Como fazer tipagem sanguínea passo a passo?

Perguntado por: alima . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Para determinar o tipo sanguíneo e o fator RH de uma pessoa é necessário colocar em uma lâmina três gotas de sangue e, sobre o sangue, os soros: uma gota do soro anti- A (soro azul), uma do soro anti-B (soro amarelo) e outra do soro que determina o fator Rh (soro incolor).

3. Se os genes do fator Rh do pai e da mãe são + e -, o bebê poderá herdar do pai e da mãe tanto o alelo positivo quanto o negativo. Sendo assim, o filho(a) poderá ter: Fator Rh positivo (+/+), Fator Rh positivo (+/-) ou fator Rh negativo (-/-).

Como é Feito o Exame de Tipagem Sanguínea? O exame de tipagem sanguínea é um exame de sangue comum feito através da coleta da amostra de sangue de um indivíduo e levado a um laboratório para análise. Coloca-se uma gota de sangue em cima de uma lâmina para cada tipo de antígeno.

Como é feito o exame Tipagem Sanguínea com Fator Rh? Esse exame é feito com amostra de sangue, que pode ser coletado no laboratório ou por um técnico em visita. O sangue é colhido de uma veia, geralmente no braço. Antes do procedimento, a área escolhida será limpa com algodão embebido em álcool.

Para determinar o tipo sanguíneo e o fator RH de uma pessoa é necessário colocar em uma lâmina três gotas de sangue e, sobre o sangue, os soros: uma gota do soro anti- A (soro azul), uma do soro anti-B (soro amarelo) e outra do soro que determina o fator Rh (soro incolor).

As veias cefálica do antebraço e basílica do antebraço são preferíveis para coleta de sangue, mas pode-se usar outras veias do braço e da mão. A veia cefálica está localizada no aspecto lateral (radial) do braço, e a veia basílica no aspecto medial (ulnar).

Os tubos para Tipagem Sanguínea VACUETTE® estão disponíveis com aditivos ACD-A, ACD-B (citrato ácido dextrose) ou CPDA (citrato fosfato dextrose adenina) são adequados para a determinição de grupos sanguíneos e conservação celular graças às propriedades estabilizadoras das células.

Para classificação ABO, são realizados os testes: - Tipagem direta: determina a presença/ausência dos antígenos do sistema ABO nas hemácias do receptor, utilizando reagentes licenciados pelo Ministério da Saúde (soro anti-A, soro anti-B, soro, anti-AB).

No Brasil, os grupos mais comuns são o O e o A, que abrangem 87% da população. O B responde por 10% e o AB, por apenas 3%. Japoneses, por exemplo, têm mais sangue B. É possível que filhos tenham tipo sanguíneo diferente do dos pais.

Foram utilizados os materiais padrão para esta prática laboratorial: luvas descartáveis, lancetas descartáveis, algodão, álcool 70%, spray antisséptico, lâminas de vidro, soros anti-A, anti-B e anti-D (anti-Rh), caixa térmica para transporte, caixa para descarte de lixo biológico.

Filhos herdam as informações genéticas dos pais e, a partir destes dados, desenvolvem suas próprias características. Basicamente, metade do material genético vem da mãe e outra metade do pai.

Pais O+ e A+
Se a composição do sangue tipo A for dominante todos os filhos daquela pessoa terão o sangue tipo A, caso o outro genitor tenha o sangue tipo O. Se pelo contrário, a composição genética do genitor com sangue tipo A tiver também um gene recessivo, haverá a chance de 50% da criança ser do tipo sanguíneo O.

Para saber se uma pessoa possui Rh+ ou Rh-, é realizado um exame no qual se mistura o amostra de sangue em uma solução de Rh. Se ocorre aglutinação das hemácias, o sangue é do tipo Rh+, se não ocorrer é porque a pessoa é Rh-.

O tipo sanguíneo é uma característica determinada por genes, de modo que é herdado dos nossos pais. Há 8 tipos sanguíneos principais advindos dos sistemas ABO e Rh: A, B, AB e O, podendo eles serem positivos ou negativos.

AGORA É LEI: TIPO SANGUÍNEO E FATOR RH NÃO SÃO MAIS OBRIGATÓRIOS NAS FICHAS DE MATRÍCULA ESCOLARES. Escolas das redes pública e privada não serão mais obrigadas a informar sobre o tipo sanguíneo e o fator RH de crianças e adolescentes nas fichas escolares.

Há um tipo de sangue tão raro que menos de 50 pessoas no mundo são conhecidas por possuí-lo. Cientificamente conhecido como Rh nulo (Rhesus null), é muitas vezes referido como “sangue dourado” devido à sua extrema raridade — e ao seu valor para os outros. Existem quatro principais grupos sanguíneos: A, B, AB e O.