Como fazer um bom trabalho no papel pautado?

Perguntado por: dmendes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

No caso da folha pautada, respeite as margens na hora de escrever e, quando a folha for sem pauta, é possível criar as linhas e as margens como desejar. Além disso, sempre que terminar uma parte do trabalho, passe para a folha seguinte, mesmo que tenha sobrado espaço.

Deve-se utilizar fonte Arial 12 ou Times New Roman 12 em todo o trabalho, exceto para citações em parágrafo especial e notas de rodapé. Citações: Fonte Times New Roman ou Arial 11. Notas de Rodapé: Fonte Times New Roman ou Arial 10. O Parágrafo deve ser recuado 1,25 cm da margem esquerda.

Introdução é o começo do trabalho, então nele você faz um resumo do que está sendo estudado. EX. no meu trabalho sobre Isaac Newton fiz uma introdução dizendo sobre os estudos que ele fazia, aonde morava, aonde nasceu, como, quando e aonde faleceu.

Introdução: Na introdução deve-se abordar claramente o assunto do trabalho, o objetivo, bem como fornecer alguns detalhes da sua elaboração, de como a pesquisa foi feita, entre outras. Pode-se também dar uma breve descrição sobre os tópicos do trabalho. Não se deve colocar conclusões na introdução.

Na introdução, você precisa apresentar o tema que será abordado durante os próximos parágrafos, certo? Além disso, é fundamental ligar o início do texto ao desenvolvimento. Uma forma de fazer essa passagem entre as etapas da estrutura da redação é citar os itens que serão vistos ao longo do texto.

Primeiramente, evite escrever no verso da folha, pois isso pode gerar borrões e deixar a escrita ilegível.

Quais são as principais normas da ABNT?

  • NBR 14724/2011 - Trabalho Acadêmico.
  • NBR 10520/2002 - Citações.
  • NBR 6023/2018 - Referências.
  • NBR 6027/2012 - Sumário.
  • NBR 6028/2003 - Resumo e Abstract.
  • NBR 6024/2012 - Numeração progressiva das seções de um documento.
  • NBR 6034/2004 - Índice.
  • NBR 15287/2011 - Projeto de pesquisa.

Capa e contracapa (folha de rosto) são elementos pré-textuais dos trabalhos acadêmicos. Sua função é apresentar informações essenciais, como a autoria, o título e a instituição de ensino onde o trabalho será apresentado, por exemplo.

A capa não deve conter muita coisa, coloque centralizado, em letras maiúsculas:

  1. Nome da Instituição onde estuda: em cima;
  2. pule duas linhas e coloque o seu nome;
  3. no meio da página o título do trabalho;
  4. logo abaixo o subtítulo se houver;
  5. no final da página o local e o ano apenas com a letra inicial maiúscula.

Para a elaboração de trabalhos acadêmicos, a norma utilizada da ABNT (Associação brasileira de normas técnicas) é a 14724. Essa norma especifica, em detalhe, qual a estrutura e os elementos que o trabalho deve conter.

Depois de completar o resumo, ele escreve a introdução.

Frases para iniciar uma introdução

  • “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  • “Muito se discute a importância de …”
  • “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  • “Observando o cenário…”
  • “É de conhecimento geral que…”
  • “Em face do cenário atual…”
  • “Segundo a pesquisa…”
  • “Tendo em vista que…”.
  1. Não faltam temas para você abordar.
  2. Você é constante em sua produção.
  3. Você não tem medo de errar.
  4. O estudo faz parte da sua rotina.
  5. Os concorrentes sabem que você existe.
  6. A sua audiência é engajada.
  7. Você está motivado a crescer mais.

8 dicas para se dar bem no trabalho novo

  1. Tenha muita calma. ...
  2. Seja bastante gentil. ...
  3. Tenha equilíbrio. ...
  4. Demonstre disponibilidade. ...
  5. Entenda a cultura da empresa. ...
  6. Faça (muitas) perguntas. ...
  7. Seja claro e busque respaldo. ...
  8. Busque todas as informações.

A estrutura básica de um trabalho escolar deverá compreender: elementos pré-textuais (capa; sumário), textuais (introdução; desenvolvimento; conclusão) e pós-textuais (referência; anexo).

Como iniciar uma conclusão

  1. Conclui-se.
  2. Diante disso.
  3. Em síntese.
  4. Logo.
  5. Portanto.
  6. Por conseguinte.
  7. Por isso.
  8. Em virtude de.

Como fazer o esboço
Pergunte a você mesmo questões óbvias como “por que fazer este trabalho?”, “o que isso significa?”, “quais hipóteses devem ser testadas?”, “por quê?”, “quais medidas devem ser realizadas?”, “como deverão ser caracterizadas?”, “o que deve ser aprendido?”, “quais são os possíveis resultados?”.