pão integral com um pedaço de queijo minas;
  2. Almoço: salada com grão de bico, um bife e arroz integral;
  3. Lanche da tarde: um pote de iogurte com granola;
  4. Jantar: salada de legumes e um filé de frango.

Não tem nada melhor no mundo do que a fase de bulking, ou de ganho de massa muscular. É a fase, teoricamente, mais confortável, podemos comer mais, não precisamos nos preocupar com calorias e podemos comer praticamente tudo o que quisermos.

Durante o processo do bulking, é fundamental consumir mais calorias do que você gasta. Portanto, o ideal é ter uma dieta hipercalórica, com o consumo maior em carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis. Atividades físicas de alta intensidade, como o HIIT, por exemplo, são recomendadas por apenas 15 minutos.

Veja a seguir 7 passos para aumentar seus resultados:

  1. Consumir mais calorias do que gasta. ...
  2. Não pular refeições. ...
  3. Consumir mais proteínas. ...
  4. Consumir gorduras boas. ...
  5. Beber bastante água. ...
  6. Consumir pelo menos 2 frutas por dia. ...
  7. Evitar açúcar e alimentos processados.

Por exemplo, supondo que você precisa de 2.000 calorias diárias por dia para manter o peso, deve procurar consumir 2.300-2.600, dependendo do seu nível de experiência. Para uma pessoa que pesa 68 kg, isso equivale a um aumento de 200~400g por semana.

O que é um bulking sujo? O bulking sujo estimula as pessoas a ganhar peso de forma acelerada, da maneira que for possível – e mais fácil. Isso inclui comer todo tipo de alimento, mesmo aqueles que não fazem tão bem à saúde como fast-foods e frituras – desde que sejam super-calóricos.

Fazer aeróbicos durante o bulking não é apenas uma maneira de aumentar a performance durante o treino, mas também auxiliar na manutenção da saúde cardiovascular. Eu recomendo você fazer aeróbicos 2-3 vezes na semana de forma moderada (caminhada acelerada na esteira ou bike), entre 20 e 30 minutos.

Ex.: 200g de carboidratos, 150g de proteínas e 90 gramas de gorduras, divididas em 5 refeições, ou seja, divida por 5. Logo teremos: 40 gramas de carboidratos, 30 gramas de proteínas e 18 gramas de gorduras por refeição. Então, cada uma das refeições deverão conter essa quantia de macronutrientes.

Comer qualquer coisa pode, inclusive, prejudicar seus objetivos. Alimentos industrializados, por exemplo, devem ser evitados quando falamos de hipertrofia, pois são altamente calóricos e não trazem nenhum tipo de benefício ao organismo, tampouco para o ganho de massa muscular.

O motivo das inúmeras refeições (a cada 3 horas, mais ou menos) é simples. Toda vez que você come, aumenta o nível de glicose no sangue, que por sua vez libera insulina. A insulina é um potente anabólico. O melhor horário para secretar a insulina é imediatamente após o treino.

O parmesão é um dos queijos mais ricos em proteína e Cálcio (992 mg em 100g). A proteína é um nutriente essencial e muito importante para quem treina, pois é essencial para o crescimento e recuperação muscular.

Bulking = volume. A fase de bulking tem como objetivo ganho de peso para aumento da massa muscular. O indivíduo passa a comer mais com a intenção de ganhar mais força, já que o peso está relacionado a ela.

Continuar lendo O que é o bulk?