Como fazer um breve relatório?

Perguntado por: ofreitas . Última atualização: 30 de abril de 2023
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  1. Título. Deve informar o assunto da atividade. ...
  2. Objetivos. Indicam as finalidades com que o trabalho foi executado. ...
  3. Introdução. Devem conter de forma sucinta os fundamentos teóricos nos quais está baseada a experiência realizada. ...
  4. Descrição das atividades. ...
  5. Resultados. ...
  6. Discussão. ...
  7. Conclusão. ...
  8. Referências bibliográficas.

Inicie o texto com uma apresentação sobre o autor, tema, atividade realizada e objetivo do relatório. Apresente as referências que influenciaram tanto a atividade prática quanto a produção do relatório. Nos casos de relatórios críticos, pode-se apontar quais teorias e conceitos embasaram o posicionamento do autor.

O relatório é um tipo de texto que tem o intuito de relatar sobre algo, seja uma visita ao museu ou o percurso realizado para fazer um estágio e uma pesquisa. Trata-se de uma redação técnica com linguagem formal, que esteja de acordo com as normas gramaticais da língua.

Como desenvolver um relatório escolar?

  1. Estruture um roteiro para orientar os professores. ...
  2. Faça reuniões e discuta se as orientações foram claras o suficiente. ...
  3. Revise os relatórios dos educadores. ...
  4. Capacite os professores.

Relatório é um gênero textual utilizado por diversos profissionais em seu dia a dia e também por estudantes, para divulgar os resultados de um estudo ou uma pesquisa acadêmica em andamento, ou até mesmo para registrar participações em congressos, simpósios ou práticas de leituras e estudos.

Na introdução, é fundamental que você apresente uma espécie de resumo do que será tratado ao longo do texto, expondo o tema principal, que também deve estar no título. É importante que a introdução mostre, ainda, qual foi a metodologia utilizada para a elaboração do texto.

A introdução deve ser concisa, porém não é um resumo e sim uma apresentação geral do trabalho. Na introdução, deverá também ser apresentada a estrutura de capítulos do trabalho. É o item do relatório que apresenta os caminhos possíveis, instrumentos e fontes de pesquisa.

Como fazer uma conclusão em 6 passos:

  1. Seja breve e vá direto ao ponto.
  2. Retome a introdução para ressaltar a ideia principal.
  3. Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias.
  4. Ressalte a ideia principal.
  5. Incentive o leitor a agir ou refletir.
  6. Evite clichês.

Confira as opções:

  • “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  • “Muito se discute a importância de …”
  • “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  • “Observando o cenário…”
  • “É de conhecimento geral que…”
  • “Em face do cenário atual…”
  • “Segundo a pesquisa…”
  • “Tendo em vista que…”.

Uma boa introdução deve ser clara, objetiva e persuasiva, e deve fazer com que o leitor se interesse pelo assunto que será abordado. Para entender melhor o que é uma introdução, é necessário definir que ela é a primeira parte do texto, com o objetivo de apresentar o tema e capturar a atenção do leitor.

O relatório pode ser classificado em dois tipos: o relatório simples e o relatório completo.

20 páginas

Quanto ao Número de Páginas - o relatório deve conter, no mínimo, 20 páginas.

No início do relatório, é importante apresentar as atividades trabalhadas com os estudantes dentro da disciplina que está sendo o foco do registro. Liste os objetivos de cada proposta pedagógica e explique o que a turma precisava fazer para atingi-los.

Relatório escolar é um documento que fornece uma visão integral do aluno por meio de informações mais ricas do que as de um boletim. Há diferentes tipos de relatórios, mas em geral eles abordam questões sobre a aprendizagem e o comportamento.

O que é um relatório escolar?

  1. o desenvolvimento motor da criança;
  2. a participação do aluno nas aulas;
  3. a interação com os colegas;
  4. quais os interesses que o jovem demonstra;
  5. quais são seus traços comportamentais, entre outros temas.

Ao finalizar um relatório, sinalize a continuidade do processo, pois, após todo o período que o estudante esteve em sua sala com certeza você poderá contribuir e muito para a continuidade do processo de aprendizagem como um todo.

Um relatório descreve o progresso ou o resultado de uma pesquisa, ou de uma atividade. Deve ser feito com folha de rosto, título, introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências utilizadas. Há vários tipos de relatórios, desde um relatório simples de atividades até um relatório circunstanciado.

O relatório deve redigir-se na terceira pessoa do singular ou do plural do pretérito perfeito (ex.: foi desenvolvido um sistema, desenvolveu-se um sistema, pode-se estabelecer, a apresentação do software foi realizada, fez-se ou fizeram-se; teve-se ou tiveram-se).

Todo o corpo do texto pode ser escrito, preferencialmente de modo impessoal, ou seja, em terceira pessoa, mas isso não o impede de escrever seu relatório em primeira pessoa, caso você queira.

Como iniciar uma conclusão

  1. Conclui-se.
  2. Diante disso.
  3. Em síntese.
  4. Logo.
  5. Portanto.
  6. Por conseguinte.
  7. Por isso.
  8. Em virtude de.