Como fazer um branch no Gitlab?

Perguntado por: rperalta9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Para criar um branch, use o git branch comando . Esse comando não alterna o branch atual para o novo branch. Para alternar para um branch, use o git checkout comando . Para criar e alternar para um branch em um comando, use o git checkout comando com o -b sinalizador .

Para criar uma branch no Git, você usa o comando git checkout e passa a flag -b com um nome. Isso criará uma branch a partir da branch atual. O histórico da nova branch iniciará no lugar atual da branch de onde você saiu. Aqui, você pode ver uma nova branch criada, chamada meu-recurso , originária de master .

Para mudar para uma outra branch basta usar o comando checkout , passando o nome da branch. Se você adicionar -b , uma nova branch será criada.

O comando git branch permite criar, listar, renomear e excluir ramificações. Ele não permite alternar entre as ramificações ou reunir um histórico bifurcado de novo. Por esse motivo, o comando git branch é muito integrado com os comandos git checkout e git merge .

Renomear um branch

  1. No GitHub.com, navegue até a página principal do repositório.
  2. Acima da lista de arquivos, clique em Branches.
  3. Ao lado do branch que você deseja renomear, clique em .
  4. Digite um novo nome para o branch.
  5. Revise as informações sobre ambientes locais e clique em Renomear branch.

Nomeando suas branches

  1. O nome deve ser simples conciso, que represente sua tarefa;
  2. Um único idioma deve ser utilizado;
  3. Não utilize códigos que não tem sentido quando sem contexto;
  4. Começar com letras minúsculas;
  5. Palavras separadas por hífens - .

Para alternar entre branches, basta usar git checkout <nome-do-branch> . Caso precise listar todos os nomes de branches, só usar git branch antes. Também pode ser usado para commits e tags.

Porque criar branches são importantes no versionamento de um software, ao invés de utilizar apenas o "master" (em aplicações grandes, médias, pequenas ou até mesmo pessoais)? Branches separados ajudam na estabilidade do software. Eles também não carregam grande peso de uso, de conceito , de tempo nem de ferramentas.

Em termos simples, uma branch é literalmente uma ramificação da base do código. Enquanto mantemos o código de produção na branch principal (por exemplo), podemos criar uma ramificação para trabalhar livremente neste código e somente depois juntar (mergear) estes códigos.

Quando criamos um repositório, ele automaticamente é iniciado com a branch master, que é equivalente ao tronco da sua árvore, ou seja, é a parte principal do seu projeto. As próximas branches são secundárias e, portanto, ramos da branch master.

3.2 - Criando Branches Remotas
Ao enviar o seu código para uma branch remota que ainda não existe, basta executar o push com a opção -u junto com o nome do repositório remoto e o nome da nova branch. Após a branch remota estar criada, você poderá executar simplesmente $ git push .

Um branch no Git é simplesmente um ponteiro móvel para um desses commits. O nome do branch padrão no Git é master .

Se o branch atual é configurando para rastrear um branch remoto (veja a próxima seção e [ch03-git-branching] para mais informação), você pode usar o comando git pull para buscar(fetch) e então mesclar(merge) automaticamente aquele branch remoto dentro do seu branch atual.

filial f (plural: filiais f) The company will open a new branch soon. A empresa abrirá uma nova filial em breve.

Para saber a lista de branches que existem no seu repositório, basta rodar git branch no seu repositório, que se assemelha ao comando git branch --list . Caso você queira listar também os branches remotos, basta usar o comando git branch -a.

Excluir um branch LOCAL
Exclua um branch com o comando git branch -d <branch> . A opção -d excluirá o branch somente se você já fez o push e o merge com o branch remoto. Use a opção -D em vez disso se quiser forçar a exclusão do branch, mesmo que você ainda não tenha feito o push e o merge com ele.

Há duas maneiras de clonar um branch específico. Você pode: Clonar o repositório, obter todos os branches e fazer checkout em um branch específico imediatamente. Clonar o repositório e fazer o fetch em apenas um único branch.

As features são branches utilizadas para desenvolver uma funcionalidade específica. Por padrão elas têm no início do seu nome a palavra feature/ (o que serve para identificá-las). Um fato importante sobre elas é que essa categoria de branches são criadas sempre com base ou, a partir da branch develop.

Git Flow é um modelo de fluxo de trabalho que busca simplificar e organizar o versionamento de ramificações de um projeto de desenvolvimento no Git. Essa estratégia foi popularizada em 2010 por Vincent Driessen e é uma abordagem alternativa ao Trunk Based Development.

Para criar uma feature há algumas boas práticas para seguir e garantir que a entrega que os times façam seja realmente uma necessidade ou desejo dos usuários que utilizam seu produto. Para entender qual funcionalidade você pode criar, utilize o Product Discovery como ferramenta e explore novas oportunidades.