Como fazer tinta à base de massa corrida?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Modo de preparo:

  1. No balde, adicione toda a massa corrida, 1 litro de água e mexa bem até ficar uma mistura bem homogênea;
  2. Em seguida, adicione a cola e o restante da água. Continue mexendo até a mistura ficar com a consciência de uma tinta comum;
  3. Agora é a hora de escolher a cor da sua tinta.

Só três ingredientes são necessários para fazer tinta em casa: água, cola branca líquida e um alimento colorido em pó. Confira a receita. Misture o açafrão e a água até formar uma pastinha. Em seguida, acrescente a cola branca e mexa bem.

Massa corrida: perfeita para ambientes internos
Você pode nivelar qualquer imperfeição na parede com a massa corrida antes de realizar pintura. Depois, é só aplicar acrílica de sua preferência e o trabalho estará perfeito.

Veja os materiais necessários para fazer tinta caseira:
1 lata de massa corrida (900ml): escolha a PVA, se a pintura for interna, ou massa corrida acrílica, se a pintura for em áreas externas – já que suporta mais a umidade e ações climáticas.

O fascinante é ver como a tinta “Viaja” no sal. Você coloca uma gota com o pincel e a tinta de espalha (por isso a necessidade de ser uma tinta bem diluída em água). Essa é a parte científica da atividade. Os cristais de sal absorvem a tinta e vão fazendo ela se espalhar, sem cair no papel.

A massa corrida está muito dura? Não precisa se preocupar. A dica é diluir o produto com água, na proporção de 5% a 10% do volume. Feita a diluição, misture bem para que a massa fique homogênea e utilize-a em no máximo 24 horas.

Pode sim. Um tipo de corante específico é o pó xadrez, misturado à massa é muito utilizado para fazer pisos de cimento queimado com coloração. Quer dicas de decoração ou reforma?

Em geral, a composição das tintas conta um pigmento, um agente de suspensão e com uma sustância adesiva. Como a tinta se fixa ao papel?

As primeiras tintas foram criadas pelos povos da pré-história. Eles usavam sangue, argila, terra, plantas, pedras e ossos moídos para pintar o corpo e as paredes das cavernas. Logo eles perceberam que era necessário um elemento “ligante” para fixar a pintura no local onde era feita e torná-la mais durável.

Resposta: Uma tinta líquida normalmente é constituída pelas seguintes partes – resinas, diluentes, aditivos e pigmentos. ...

faça a seguinte receita de café coado: 25g de café moído para 150ml de água. separe esse café em potes ou tampas, e utilize água para diluir e criar diferentes tonalidades. para fazer o efeito de aquarela, comece a pintura utilizando os tons mais claros e depois vá para os mais escuros.

Para fazer geotinta, então se usa 6 partes de argila, 1 parte de cola branca e 10 partes de água. A cola branca ajuda na fixação da tinta e pode ser usada sem problemas, já que é atóxica. Essa é a mistura base para a tinta. Para obter uma cor mais clara, basta adicionar cal.

“Dá maior resistência à cor, contra agentes como vento e chuva; também é importante misturar cola branca PVA à tinta, que estabiliza a liga da cal com o pigmento”, explica. Para manipular todos esses materiais, é indicado usar máscara de proteção, óculos e luvas látex.

A massa corrida não suporta bem a presença de água.
Quando isso acontece, ela passa a absorver muita água e acaba se “desmanchando”. Toda essa água absorvida tenta evaporar e acaba “empurrando” a tinta, dando surgimento às bolhas.