Como fazer tinta caseira para cabelo infantil?

Perguntado por: rmata . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Como fazer a tinta temporária para cabelo infantil

  1. 2 pacote de suco em pó instantâneo,
  2. 4 colheres de sopa de condicionador ou 4 colheres de sopa de maionese,
  3. 1 colher de sopa de vinagre branco.

Receita de tinta à base de farinha

  1. 1 (uma) xícara de farinha de trigo;
  2. 1 (uma) xícara de sal;
  3. 1 (uma) xícara e meia de água;
  4. 1 (uma) colher de chá de óleo de cozinha;
  5. Corante alimentício das cores que desejar.

Chá preto
Colocar a água numa panela e deixar ferver. Depois de fervida, colocar o chá preto e a água em um recipiente, deixando repousar por meia hora. Depois, lavar o cabelo normalmente e aplicar essa mistura no cabelo, deixando-a agir por vinte minutos, enxaguando por último com água fria.

Tintas artesanais que não são apropriadas para os cabelos, como tinta guache, ou acrílica, podem ocasionar queimaduras ou lesões no couro cabeludo por conta da reação química potencializada pela exposição solar. Elas, ainda, mancham os cabelos e podem demorar a sair.

Terra, urucum, açafrão, beterraba são também exemplos de matérias-primas para as tintas naturais. No caso do autor da apostila, o resultado do trabalho é usado para criar suas belas ilustrações. Mas, pode ser um ótimo material para quem gosta de pintar para relaxar e até para brincar com as crianças.

Como pintar o cabelo com café? De acordo com o site Spoon University, para tingir o cabelo com pó de café é preciso fazer duas xícaras de café normalmente, como você faz para tomar, e esperar esfriar. Assim que o líquido estiver frio, jogue nos cabelos ainda molhados e massageie-os, deixando o café agir por uma hora.

Basta apenas enrolar mechas fininhas com cabelo seco antes de colorir (a textura enxuta vai fazer com que a cor pegue mais fácil) e esfregar o produto no cabelo. Se não pegar na primeira tentativa, basta repetir o processo ou umidecer um pouco a mechinha (principalmente se o seu cabelo for mais escuro).

Veja como fazer:

  1. Misture meio tubo de tinta com o dobro dessa quantidade em creme.
  2. Lave o cabelo com shampoo antirresíduos.
  3. Tire o excesso de água dos fios;
  4. Aplique a mistura mecha a mecha em todo o cabelo.
  5. Deixe agir de 20 a 30 minutos e enxágue todo o creme do cabelo.
  6. Se quiser, finalize com o condicionador.

Passo a passo
Amasse as frutas no coador, utilizando a colher e retire o máximo de líquido possível. Depois adicione o vinagre ao suco e misture. Junte o sal a estar composição (o sal impede o mofo). Por último, despeje a tinta da fruta em um frasco limpo e matenha-o bem fechado quando não estiver em uso.

Suco de cenoura
Para preparar, basta espremer as cenouras para liberar o suco. Misture este suco com um óleo e aplique no cabelo. Agora, coloque os fios em um saco plástico ou celofane. Deixe a mistura agir por pelo menos uma hora.

Prepare os acessórios necessários para pintar o cabelo

  1. 1 recipiente de plástico.
  2. 1 pincel para cabelo.
  3. 1 par de luvas.
  4. 1 camiseta “velha”
  5. 1 Presilhas.
  6. 1 pente.
  7. Pomada protetora.
  8. Coloração na cor desejada.

Aplique a tinta com condicionador no cabelo.
Pegue um punhado da mistura e passe no cabelo das pontas até a raiz. Cubra o cabelo como faria com um condicionador normal para hidratar seus fios. Você pode usar luvas para não manchar a pele das mãos, mas lavar elas depois de aplicar a tinta é o suficiente.

Uma outra maneira é usar aquele pó que faz suco. Ferva um pouco de água e misture o pó na cor que quiser, fazendo um suco concentrado. Depois, com um pincel, passe onde quer colorir, espere 20 minutos, lave para tirar o açúcar e está pronto. Ah, essa fórmula não pega nos cabelos escuros, só funciona nos claros.

Escolha uma tinta de caneta que seja da mesma cor do seu cabelo ou uma cor mais clara. Para aplicar a tinta, comece na parte de trás do cabelo e trabalhe para a frente. Aplique a tinta em mechas finas e pentee para espalhar uniformemente. Deixe a tinta agir por 30 minutos antes de enxaguar completamente.

"Para preenchimento de fios brancos, o ideal é usar coloração permanente (de preferência, as cores base). Para alterar alguns tons de maneira mais discreta, dar um brilho no cabelo ou corrigir tons indesejados, pode usar tonalizante, que também é menos agressivo aos fios", explica a hair designer.

faça a seguinte receita de café coado: 25g de café moído para 150ml de água. separe esse café em potes ou tampas, e utilize água para diluir e criar diferentes tonalidades. para fazer o efeito de aquarela, comece a pintura utilizando os tons mais claros e depois vá para os mais escuros.

Tintas naturais são aquelas que ao invés de serem feitas de produtos químicos, são extraídas de elementos da natureza. Elas podem ser feitas a partir de nozes, cascas, raízes, frutas, pétalas, aparas de madeira, folhas, partes de flores e plantas inteiras, insetos, terra, entre outros.

A tinta de beterraba, além de natural, é um meio acessível e interessante no cotidiano dos bebês. Para confecção dela, cozinhe a beterraba com pouca água e, em seguida, a bata no liquidificador para que fique bem pastosa. Você pode peneirar ou deixar a beterraba em pedacinhos.

Um dos benefícios do café no cabelo, além de impulsionar o crescimento, é manter a saúde e a força dos fios. Isso acontece porque a cafeína, assim que entra em contato com os folículos, ajuda na distribuição de nutrientes. Ela ainda é responsável por bloquear o envelhecimento acelerado dos fios.

A hidratação com café ajuda, sim, a escurecer um pouco os cabelos, porém seu efeito dura por menos tempo.