Como fazer TDAH obedecer?

Perguntado por: ifrutuoso . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

Dicas para lidar com o TDAH

  1. Imposição de limites. Devido à grande inquietude de crianças hiperativas, há uma tendência de que elas sejam intolerantes a regras. ...
  2. Incentivo à organização. ...
  3. Paciência e compreensão. ...
  4. Evite comparações. ...
  5. Estimule a prática de atividades físicas.

Entre as dicas que consideramos úteis para estudantes com TDAH estão:

  1. Tenha uma rotina consistente. ...
  2. Controle a vontade de procrastinar. ...
  3. Estude com eficiência. ...
  4. Planeje os seus dias. ...
  5. Consulte um psicólogo. ...
  6. Defina as suas prioridades.

Tratar o TDAH de uma maneira natural e sustentada começa por melhorar os hábitos e o estilo de vida. Fazer exercícios aeróbicos, que aumentam a vascularização cerebral, consumir alimentos que garantem um fluxo regular de energia para o cérebro é um pré-requisito básico.

Exercícios em que há maior necessidade de atenção ao corpo, como balé, lutas ou ginástica, tendem a ser mais eficientes.

A incapacidade básica de prestar atenção, típica do TDAH, costuma gerar uma gama de comportamentos “mal vistos” dentro de um relacionamento como parecer não ouvir o outro, não perceber os sentimentos do outro, não lembrar datas ou acontecimentos importantes do casal, não dividir as tarefas da casa e não se lembrar de ...

As semelhanças do TDAH com a síndrome do pensamento acelerado são muitas, já que o sintoma mais característico do TDAH é a inquietação e consequentemente os pensamentos frenéticos que isso causa.

Consequências dos distúrbios de sono aos jovens com TDAH
O indivíduo que não tem uma boa qualidade de sono também sofre com queda de produtividade, alterações de humor, fadiga, perda de memória e sonolência diurna excessiva. Os jovens com TDAH podem ser afetados de forma ainda mais intensa por esses sintomas.

O TDAH na adolescência
Durante a adolescência o TDAH mostra o seu lado mais perigoso, pois é nesse período que o convívio social tende a ficar mais prejudicado. Uma situação vivenciada pelo adolescente com TDAH é o conflito corriqueiro com seus familiares, colegas de sala e professores.

Durma bastante – e durma bem! Poucas horas de sono aumentam os sintomas do TDAH, diminuindo a capacidade de manter o foco durante dia. Para isso, evite tomar cafeína antes de dormir, mantenha uma rotina à noite e evite exercícios por até uma hora antes de ir dormir.

Alimentos processados e industrializados podem agravar os sintomas do TDAH e interagir de forma negativa, principalmente no aumento dos níveis de hiperatividade. Além disso, o consumo de açúcar refinado também pode agravar o controle de hormônios e neurotransmissores.

O desenvolvimento de situações comórbidas é imprevisível, o que dificulta a implementação de medidas preventivas. Sabemos hoje que crianças com TDAH têm em regra menos 12 anos de expectativa de vida, comparado com crianças sem a patologia.

O que é que se pode fazer aqui?

  1. Limitar o consumo de açúcar, especialmente os açúcares simples.
  2. Evitar alimentos a que possa ser alérgico.
  3. Comer muita proteína.
  4. Comer menos gorduras saturadas.
  5. Consumir alimentos ricos em L-tirosina.
  6. Considerar a inclusão de suplementos (trataremos disso na próxima secção)

Devido aos sintomas do distúrbio, algumas pessoas têm dúvida se quem tem TDAH consegue fazer faculdade e até mesmo trabalhar. De fato, o transtorno pode gerar algumas dificuldades nos estudos e trabalho, como a falta de concentração, dificuldade em seguir instruções ou se relacionar com os colegas.

O TDAH não é o fim do mundo, embora às vezes você possa sentir como se fosse. Certos indivíduos com esse distúrbio o enxergam da mesma forma que quem não é acometido pelos sintomas o vê: inconveniente, frustrante e incapacitante.

O tratamento do TDAH por meio da Terapia Cognitivo-Comportamental, segundo Doyle (2006), envolve quatro etapas – psicoeducação, avaliação das comorbidades, a psicoterapia em si e intervenções no ambiente. Durante a psicoeducação o paciente recebe informações sobre o TDAH.

Atividades de prazer também são importantíssimas para pessoas diagnosticadas com TDAH. Elas ativam uma região do cérebro conhecida como Centro de Recompensa, aumentando a produção de substâncias químicas como a dopamina.

A natação é um esporte que pode ajudar a melhorar o foco e a coordenação motora de pessoas com TDAH. A água proporciona um ambiente tranquilo e relaxante que pode ajudar a acalmar a mente e reduzir a ansiedade.

A atividade física pode ser de grande ajuda se você é portador de TDAH, tem dificuldade de concentração e o hábito de procrastinar. Ela melhora os níveis de energia e diminui o cansaço.

Portanto, pessoas com esse transtorno podem ser tão criativas, obstinadas e empáticas quanto qualquer outra, desde que realizem o tratamento adequado ou em alguns casos, treinamentos que levem ao desenvolvimento de habilidades.

Os médicos dizem que sim, mas ressaltam que quando a pessoa tem TDAH, os problemas são mais freqüentes e acentuados, o que pode ser bastante desgastante para um relacionamento. Quem não ficaria chateado se o parceiro se esquecesse sempre dos compromissos, datas, aniversários e mesmo do seu prato preferido?