Como fazer teste de demência?

Perguntado por: rantunes . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

Um médico de família pode fazer as perguntas (do teste) e, dependendo das respostas, encaminhar o paciente para um serviço de referência." PERGUNTAS E PONTUAÇÕES DO SISTEMA RÁPIDO DE AVALIAÇÃO DA DEMÊNCIA: O teste avalia mudanças nas habilidades cognitivas e funcionais do paciente.

Perda da memória, confusão e desorientação; dificuldade em compreender comunicação escrita ou verbal, tomar decisões e/ ou reconhecer familiares e amigos; esquecimento de fatos comuns como o dia em que estão, mês ou ano; alteração da personalidade e do senso crítico; falta de apetite, perda de peso, incontinência ...

Devemos suspeitar de quadro demencial quando o paciente apresentar alterações cognitivas (principalmente perda de memória), sintomas psiquiátricos, alterações de personalidade, mudanças no comportamento ou diminuição na capacidade de realizar atividades da vida diária.

Principais sintomas: Os principais sintomas relacionados à demência senil são desorientação, perda da memória, dificuldade em tomar decisões, esquecimento de coisas simples, perda de peso, incontinência urinária, dificuldade para dirigir ou fazer atividades sozinho, como fazer comprar, cozinhar ou tomar banho, por ...

Neurologistas e psiquiatras podem diagnosticar doença de Alzheimer. Essas especialidades podem ajudar a melhorar o bem-estar do paciente, começando por fazer o diagnóstico corretamente, diferenciando a doença de Alzheimer de outros tipos de demências, por exemplo.

São as seguintes características identificadas em casa fase:

  • Fase 1: Cognição normal.
  • Fase 2: Declínio cognitivo muito leve.
  • Fase 3: Declínio cognitivo leve.
  • Fase 4: Declínio cognitivo moderado.
  • Fase 5: Declínio cognitivo moderadamente grave.
  • Fase 6: Declínio cognitivo grave.
  • Fase 7: Declínio cognitivo muito grave.

A demência pode ser causada por várias doenças incluindo a doença de Alzheimer e outras doenças degenerativas, mas também por acidente vascular cerebral (AVC), tumores, doenças metabólicas e infeciosas.

Dentre os principais tipos de demências estão a Doença de Alzheimer, a Demência Vascular, a Demência com corpos de Lewy, a Demência Frontotemporal, e as Demências parkinsonianas.

O tratamento para demências inclui a administração de medicamentos que atuam aumentando alguns neurotransmissores no cérebro, como acetilcolina, serotonina e noradrenalina. Também há benefícios relacionados a sintomas neuropsiquiátricos da doença, como ansiedade, depressão e insônia.

Os principais sinais e sintomas de demência são a perda gradual e progressiva da memória, confusão mental, perda da capacidade de resolver problemas, comportamento agitado ou alucinações, perda do reconhecimento de locais familiares e perda de interesse e incapacidade de realizar as atividades habituais.

A demência pode não ter cura, mas muitos pacientes ainda têm o que aprender - 15/01/2019 - UOL VivaBem.

Embora a terminologia varie, demências de origem precoce são casos que ocorrem em adultos entre 18 e 65 anos de idade.

Sobre o Alzheimer e demência
O Alzheimer causa problemas na memória, pensamento e comportamento. Nos estágios iniciais, os sintomas de demência podem ser mínimos, mas pioram conforme a doença causa mais danos ao cérebro.

O Alzheimer precoce ou "demência pré-senil", é um tipo de Alzheimer raro que tem início antes dos 65 anos, normalmente entre os 40 e 50, e está relacionada a alterações genéticas hereditárias que levam a perda progressiva da cognição, resultando em sintomas como falha ou perda de memória, confusão mental, agressividade ...