Como fazer um Aquaterrário para tartaruga caseiro?

Perguntado por: rhernandes8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

primeiramente, coloque um substrato no chão, pode ser terra, areia ou pedras grandes, afinal, não queremos que elas engulam as pedras. Aposte nas plantas aquáticas, afinal, as tartarugas também podem se alimentar delas, sem contar que essas plantas são uma fonte de vitamina A. Procure pelas espécies Vallisneria sp.

A limpeza do aquário é algo indispensável. Caso tenha condições, compre um sistema de filtros em lojas de animais, assim não terá que realizar a troca da água toda semana. Apenas limpe o filtro regularmente. Mas quando não existe esse sistema, 25% da água deve ser trocada semanalmente.

Está pensando em decorar o aquário para tartaruga com pedrinhas, cascalho ou areia? Essa não é uma boa ideia, pois esse animalzinho é muito curioso e pode acabar comendo o que não deve! A rampa feita de acrílico auxilia a tartaruga a se movimentar pelo ambiente.

Você pode usar cascalho, seixos ou argila expandida para formar a camada de drenagem; Corte um pedaço da manta de bidim e posicione sobre os pedriscos, cobrindo-os; Com uma colher coloque um pouco do substrato rico em matéria orgânica; Plante os musgos no substrato.

Invista em equipamentos para manter a qualidade da água
Alguns equipamentos de manutenção e cuidados como os condicionadores de água, sifão e kits de testes devem ser incluídos na lista de itens na hora de montar um aquário barato. Afinal, é preciso manter as condições ideais da água para os peixes.

Um substrato deve ser espalhado por todo o fundo do aquário, formando uma camada de cerca de 2 cm. Cascalho de rio e plantas artificiais (próprias para aquário) podem enfeitar o ambiente, desde que não sejam pontiagudos. Para que o ecossistema funcione perfeitamente, alguns acessórios são necessários.

A tartaruga precisa de ter o seu próprio habitat ou espaço, que pode ser um aquário ou um terrário. O habitat deverá cumprir com as seguintes exigências: Uma piscina com profundidade suficiente para que possam nadar tranquilamente sem chocar com a decoração que possa ter.

Tartarugas como as tartarugas caixa (Terrapene spp), que dividem o seu tempo entre o solo e a água geralmente preferem minhocas, frutas e insectos como grilos e tenébrios. Algumas podem comer granulados depois de amolecidos em água.

O que come uma tartaruga doméstica?

  • folhas;
  • frutas;
  • legumes e verduras em geral;
  • carnes e minhocas;
  • peixes e crustáceos;
  • insetos.

Frutas: maçã e pera, manga, tomate, goiaba, pêssego, uva, caqui, banana e mamão; Proteína de origem animal: ovo cozido, pequenos crustáceo e larvas de insetos, sempre em pequena quantidade.

Nesse sentido, nunca coloque água direto da torneira! Antes disso, aqueça e prepare a água com condicionadores anticloro usados em aquários. A temperatura mais baixa pode causar choque térmico, enquanto o excesso de cloro pode acabar intoxicando a tartaruga.

ENCHA COM ÁGUA DE TEMPERATURA AMBIENTE
Adicione a água despejando de uma jarra em um prato para que não desfaça seu arranjo de pedras. Não coloque muita água, tartarugas precisam descansar em local seco.

A água deve ser fervida e resfriada, ou deixada em balde por 48 horas para que o cloro evapore completamente. Pode ainda usar tabletes próprios para retirar o cloro da água. Ao colocar sua tartaruga em água clorada, podem surgir manchas brancas no casco, irritar os olhos e a pele.

O ideal é que tenha uma cobertura bem seca de areia ou cascalho e alguma decoração que lhe proporcione sombra e um lugar onde se esconder. Também fica muito bonito colocar cascalho ou areia grossa no fundo da água. Isso é necessário para as tartarugas que se enterram no fundo.

Esfregue com a escova de dentes o casco e as outras partes da tartaruga; Enxágue e embrulhe o animal até que esteja completamente seco, e recoloque-o no seu habitat.