Como fazer um bom fluxo de caixa?

Perguntado por: dbotelho . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 2 votos

Passo a passo para fazer o fluxo de caixa

  1. Registre as suas movimentações financeiras. Você confia na sua memória para saber o dinheiro que recebe e o que é gasto com despesas? ...
  2. Categorize suas despesas e receitas corretamente. Anotar todos os valores que entram e saem é trivial. ...
  3. Projete todos os próximos meses.

Sua estrutura é dividida em três atividades: operacionais, de investimento e de financiamento, que, por sua vez, são subdivididas em outras subestruturas.

A sobra de dinheiro também pode servir em uma estratégia de investimentos — seja na empresa ou no mercado financeiro. Eles são importantes para movimentar os recursos e ampliar esse capital, evitando que ele perca seu poder de compra.

Como fazer o fechamento de caixa

  1. Primeiro passo: registre o saldo inicial do caixa. O fechamento de caixa já começa na abertura, ou melhor, antes mesmo do expediente começar. ...
  2. Segundo passo: registre todas as entradas e saídas. ...
  3. Terceiro passo: confira todos os valores. ...
  4. Quarto passo: conclua o fechamento de caixa.

O recomendado é ter entre 6 a 12 vezes o valor de seus gastos mensais. Isso vai depender muito de alguns fatores, como a segurança que você tem em sua capacidade de negócio, quantas pessoas estão envolvidas e outros.

O fundamental é que você tenha registrado tudo o que entra e sai do caixa, com uma descrição cuidadosa de cada item. Depois, você pode somar os valores das entradas por forma de pagamento: dinheiro, cheques à vista e a prazo, cartão de débito, cartão de crédito à vista e parcelado e transferência bancária.

Fluxo (do latim fluxus) é a acção e o efeito de fluir (brotar, correr, circular). O termo é usado, por exemplo, para fazer alusão ao movimento regular das águas do mar, daí se falar em fluxo e refluxo das águas, isto é, as suas oscilações (subida e descida).

Faça o fechamento de caixa
Por último, é hora de fazer o cálculo final e fechar o valor do caixa, basta seguir a fórmula: Caixa = (valor total de entradas + saldo inicial) – valor total das saídas.

Os principais erros identificados por nós são:

  • Registro errado de entradas e saídas;
  • Não fazer o acompanhamento diário;
  • Deixar de registrar os valores exatos;
  • Ser irrealista nas previsões das futuras vendas;
  • Não conhecer o Ciclo Financeiro e o Ciclo Operacional.

Por exemplo, se um cliente faz uma compra parcelada hoje, porém realiza o primeiro pagamento só dentro de 30 dias, o lançamento do valor será feito apenas depois deste prazo, quando o dinheiro cair na conta do negócio. Este geralmente é o modelo adotado pelo fluxo de caixa.

A demonstração dos fluxos de caixa deve apresentar os fluxos de caixa do período classificados por atividades operacionais, de investimento e de financiamento.

O conceito de fluxo de caixa
Trata-se de um tipo de controle da movimentação financeira em um certo período de tempo. Ele é realizado a partir do registro de entradas (faturamentos, vendas de bens ou ativos etc.) e saídas (custos, compras, aluguéis e outras despesas) de capital para formar um saldo final.

5 dicas para nunca mais errar no fechamento de caixa

  1. Atente-se ao perfil do operador de caixa. ...
  2. Tenha um fundo de caixa. ...
  3. Registre entradas e saídas. ...
  4. Confira rigorosamente os valores. ...
  5. Finalize bem o fechamento de caixa.

O que um operador de caixa não pode fazer?

  1. Dar o troco errado;
  2. Discutir ou destratar um cliente;
  3. Deixar de registrar qualquer produto;
  4. Não ser proativo na hora de ajudar o cliente a empacotar as compras (caso não tenha um profissional dedicado apenas para a função de empacotador).

Anote o que foi comprado, a data da compra e o valor. Fique atento para não deixar de anotar nenhuma venda e acompanhe com atenção os valores das compras. É interessante estabelecer um limite de valor por cliente para vendas fiado. Assim você tem um maior controle sobre cada cliente.

Ao fazer a abertura do caixa, dê entrada no valor inicial de reserva, também conhecido como fundo de troco ou valor de encaixe. Trata-se de uma pequena quantia contendo cédulas e moedas, que ficará a disposição do operador tanto para dar troco, quanto para o pagamento de pequenas despesas no decorrer do período.

Saiba como fazer um controle de caixa eficiente em 5 simples...

  1. Controle seu estoque de produtos. ...
  2. Registre todas as movimentações financeiras. ...
  3. Determine um período para o fluxo de caixa. ...
  4. Determine as origens das despesas. ...
  5. Avalie os resultados no final do mês.