Como fazer um bloqueio emocional?

Perguntado por: landrade . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

Pule, corra, dance ou faça exercícios — isso vai ajudar você tanto física quanto emocionalmente. Deixe-se sentir suas emoções. Dê a si mesmo tempo para sentir sua raiva, tristeza ou culpa. Sinta a emoção, analise-a e tente aceitá-la.

Teste de Trauma e Bloqueio Emocional (da infância ou da vida adulta) O teste de trauma e bloqueio emocional que você irá fazer agora é um primeiro exercício de autoconhecimento para quem sente que tem alguma coisa errada consigo mesma(o). Importante: esse teste não é uma avaliação psicológica, e nem um diagnóstico.

O bloqueio emocional é um mecanismo de defesa no qual o inconsciente oculta memórias de dor para evitar o sofrimento. Quando você está emocionalmente bloqueado, você tem um relacionamento nada saudável com suas próprias emoções.

De maneira geral, cada pessoa tem entre 200 a 300 bloqueios emocionais. Até o momento eu já havia identificado e eliminado mais de cinquenta em minha vida. Parece ridículo o evento causador do bloqueio de alguém, mas esse assunto é sério.

Veja a seguir como dar um basta na situação e finalmente superá-la:

  1. Corte o mal pela raiz. A indicação da especialista é ocultar as postagens ou bloquear a pessoa das redes sociais. " ...
  2. Foque no seu bem-estar. ...
  3. Deixe o calendário de lado. ...
  4. Não projete o alívio em um novo amor. ...
  5. Deixe a natureza agir. ...
  6. Honre sua própria história.

Podemos dizer que quando uma pessoa sente um vazio emocional é como se todas as emoções e sentimentos negativos decidissem se unir e tomar conta, e então é nesse momento que tudo perde o sentido.

Aposte na música – atividades como ouvir música, cantar, dançar e compor são consideradas aliadas da saúde emocional porque ajudam a destravar emoções bloqueadas e expressá-las de maneira saudável. Passe um tempo na natureza – isto reequilibra a energia, acalma a mente e facilita em processos de cura.

Tipos de bloqueio emocional:

  • Bloqueio emocional no relacionamento amoroso.
  • Bloqueio emocional na amizade.
  • Bloqueio emocional no trabalho.

Até que, um dia, esses bloqueios são quebrados e elas ficam completamente perdidas. Muitas vezes, mal sabem nomear aquilo que estão sentindo ou lidar com a situação de forma saudável.

7 Atitudes Poderosas Para Lidar Com Pessoas Frias

  1. 3 – Ser Empático. Quando o comportamento de uma pessoa lhe parece injustificável, o melhor a fazer é se colocar no lugar dela e tentar entender o que se passa em sua mente. ...
  2. 4 – Conversar. ...
  3. 5 – Ser Exemplo. ...
  4. 6 – Perceber os Sentimentos nas Atitudes. ...
  5. 7 – Tenha Paciência.

Como saber se tenho dependência emocional? Veja os sintomas. A pessoa dependente costuma ter baixa autoestima e pouco apreço por si mesma. Ela corre atrás de outros indivíduos para preencher o vazio emocional dentro dela.

São crenças que também costumamos chamar de travas mentais. Ou seja, barreiras que nosso pensamento cria, travando e inibindo nossa fala e comunicação. O que muitas pessoas não sabem é que a solução para este problema pode estar bem próxima.

O entorpecimento emocional, por vezes também denominado dormência afetiva, é um estado no qual uma pessoa não consegue sentir nem expressar emoções. Não é uma condição clinicamente diagnosticável, embora possa ser um sintoma de depressão, de estado de stress pós-traumático (PTSD) ou de outra condição clínica.

Bloqueios culturais: Barreiras que impomos a nós mesmos, geradas por pressões da sociedade, cultura ou grupo a que pertencemos. Eles nos levam à rejeição do modo de pensar de pessoas ou grupos diferentes.

Não podemos controlar todos os sentimentos, mas é perfeitamente possível decidir como reagir perante eles. Assim, não depositamos nossa felicidade em outras pessoas ou circunstâncias específicas.

A crise de choro que acontece sem um motivo é um sinal de que algo não está bem. Se você tem chorado mais do que o habitual e não consegue cessar as lágrimas, pode estar vivenciando uma depressão não diagnosticada, ou outro transtorno do humor.

Converse com amigos e familiares. Construir uma rede de apoio é essencial para os momentos em que nos sentimos para baixo, tristes e com vontade de chorar sem motivo. Fale com pessoas próximas sobre o que lhe aflige, desabafar e colocar tudo para fora continua sendo um bom início para cuidar de emoções ruins.

Essa sensação de aperto no peito pode ser descrita como uma opressão, aperto ou desconforto emocional que parece afetar fisicamente a região cardíaca. A vontade de chorar pode ser uma resposta emocional ao sentimento de aperto no coração e pode ser uma forma saudável de liberar emoções.

Quando a pessoa reprime uma emoção, significa que ela está tentando fazer com que esse sentimento não exista. O problema é que, como o sentimento está sendo apenas ignorado, ele vai continuar ali, crescendo e, provavelmente, incomodando.