Como fazer tinta natural com colorau?

Perguntado por: ununes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Misture o colorau (urucum) e a água até formar uma pastinha. Em seguida, acrescente a cola branca e mexa bem.

faça a seguinte receita de café coado: 25g de café moído para 150ml de água. separe esse café em potes ou tampas, e utilize água para diluir e criar diferentes tonalidades. para fazer o efeito de aquarela, comece a pintura utilizando os tons mais claros e depois vá para os mais escuros.

Pegue o frasco do corante para parede e agite bastante pois o pigmento costuma ficar armazenado no fundo do frasco. Às vezes, ele fica parado por longos períodos nas prateleiras das lojas. Agite intensamente. Na lata de tinta que você escolheu vá adicionando, aos poucos, o corante até que atinja a cor desejada.

Tinta natural vermelha (de colorau/urucum)
Misture o colorau (urucum) e a água até formar uma pastinha. Em seguida, acrescente a cola branca e mexa bem.

Modo de preparo:

  1. No balde, adicione toda a massa corrida, 1 litro de água e mexa bem até ficar uma mistura bem homogênea;
  2. Em seguida, adicione a cola e o restante da água. Continue mexendo até a mistura ficar com a consciência de uma tinta comum;
  3. Agora é a hora de escolher a cor da sua tinta.

Nessa proposta usamos o açafrão misturado com um pouco de água e cola para criar a tinta amarela e o colorau misturado com um pouco de água e cola para criar a tinta vermelha. Você pode optar por usar outros alimentos que tiver em casa para fazer outras cores de tinta, como beterraba, couve e cenoura, por exemplo.

Em uma panela, coloque o amido de milho e vá acrescentando a água aos poucos, sempre mexendo. fogo baixo e mexa até engrossar. 3. Quando a mistura estiver homogênea e com uma consistência mais cremosa, igual à da tinta guache, desligue e deixe esfriar.

Passo 5 – Anote aí: rosa + amarelo = vermelho
Finalmente, aplique um pouco da tinta de cor vermelha que você fez ao misturar as cores amarelo e rosa. Dessa maneira, você vai ter sempre à mão uma fórmula comprovada de como fazer a cor vermelha combinando o rosa com o amarelo.

Afinal, a tinta é comestível! Basta fazer um purê de frutas de cores diferentes com um pouco de água. Você pode usar banana (amarelo), morango (vermelho), kiwi (verde) e vai ter uma experiência sensorial super interessante. Se quiser deixar a cor mais forte, pode acrescentar gotas de corante de alimentos.

Azul e roxo
Para fazer corante roxo, pique as folhas do repolho, uma medida de de uma xícara, mais ou menos, e cozinhe com uma xícara de água, até obter um tom de roxo forte. Para obter corante azul, adicione um pouquinho de bicarbonato de sódio à água do repolho aos poucos até atingir o azul desejado.

Passo a passo
Amasse as frutas no coador, utilizando a colher e retire o máximo de líquido possível. Depois adicione o vinagre ao suco e misture. Junte o sal a estar composição (o sal impede o mofo). Por último, despeje a tinta da fruta em um frasco limpo e matenha-o bem fechado quando não estiver em uso.

Separe um recipiente, uma colher, corantes alimentícios, água, amido de milho e uma forma para que a tinta descanse. Dica: Colocamos aproximadamente 200 gramas de amido de milho no recipiente. Pingamos diversas gotas de corante - já que isso é que dá cor para a nossa tinta - e despejamos, aos poucos, uns 75ml de água.

Passo 1: Coloque em uma panela (de preferência antiga) a flor de hibisco – quanto mais flores colocar, mais forte a cor ficará -, um copo de água, uma pitada de sal e um dedo de vinagre branco. Deixe em fogo baixo por uma hora. Passo 2: Tire do fogo e deixe esfriar um pouco. Use tiras de papel para medir sua cor.

Amarelo + vermelho = laranja. Vermelho + azul = roxo ou violeta. Azul + amarelo = verde.

Portanto, apenas a combinação de feixes de luz nessas sete cores, não a combinação de cores de tinta, resulta na cor branca. Isso significa que, se você tentar misturar tintas com pigmentos nas cores vermelha, amarela e azul, só vai conseguir uma cor cinza-escuro ou uma outra bem próxima do preto.

A mistura do magenta com o amarelo forma a cor vermelha; A mistura do ciano e amarelo forma a cor verde; A mistura do ciano e magenta forma a cor azul; A mistura do preto com o branco forma a cor cinza.

Coloque a terra na bandeja de tinta e vá acrescentando a mistura de cola e água aos poucos, enquanto você mexe tudo muito bem, até formar uma pasta. Se desejar uma tinta mais fina, passe a mistura final pela peneira mais uma vez. Agora é só pintar com a ajuda do rolo de pintura.

Modo de Fazer
Bater no liquidificador, com água, beterraba (para a cor vermelha), cenoura (para a cor amarela), e espinafre (para a cor verde). Espremer o líquido de cada um num pano e depois coar. Guardar as tinta sem vidros e tampar bem.

Primeiro, misture a água com a terra. Depois, usando uma peneira fina, transfira a mistura e acrescente a cola branca aos poucos (sempre misturando bem). Feito isto, coloque a cor do pigmento desejado até obter a cor esperada. Pronto, sua tinta estará finalizada!