Como fazer transferência de contas FGTS?

Perguntado por: sgodinho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

O aplicativo FGTS conta com a opção Saque Digital, que na prática permite que o beneficiário indique uma conta de sua titularidade, que pode ser Caixa ou de outros bancos, para receber o valor liberado.

1-Acessar o Conectividade Social ICP. 2-Clicar em Empregador. 3-Clicar em Solicitar Transferência Conta Vinculada – PTC. 4-Selecione a Base da Conta, o Tipo de Inscrição e informe o CNPJ da conta de origem.

Ter o saldo bloqueado significa que não é possível movimentar o dinheiro que existe em conta. Caso decida resolver o problema presencialmente, é muito importante levar algum documento de identificação, a carteira de trabalho e comprovante de residência.

Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco.

Saque via transferência

  1. Abra o app Caixa Tem e toque em "Transferir Dinheiro";
  2. No bate-papo aberto, selecione "Digitar Agência/Conta";
  3. Escolha o banco, digite a agência, o número da conta e selecione o tipo;
  4. Digite os dados do beneficiado;
  5. Informe o valor da transferência e siga os passos para confirmação.

Desde 2020, o saque do FGTS também pode ser feito pelo celular, no aplicativo Saque Digital. O app serve para consultar os valores já liberados, solicitar o saque e fazer upload dos documentos necessários para a operação de saque.

Para sacar o dinheiro o cidadão que já está com o saldo do FGTS na conta pode se dirigir a um caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal.

O prazo para atendimento é de até 10 dias úteis, contados a partir da solicitação do pedido no Conectividade Social ICP. A efetivação da transferência deve ser acompanhada diretamente nas contas dos trabalhadores.

A unificação de contas será processada pela Caixa Econômica Federal, mediante solicitação do empregador por meio do formulário Pedido de Unificação de Contas (Anexo IX) que é obtido no site da CAIXA na internet - http://www.caixa.gov.br.

j) Unificação de contas e retificação de dados contas de FGTS. No canal Conectividade Social ICP (https://www.conectividade.caixa.gov.br), está disponível o serviço “Solicitar Transferência de Conta Vinculada – PTC”, que permite ao empregador, via internet, solicitar a transferência e unificação de contas vinculadas.

O saldo bloqueado não pode ser desbloqueado, nem pelo aplicativo ou central de atendimento. É necessário entender o motivo do bloqueio (junto ao juiz ou responsável). O saldo é desbloqueado só quando o banco receber uma ordem judicial autorizando o desbloqueio.

Dentro do app, vá até a aba de “Empréstimos”; Ali, você encontrará o seu contrato do empréstimo que utiliza o FGTS; Depois de clicar no contrato, escolha a opção “Quitar empréstimo”; Em seguida, gere o boleto com o saldo que está em aberto e faça o pagamento.

Se o Saque-Aniversário não caiu na conta do trabalhador até a data estabelecida no calendário, atente-se: pode ser indício de alguma desatualização, erro operacional do próprio FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) ou algum obstáculo que precisa ser solucionado para a liberação do dinheiro.

Caso você queira fazer todo esse processo de forma online, a função está disponível desde fevereiro de 2020. Para isso, acesse o aplicativo FGTS e consulte os valores liberados. Em seguida, solicite o saque, onde será preciso indicar uma conta de sua titularidade, que pode ser de qualquer banco.