Como fazer tanque para criar Carpa?

Perguntado por: nbrito . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

Devem ter, no mínimo, uma área de 150m². Devemos colocar neles, dois machos e uma fêmea, ou seja, um trio de peixes para cada 8 a 10m². São de construção igual à dos tanques de reprodução. Devem ter uma área de 100 a 200m².

Um exemplar de 500 gramas pode aumentar 10 gramas ou mais por dia. Em um ano de vida, a carpa prateada consegue atingir de 1 a 2 quilos e, ao longo de sua existência, pode até saltar para 50 quilos.

Ao construir um tanque de peixes, deve-se aproveitar o máximo a topografia do terreno, compactando o fundo e as paredes e tornando o terreno mais estável, livre de erosão e infiltração. O ideal são terrenos planos com declividade de 2%.

A profundidade ou coluna d'água necessária para manutenção de carpas é de no mínimo 80 a 100 cm, quando aumentam os perigos à presença de crianças pequenas. Outros peixes menores requerem menor profundidade, no entanto, um lago raso é mais suscetível às mudanças de temperatura, ou seja, a amplitude térmica aumenta.

Eles devem ser alimentados várias vezes ao dia, mas com pouca quantidade. Por serem onívoros, também podem comer minhocas, larvas de insetos e até caramujos.

Para as carpas, o ideal é que o pH fique um pouco alcalino, entre 7,2 e 7,8. A utilização de filtro UV é muito recomendada, já que elimina microrganismos que podem causar doenças nos peixes. O filtro UV consegue eliminar, além das algas que deixam a água verde, bactérias, vírus, fungos e parasitas presentes na água.

As espécies de peixes mais indicadas para lago ornamental são: carpas, tilápias, peixes poecilídeos (são pequenos e se reproduzem muito rápido), peixe-dourado ou peixe-japonês e o peixe cascudo.

Conte no mínimo 1,50 m antes do primeiro obstáculo. O solo deve ser nivelado e não deve estar num local de escoamento de água da chuva já que existe risco de transbordar. Evite a proximidade de árvores caducas cujas folhas cairão no lago ornamental ou de árvores que produzem raízes que podem perfurar a lona.

Coridoras, Espadas, Molinesias.

piau

O piau é uma espécie de crescimento rápido, sobretudo nos primeiros 12 a 18 meses de vida. Pode ser criada para várias finalidades, como a produção de carne, a pesca esportiva e a ornamentação.

Manhã A parte da manhã sempre foi vista como um bom momento para a pesca. O amanhecer é considerado um dos melhores horários, devido à movimentação das marés e, consequentemente, dos peixes. Muitos pescadores acreditam que os animais são mais ativos em uma janela de uma hora antes e uma hora depois do Sol nascer.

A oxigenação da água dos tanques de criação de peixes é fator determinante para que eles se mantenham vivos. Na criação de peixes, a oxigenação da água é realizada por sistemas artificiais, como aeradores com pás, aeradores com injetores, aeradores de ar difuso ou aeradores tipo chafariz.

A produção de peixes é uma atividade rentável, mas possui regras ambientais rigorosas. É preciso licença ambiental, registro no Ibama e no Ministério da Pesa, além de autorização para o uso da água. A falta destes documentos pode implicar em multas de até R$ 1 milhão.

Considerando que os viveiros ou tanques-rede podem suportar até 10 toneladas de peixes, tem-se então um lucro anual de R$ 6.000,00 (10.000*0,20*3). A tilápia de 1 kg pode atingir esse tamanho por volta de 6 meses, em condições adequadas.

Em média, o valor pode variar entre 1.800 reais e 6.500 reais por m², levando em conta os materiais, equipamentos e serviços prestados. Realmente é uma faixa de valores bem grande, pois as possibilidades são muitas.

ALIMENTAÇÃO A carpa-capim gosta de diferentes vegetais, como o capim-teosinto, sementes de capim-arroz, alfafa e grama-boiadeira.

Os resultados nos levam a poder afirmar que a melhor densidade para as condições testadas é 200 peixes por metro cubico (87,5% de carpa comum e 12,5% de tilápias nilóticas) com alimentador automático.

Vai à superfície para se alimentar, o que não ocorre com as outras espécies de carpa comum. Come pequenas partículas que filtra na água. Tem gosto apurado por alimentos doces, como banana com mel, amendoim, frutas, leite condensado, batata doce, leite em pó, açúcar cristal, paçoca, entre outros.

Alimentos industriais, como pães e salgadinhos, deixam os peixes mais frágeis e suscetíveis a doenças. Doenças que podem ser transmitidas aos seus predadores, e, ao fim do ciclo, ao humano.

Quando tem fome, assim que avista seu tratador (pois o peixe identifica quem o alimenta), fica muito exaltado e nada agitadamente.

A aparência no fundo do lago ornamental é muito importante para valorizar e destacar os peixes, e a areia branca decorativa faz essa função perfeitamente, deixando o fundo mais vistoso e limpo.