Como fazer um agrado a Ogum?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Passe azeite de dendê na polpa. Coloque as duas metades em um prato virgem, em que você deve no centro acender uma vela azul-escuro. Depois, diga com muita fé: “Ogunhê, Ogum patacori, Orixá que é grandioso e que atende aos pedidos de seus filhos. Salve santo guerreiro.

Diário – Qual é a oferenda que deve ser feita para homenagear Ogum? Everton – Uma bandeja com cerveja branca e uma costela assada sem sal e com sete ossos. Diário – Então, Ogum está mais para os gaúchos do que para o restante dos devotos?

Glorioso Ogum, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.

Mamão, laranja doce, maracujá doce, banana, uva rosada, maçã, graviola, abacate, carambola, limão, romã, melão, pitomba, seriguela, lima da pérsia, cereja, ameixa, coco, morango, marmelo. Outros agrados: Milho, cana de açúcar, feijão fradinho, feijão branco, farinha de milho, mandioca, fava, rabanete e abobrinha.

Como se conectar com a força guerreira e vitoriosa do Orixá Ogum. Faça uma limpeza energética nesses tempos em que nos sentimos preocupados e ansiosos, tomando um banho de descarrego de Ogum. Tome o banho no máximo 1x ao mês, em qualquer terça-feira. É ideal para tirar inveja e descarregar as energias.

terça-feira

Seu dia de semana é terça-feira. Ogum incorporado em terreiro de candomblé na cidade de Salvador, na Bahia. Embora não seja um orixá agrícola, Ogum tem uma conexão com o plantio e a colheita, porque foi ele quem fez as primeiras ferramentas utilizadas na agricultura, como a enxada e a foice.

Cachorro - o guardião, companheiro e amigo tem a proteção do Orixá Guerreiro Ogum.

4) Ogum abre caminhos
Coloque os bolinhos em uma vasilha de barro junto com sete moedas de qualquer valor. A vasilha deverá ser colocada no jardim de sua casa e deixada lá, por sete horas.

Ogum é representado pela cor vermelha e pela flor do cravo vermelho.

Ó Glorioso São Jorge, neste momento tão difícil da minha vida eu te suplico para que o meu pedido seja atendido e que com a sua espada, a sua força e o seu poder de defesa eu possa cortar todo o mal que se encontra em meu caminho.

cabeluda-bacuica; cana-de-macaco; cana de brejo; canjerana (pau-santo);

A vela e o copo de água podem ser colocados em qualquer lugar da casa, exceto no banheiro. Pode ser posicionado em uma mesa ou móvel, independente da altura, mas indicamos não colocar no chão. Não há obrigatoriedade de ser na altura da cabeça. Atenção: jamais acenda uma vela e deixe-a sem supervisão.

arruda

Incenso de arruda: serve para proteção contra o mau olhado e para limpeza de ambientes.

Ogun (Ògún) é o temível guerreiro, violento e implacável, deus do ferro, da metalurgia e da tecnologia; protetor do ferreiros, agricultores, caçadores, carpinteiros, escultores, sapateiros, talhantes, metalúrgicos, marceneiros, maquinistas, mecânicos, motoristas e de todos os profissionais que de alguma forma lidam com ...

Ogum não suporta quiabo porque foi devido a esse legume que ele perdeu uma batalha para o Orixá que ele mais detesta: Xangô.

O feijão preto é uma das oferendas que podem ser servidas ao orixá Ogum e por isso é chamado de “comida de orixá”. A feijoada, que em nosso tempo tem ares de festa, reúne diversos ingredientes e é servida para homenagear São Jorge.

É preciso fazer atividades que relaxem e libertem o estresse. O fígado e o estômago também costumam apresentar problemas, gastrites e enxaquecas são problemas comuns. Dormir é algo muito importante para a saúde dos filhos de Ogum, eles precisam de uma boa noite de sono para ter bom humor.

A partir disso o culto à Ogum (Omodê Okunrin) estaria ligado ao dos Guardiões Imole Exú, sendo o Imole Exu Sorokê um guardião de Ogum, se mesclando de tal forma que passou a ser entendido como um Orixá Meji ou Duplo, metade Ogum e metade Exu Xoroquê.

Oferenda para Ogum
– Cerveja branca, cravos vermelhos, uva rubi, figo, manga espada, velas branca, vermelha e azul escuro, tudo depositado em um campo aberto, pois seu ponto de força são todos os caminhos abertos. Onde oferendar: Num campo, caminho ou encruzilhada.