Como fazer um agrado para Nanã?

Perguntado por: oqueiroz8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Para agradar à senhora da sabedoria, deve-se ofertá-la: arroz, pipoca, feijão, inhame, sarapatel e milho branco. Além disso, ela se agrada muito de oferendas que contenham flores lilás, rosas brancas, calda de ameixa e figo, uvas, maçãs e melão.

Jabuticaba

Também é chamada de Jabuticaba do campo, Jabuticaba anã e Jabuticaba nana.

Onde recebe oferendas: Onde exista argila, barro. Principais oferendas: Velas na cor lilás, pirão, paçoca de amendoim e sarapatel. Bebida: Vinho.

está enfim tá que a nossa oferenda você pode como desfazer na tua casa no altar pessoal em algum cômodo que você acha adequado você pode fazer no seu terreiro.

Nanã, quando manifestada em um ritual, carrega o ibirí, sua ferramenta, como uma mãe que embala o filho entre os braços. Seu simbolismo se aproxima do xaxará de Omolu, e ambos são feitos, em essência, dos mesmos materiais.

FLOR DE NANÃ (Melastomatácea belúcia)
Minhas pétalas escassas e sumamente delicadas, de um violeta forte, nascem de aste rósea robusta, com aspecto velho, seco. Sou beleza que brota da feiura. Sou flor mimosa que brota sobre o calo.

Ao acender a vela ao Orixá, coloque embaixo um pratinho limpo, que não precisa ser novo e pode ser reutilizado após a queima da vela. Ao lado da vela, sugere-se colocar um copo de água cheio. Acenda a vela, ajoelhe-se e faça seu pedido ou agradecimento.

NANÃ BURUQUÊ - Lilás; OBALUAIÊ/OMULU - (LINHA DAS ALMAS) - Branca ou branca/preta; EXU E POMBA GIRA - Vermelha ou preta; Sempre lembrando que muitos TERREIROS (centros), preferem o uso da VELA BRANCA pela praticidade.

Seus números para sorte: 3, 4 e 9. Nanã é o Orixá feminino mais velho. Rege o lodo e a lama.

Saudações, cores e outros símbolos de Nanã
Suas cores são, principalmente, o branco, o lilás e o azul anil. Em suas roupas ou nos acessórios sempre terá uma dessas cores. Já as contas dessa orixá, geralmente, são brancas com traços que também variam entre o azul ou o lilás.

Nanã é responsável pelo portal entre a vida e a morte. Ela limpa a mente dos espíritos desencarnados para que possam se livrar dos sofrimentos da sua jornada, reencarnando sem os rastros da vida anterior.

Coruja

Coruja - tida como símbolo da sabedoria, é protegida pela mais velha das Àyabá's (mães rainhas), Nanã.

26 de julho

O 26 de julho é também celebrado pelas tradições religiosas afro-brasileiras como o dia de Nanã Buruquê, orixá da sabedoria, das águas paradas e regente do portal entre o mundo dos vivos e o dos mortos. Nanã também é considerada uma avó e, na umbanda, é sincretizada com Santa Ana.

Ervas dos Orixás – Nanã:
Alfavaca roxa, assa peixe, avenca, cana do brejo, Maria preta, manacá, capeba, cedrinho, cipreste, erva de passarinho, jarrinha, mutamba, quaresmeira, rama de leite.

Exú, Oxóssi e Oxum são os orixás regentes de 2023, segundo informações do presidente da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Ameríndia (AFA), Leonel Monteiro. "Esses orixás que estão reinando, de uma forma geral, o ano.

Elas nos trazem a energia da harmonia, do equilíbrio emocional com bênção. As frutas são: melancia, melão, sapoti, nêspera, mangaba, jenipapo, kiwi, graviola. Elas nos trazem a energia da prosperidade, pois são consideradas as divindades do mar.

Nanã é considerada a avó de energia amorosa e feminina na umbanda. Ela é extremamente acolhedora e é para ela que os filhos da religião pedem ajuda na hora que precisam se libertar do passado e se perdoarem.

As filhas e filhos de Nanã são pessoas dignas e têm bom coração, por isso, nunca desejam mal ao outros. Além disso, são gentis e galantes, como se viessem do século passado. Consideradas sábias e pacientes, os filhos de Nanã são vistos como “almas velhas”, pois fazem tudo com muita calma e consciência.