Como fazer top estudante?

Perguntado por: rmoura . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Para solicitar o cartão TOP acesse um dos canais abaixo:

  1. Aplicativo TOP: disponível nas lojas de aplicativos do smartphone.
  2. WhatsApp do TOP: (11) 3888-2200.

A maneira mais prática é via aplicativo. Para isso, basta baixar o aplicativo TOP (disponível na e ) e fazer o cadastro. Depois é só escolher como deseja receber o cartão: em um posto de atendimento ou receber em casa.

Acesse o site https://boradetop.com.br , para mais informações. Passe Livre: Após o aviso de liberação do benefício neste site e de posse do seu cartão TOP, atualize em um dos validadores on-line para usufruir o seu benefício.

Solicite à sua instituição de ensino que nos envie os seus dados de vínculo com o programa (ProUni ou FIES) para ter direito à gratuidade. Para utilizar o benefício, pague o valor correspondente. Se você já possui um Bilhete Único de Estudante de ano anterior, poderá revalidá-lo para uso neste ano.

Aos estudantes com renda familiar superior a 1,5 salários mínimos por pessoa, é ofertado o benefício de meia passagem. Ou seja, o estudante não paga o valor total da tarifa ao recarregar o cartão. Para ter direito a meia passagem de estudante SP, basta fazer o cadastro na SPtrans, assim como no caso do passe livre.

O usuário pode recarregar o Top pelo próprio aplicativo usando cartão de débito, crédito ou Pix como forma de pagamento.

Conforme prevê a legislação em vigor, o solicitante deve ter renda familiar per capita inferior a 1,5 salário mínimo nacional (R$ 1.980,00), ou integrante de bolsas como FIES, PROUNI, cotas sociais.

Cada estudante é beneficiado com até 400 passes escolares por ano, no máximo, emitidos pela Unidade de Atendimento Cartão Transporte. Essa quantidade é estabelecida em razão do texto da Lei Federal n.º 9394, que trata das diretrizes e bases da educação nacional e prevê que o ano letivo deve ter 200 dias.

  1. Baixe o Aplicativo. Busque TOP na loja de aplicativos.
  2. Faça seu cadastro. Insira seus dados para cadastro.
  3. Abra sua conta TOP. Abra sua conta digital sem custos.
  4. Aproveite as vantagens. Tenha acesso a extratos, recarga de créditos, PIX e muito mais.

Basta adicionar o número (11) 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as orientações.

O TOP é aceito nos ônibus metropolitanos da Grande São Paulo gerenciados pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), Metrô, monotrilho, CPTM, ViaMobilidade, ViaQuatro e em ônibus municipais de Arujá, Taboão da Serra e Rio Grande da Serra, na região metropolitana.

Se o desbloqueio pelo número do Bilhete for realizado sem sucesso, um botão será liberado para uma nova tentativa de desbloqueio que agora, poderá ser realizada com a leitura de uma foto do cartão (Se estiver no computador) ou leitura do QR Code existente na parte frontal do Bilhete (Se estiver no celular).

Além do direito estar disponível para os estudantes, a lei da meia entrada também abrange seus benefícios para deficientes e acompanhantes se necessário, jovens entre 15 e 29 anos que comprovem baixa renda e devem possuir no CadÚnico, um serviço de cadastro para programas sociais do governo federal e o ID Jovem .

O direito é direcionado a estudantes regularmente matriculados e a professores no exercício da profissão. Todos os níveis de ensino são contemplados: educação básica, ensinos fundamental e médio, superior de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado.

Para ativar o benefício é cobrado o valor de 7 passagens (R$30,80).

Alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico e Profissionalizante, Ensino Superior e Tecnológico, na rede pública municipal, estadual e federal ou na rede privada de ensino, cujos cursos sejam devidamente autorizados, oficialmente reconhecidos e fiscalizados pelas autoridades competentes.

Para usufruir do desconto, é necessário possuir a Identidade Jovem, documento virtual emitido pela internet, e apresentá-lo juntamente com um documento oficial de identificação com foto. É importante verificar as políticas específicas das empresas de transporte.

As cotas gratuitas de passagens serão fornecidas aos estudantes no formato do Bilhete Único Diário, com limite de 8 (oito) embarques por dia, a serem realizados no período de 24 horas, contadas a partir do registro da primeira utilização da cota as cotas gratuitas não são cumulativas, devendo ser utilizadas dentro do ...

Para o Meia Tarifa:
O estudante/professor deve aguardar a mensagem de liberação neste site e efetuar a atualização no validador on-line do TOP, antes de realizar a compra dos créditos do tipo Escolar.

01/02/2023 a 28/02/2023 - Período para a compra de créditos eletrônicos para cartões Meia Tarifa emitidos/revalidados em 2022 e que ainda não foram revalidados em 2023. 01/03/2023 - A partir desta data, cartões Meia Tarifa NÃO REVALIDADOS em 2023 não poderão ser recarregados.